Quem é que não quer flores no quintal de casa? As flores trazem cor, beleza, alegria e por isso mesmo elas são desejadas. Imagine abrir as janelas e se deparar com lindas flores perfumadas e cativantes. Não seria maravilhoso? A maior parte das pessoas diriam que sim, mas qual a parcela de pessoas que se empenham para que isso de fato aconteça? Bem pouca, infelizmente.

Imagem ilustrativa da imagem Como a vida funciona
| Foto: iStock

Ocorre que para se ter um jardim é necessário cultivá-lo. Sem isso não haverá jardim. Um terreno baldio, por exemplo, até pode ter algumas flores aqui e ali - e todas elas carregam beleza - mas é bem diferente de um jardim cuidado com esmero e dedicação. Sem esse capricho que encontramos num jardim, o mato toma conta de tudo e muitas flores não terão a menor chance de se desenvolver. Assim também é com a vida.

São muitas as pessoas que querem que suas vidas floresçam, que elas prosperem e se tornem lindos jardins, alegres e perfumados, mas sabemos que as pessoas querem que isso aconteça sem que precisem fazer algo a respeito. Querem que a vida enriqueça, mas sem ter que se responsabilizar por isso. Como vocês já devem imaginar, nada vai acontecer.

Tem gente que se diz injustiçada pelo mundo porque elas diariamente “mentalizam” uma vida melhor, situações financeiras mais favoráveis e por aí vai. No entanto, elas “mentalizam” tanto enquanto nada fazem. Acreditam que mentalizar já é suficiente para que se obtenha os resultados desejados e quando estes não se realizam passam então a reclamar e se sentirem vítimas. Pois é, tem gente para tudo.

Se você quer ter um jardim de nada adianta apenas “mentalizá-lo”. É preciso pensar em solo/terra, sementes, água, etc. É necessário analisar o processo todo que leva às flores. As flores de um jardim são produtos de todo um processo. É bem mais fascinante pensar no produto e não no processo, mas um não existe sem o outro.

Se as questões que levam a um jardim não forem ponderadas pode-se mentalizar quantas flores quiser, mas elas serão apenas ilusões e jamais realidades. E trocar realidade por ilusão nunca é um bom negócio. Qualquer jardineiro sabe que para criar um jardim requer-se uma série de processos que permitam a esse jardim existir, porém não é qualquer pessoa que entende que para a vida florescer se faz necessário toda uma série de cuidados.

As pessoas esperam, erroneamente, que a vida simplesmente faça as coisas por elas, sem que elas tenham que pôr a mão na massa ou na terra. Só sobra, mesmo, reclamar depois. Aliás, reclamar está virando esporte com cada vez mais adeptos o praticando. Alguém quer ter tal profissão, mas estuda e se esforça para isso? Alguém quer progredir em algo, mas se empenha para que tal coisa ocorra? Alguém quer ser mais saudável, mas se responsabiliza pelo que come e pelos exercícios que faz?

Enfim, há inúmeros exemplos que mostram o quanto queremos as flores e os frutos, mas sem trabalhar para que isso se realize. A vida não funciona apenas mentalizando, ela precisa de trabalho árduo e muito empenho.