Carmen Miranda falou uma frase muito interessante para refletir: “Na vida sempre fazemos escolhas. Ainda que escolhemos não escolher.” Essa frase é interessante porque coloca a responsabilidade de nossas vidas em nossas mãos e não em eventos e situações externas, apenas. Com bastante frequência as pessoas acreditam que as coisas ao longo de suas vidas simplesmente “acontecem” como se elas nada tivessem a ver com isso. Porém, isso é um engano e faz com muitos acreditem mais nos acasos da vida do que em si próprios.

Imagem ilustrativa da imagem A importância de saber escolher
| Foto: iStock

Estamos sempre escolhendo. Nossas amizades, nossos parceiros amorosos, nossa forma de nos relacionar com o mundo e com os outros são frutos de uma escolha, mesmo que não nos demos conta dela. Há escolhas que são inconscientes, ou seja, não “sabemos” que estamos escolhendo de uma forma ou outra, mas estamos! O grande problema é que quando a escolha é um processo inconsciente a gente tende a crer que nada temos com ela.

Um exemplo pode ser bem ilustrativo. Há pessoas que só se relacionam, sucessivas vezes, com outras que, eventualmente, vão acabar lhes passando a perna, fazendo mal. Parece até um enredo que se repete mesmo que se troque os personagens. Isso não se dá à toa, mas se origina de um processo de escolha de alguém que prioriza se envolver com pessoas prejudiciais. Então, quando a gente vê essas situações repetitivas, sempre caindo nas mesmas armadilhas, é porque alguém está escolhendo ficar preso nesse enredo, mesmo que não perceba.

Nosso poder de escolha é muito poderoso e influencia muito a nossa vida. Por isso mesmo é tão importante criarmos consciência do que escolhemos. Se não tivermos essa consciência vamos continuar escolhendo, mas de uma forma que ficamos ignorantes acerca do que realmente fazemos, o que leva, geralmente, ao sofrimento, já que, quando escolhemos inconscientemente, tendemos a escolher mal.

Por outro lado, quando passamos a nos dar conta do que escolhemos podemos escolher e priorizar tudo aquilo que nos enriquece, que nos permite viver com mais dignidade.

Infelizmente, é desconhecido ou até mesmo negado o fato de que escolhemos a nossa vida, a maneira como vamos viver. Isso ocorre porque ao aceitar que escolhemos temos que nos responsabilizar pela nossa própria vida e não mais adiantará botar toda a culpa pelos nossos fracassos nas circunstâncias ou pessoas externas. Quando aceitamos que somos nós que escolhemos como vamos viver precisamos assumir responsabilidades.

Agora, quando escolhemos acreditar que tudo o que nos acontece nos vem de fora, que somos apenas um personagem passivo diante de nossas vidas, podemos atribuir tudo o que dá errado aos outros ou nas situações externas que fogem ao nosso controle.

É importante destacar que escolhemos como vamos escolher: vamos escolher de maneira ignorante ou vamos nos atentar mais para o que escolhemos? Em outras palavras, vamos nos responsabilizar pelas nossas vidas ou vamos deixar que as coisas sejam decididas pelas nossas escolhas inconscientes? Saber responder essas perguntas é primordial para decidir que qualidade de vida vamos ter.