​É muito comum encontrar pessoas que quando falam de suas vidas se lamentam por não terem feito determinadas coisas no passado. O arrependimento e queixas são grandes e frequentes. Ouvimos pessoas dizendo que deveriam ter se casado quando tiveram a oportunidade, outras que não deveriam ter casado, uns se queixam de não ter estudado e se aplicado mais, enquanto outros reclamam de terem estudado o que na verdade não desejavam. Existem pessoas que lastimam não terem começado a praticar exercícios físicos no passado ou cuidado mais da saúde, enquanto outras lamuriam-se por não ter aproveitado mais a vida. Não faltam exemplos desse tipo.

Imagem ilustrativa da imagem A vida é daqui para a frente
| Foto: iStock

​Contudo, quando as pessoas se queixam acreditam que hoje a vida já está uma droga ou, pelo menos, bem prejudicada devido às atitudes do passado e que no tempo presente, nada ou quase nada pode ser feito ou aproveitado. Aí está um equívoco. Não dá para mudar o que já se passou, mas dá para mudar o que se vive agora. Infelizmente, são muitos os que não se lembram ou não veem as coisas desse jeito.

​Um antigo proverbio chinês diz: “A melhor época para se plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor é agora”. Pensar nesse ditado é algo bem realista e que pode nos dar muitas esperanças. É um ditado que abre as possibilidades e torna a vida muito mais interessante.

Obviamente muitas coisas na vida, se tivessem sido feitas numa época anterior, mais cedo, teria tido desdobramentos muito mais positivos. Por exemplo, se alguém tivesse começado a fazer exercícios físicos quando mais jovem teria aproveitado muito mais benefícios ao longo de sua vida do que se começar a fazer depois de uma certa idade. Neste caso, entretanto, vale muito mais a pena começar a fazer algo quando der, mesmo que numa época mais tardia, do que ficar reclamando. Vale mais a pena fazer algo agora do que não fazer nada.

​Certamente, algumas atividades não podem ser feitas depois de uma certa idade. Não adianta uma pessoa querer escalar montanhas aos 70 anos quando nunca fez isso na vida, mas não significa que outra atividade muito prazerosa e desafiadora não possa ser encontrada. De fato, há determinadas coisas que não podem ser mais; devem ser, então, abandonadas. Mas outras podem surgir. Nossa capacidade de nos reinventar é enorme e sempre surpreendente.

​Até mesmo grandes mudanças sociais as quais necessitamos e que deveriam ter sido implementadas gerações atrás devem e podem ser realizadas agora. Afinal, o que não dá é para ficarmos parados nos lamentando do que poderia ter sido.

​Num processo analítico vemos que devemos aprender com o que aconteceu para pensar no que queremos daqui para a frente. A vida só pode acontecer daqui para a frente e nunca para trás. Dizem que uma paciente do psicanalista francês Jacques Lacan queixou-se com ele que ela deveria ter começado a análise antes na vida. Talvez se ela tivesse feito isso teria trazido muitas coisas boas, mas ele a cortou e disse: “A gente faz o que pode. Você chegou aqui quando deu para chegar.” Com isso, Lacan mostrou que ela não deveria perder tempo com o que poderia ter sido, mas com o que ela queria para si a partir de agora. Bela lição!