Hoje, o assunto que mais se fala nas mídias, e com razão, é sobre o novo coronavírus. Afinal, a pandemia quebrou nossa rotina, nos deixou numa posição de extrema incerteza, derrete negócios e empregos e nos dá um medo de como as coisas serão daqui para a frente. Não há mesmo como isso não ser notícia. Acredita-se que com tudo o que estamos vivendo poderemos mudar e aprender a viver melhor.

Imagem ilustrativa da imagem Não queremos mudar

Creio mesmo que algumas pessoas não serão mais as mesmas e aprenderão coisas importantes nesse período tão difícil, mas vejo também que outras pessoas negam qualquer necessidade de mudança que precisamos encarar, o que é um fato muito triste.Enquanto todas as notícias se voltam para os horrores da pandemia, deixamos de ver ou prestar atenção no fato de que nunca se desmatou tanto a Amazônia quanto agora. Pela falta de fiscalização e pelos interesses voltados a outras questões no momento, os madeireiros estão fazendo a festa e já desmataram áreas do tamanho de cidades de grande porte. Como se vê, queremos que as coisas melhorem, mas não queremos mudar. Desejamos que tudo se torne melhor, mas sem que tenhamos que transformar a forma como nos relacionamos com o mundo à nossa volta.

Isso é muito comum, infelizmente. Há inúmeras pessoas que reclamam que suas vidas não estão nada boas, que as coisas estão ruins, mas elas mesmas resistem em mudar. Querem que as coisas mudem, que os outros mudem, mas negam ver que muito do que vem acontecendo é devido a elas próprias terem determinadas atitudes e posicionamentos na vida que levam àquele resultado desapontador.Quando alguém está insatisfeito com a própria vida precisa mudar, necessita buscar uma transformação. Não adianta querer que as coisas lá fora, externamente, mudem. Desejar isso é ficar numa posição bem cômoda, mesmo que traga sofrimento. Ficar apenas esperando que tudo mude é algo que só leva à infelicidade. Chega um momento em que nós temos que mudar, procurar outros caminhos e aprender a lidar com a vida de outras formas. Aí mudamos e, com isso, nossa vida pode mudar também.Se insistirmos que o mundo tem que mudar para se adequar ao que desejamos ficamos mesmo em maus lençóis. Parece que é bem assim que as pessoas têm se portado e terminam por reclamar que as consequências são sempre as mesmas catástrofes. Continuamos, em muitas áreas da vida (ambiental, financeira, política e, principalmente, pessoal), fazendo as mesmas coisas, incorrendo nos mesmos equívocos e depois nos surpreendemos e reclamamos quando os resultados são sempre os mesmos.

Algumas pessoas se recusam a mudar. Enquanto não há mudança interna, nada lá fora muda. É muito simples, apesar de extremamente custoso e trabalhoso viver isso de fato. Geralmente as coisas mais simples são as que demandam mais trabalho. Se eu me relaciono comigo e com os outros da mesma forma, não haverá mudança. Se um povo se relaciona com sua política, sua economia, seu meio ambiente, suas relações sociais da mesma forma, como pode haver uma mudança? Como já disse Gandhi “A única revolução possível é dentro de nós.” Pena que muitos repitam essa frase, mas poucos se prontifiquem a vivê-la.