Imagem ilustrativa da imagem Insistir nos mesmos erros
| Foto: iStock

Pergunta de Leitora

Durante o namoro ele demonstrou ser estressado, agressivo e muito ciumento. Sempre foi trabalhador e prestativo. Isso me fazia sentir admiração. No entanto, todas as vezes que bebia se transformava e acontecia alguma coisa (crises de ciúme infundadas, que acabavam em agressões verbais e algumas vezes físicas). Sempre pedi pra ele parar de beber. Até parava por um tempo, mas voltava e acabava acontecendo alguma coisa novamente. Eu sempre disse que a bebida era o que o atrapalhava, pois ele realmente é uma boa pessoa. Com tudo isso nosso casamento foi se desgastando, perdi o interesse sexual e estava me sentindo muito triste. No meio dessa confusão conheci um moço que despertou algo em mim. Estava encantada e pensava em terminar meu casamento para tentar viver algo com ele. Não havia traído meu marido de fato, mas estava com vontade. Num certo dia meu marido pegou algumas mensagens nossas no celular. Ele havia bebido, foi muito agressivo e violento. Resolvi tomar coragem e o denunciei na delegacia. Ele saiu de casa. Depois de tudo isso colocamos a cabeça no lugar, vi que o meu envolvimento com o rapaz era apenas fogo de palha e que meu marido me fazia falta. Por outro lado, meu esposo prometeu parar de beber (está indo ao A.A. e fazendo acompanhamento psicológico). Está mais tranquilo, disse que quer mudar pra ter uma vida de verdade ao meu lado e ser pai. Estou muito confusa, pois ele teve tantas oportunidades de mudar e nunca quis. Será que agora ele vai mudar? Tenho medo de reatar e ele voltar a ser agressivo. Gosto muito dele, penso em reatar, mas fico na dúvida se é amor ou apego, pois o sexo ainda continua morno (não sei se pelo fato da nossa relação ter sido tão desgastante). Minha família também tem grande peso pois tanto meus parentes, quanto meus amigos, são contra nossa volta. Me dê uma luz, por favor!​

Às vezes as pessoas esperam por uma luz, mas se recusam a abrir os olhos para ver o que está à sua frente. Que luz será que você espera que eu te dê? Creio que você já sabe que a chance de vocês serem felizes é mínima, para não dizer impossível. O que resta, entretanto, é você procurar compreender porque você insiste em negar o óbvio.

​Como você mesma já disse acima desde o começo do relacionamento você já teve indícios de quem ele era. Mesmo assim fechou os olhos e seguiu por um caminho que não tinha mesmo a menor chance de dar certo. Insiste no impossível e com isso leva uma vida miserável. Muitos sofrimentos que vivemos ao longo da vida não nos são impostos, mas são escolhidos pessoalmente. Esse parece ser o seu caso.

​Você só se apaixonou por outro rapaz porque estava disponível, ou seja, não estava de fato envolvida com seu marido. Até pode ser que foi um caso sem menor significância, mas o fato de você estar aberta a outro relacionamento é um indicativo ao qual você deve prestar atenção. Não adianta desconsiderar os fatos porque eles não vão deixar de existir. Há coisas na vida que temos que aceitar a aprender a lidar.

​A violência dele é também sua violência contra você mesma. Sim, porque no começo até pode ser ele quem tenha sido violento e agressivo com você, mas depois você autorizou essa violência ao se submeter a ela. Chegou a ensaiar uma saída dessa situação ao denunciá-lo e se separar, mas agora está tentada a “esquecer” o que se passou. Ele promete mudar e fala sobre uma vontade de ser pai. Pelo amor de Deus! Você considera mesmo ter um filho nessas condições? Claro que a vida é sua e só você mesma pode escolher, mas insistir nos mesmos erros é procurar pelo sofrimento. Hoje não é a vida que te dá sofrimentos, mas você mesma que faz de tudo para encontra-los.

[email protected]

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1