A escritora Rupi Kaur escreveu: “Se sou o relacionamento mais longo da minha vida será que não é hora de encontrar intimidade e amor com a pessoa com quem durmo toda noite”? Pois é, nessa vida temos que viver um relacionamento conosco, não há como fugir, então o melhor que podemos fazer é aprender a nos relacionarmos conosco de uma maneira boa.

Imagem ilustrativa da imagem Com quem você se relaciona todos os dias?
| Foto: iStock

É incrível como muitas pessoas esquecem isso, de se relacionar consigo mesmas. Acreditam, erroneamente, que os únicos relacionamentos que importam são os que vivemos com outras pessoas. Estão sempre procurando relacionamentos externos, sempre lá fora. O relacionamento consigo mesmo passa batido e isso é extremamente prejudicial.

Nessa vida o único relacionamento que somos obrigados a manter é o consigo mesmo. Até mesmo os relacionamentos familiares podem ser desfeitos. Ninguém é obrigado a se relacionar com outra pessoa. Podemos até nos mudar para outro país, continente, podemos até ir embora para a estação orbital. Mesmo assim, para onde quer que vamos sempre levaremos juntos nós mesmos. Não tem escapatória.

Se não há como escapar de si mesmo, só nos resta encontrar meios de desenvolver um relacionamento consigo que seja bom e prazeroso. Estamos todos os dias, horas, minutos e segundos conosco. E o que significa estar consigo próprio? O que quer dizer isso?

Estar consigo mesmo implica em estar em contato com a própria mente, com os próprios pensamentos e emoções. Parece algo muito simples ficarmos em contato conosco, mas é uma das coisas mais difíceis e raras de se encontrar. O que mais existe são pessoas que estão constantemente atrás de distrações e procurando externamente coisas para se ligar e que pouco conseguem suportar estar em contato consigo mesmas. Não é à toa que muitas pessoas não conseguem ficar em silêncio por um breve tempo que seja.

Quando alguém fica irrequieto quando está só ou em silêncio é provavelmente porque não consegue ficar consigo. Na verdade, ninguém está só. Nunca estamos sozinhos completamente. Estamos conosco. Porém, nem sempre isso é lembrado e muitas vezes quando estamos nos sentindo sós corremos para fazer algo ou procurar alguém apenas para preencher um espaço que não sabemos utilizar.

Carregamos em nossas mentes emoções, fantasias, desejos, sentimentos e pensamentos dos mais variados possíveis. Alguns são muito agradáveis, mas outros são assustadores porque não sabemos que aquilo tudo é nosso. Aquilo que desconhecemos tendemos a colocar à distância. Contudo, se distanciar disso, ou seja, do que é nosso é tentar evitar o relacionamento consigo mesmo. Bom, nunca é um bom negócio viver dessa maneira. Imagine passar a vida inteira com uma pessoa desconhecida aí dentro de você mesmo? Será que essa pessoa aí dentro (você mesmo) não merece mais consideração?