Cora Coralina disse “O saber a gente aprende com os mestres e com os livros, mas a sabedoria a gente aprende com a vida e com os humanos.” Só as próprias experiências podem oferecer a construção da sabedoria. O saber “intelectual” é algo muito bom e deve ser sempre cultivado, mas não é nesse tipo de saber que encontramos sabedoria, pois esta implica, acima de tudo, em experiências de vida.

Imagem ilustrativa da imagem A diferença entre conhecimento e sabedoria
| Foto: iStock

É até comum encontrarmos pessoas que carregam um vasto conhecimento intelectual, estão sempre bem informadas e a par de tudo, porém são meio que analfabetas no que diz respeito a encarar a própria vida. Em suas vidas emocionais se encontram perdidas e primitivas. E o contrário disso também ocorre, quando há pessoas que não têm um grande conhecimento intelectual, mas que sabem viver muito bem suas vidas e lidam com suas emoções de forma bem mais madura e produtiva.

Algo que acontece com bastante freqüência é que o conhecimento intelectual sozinho é mais valorizado e mais reconhecido. E isso acontece porque, de uma certa forma, o conhecimento intelectual é de mais fácil obtenção do que a verdadeira sabedoria. Acumular conhecimentos é mais fácil do que vivê-los. Porém, o conhecimento sem serventia não tem função para nada além de alimentar o narcisismo de quem o possui. Há inúmeras pessoas que carregam seus conhecimentos como se eles fossem as coisas mais importantes do mundo, como se apenas tê-los os fizessem melhores que o resto da humanidade. Isto é pura arrogância e até superficialidade, pois quem age dessa maneira se esconde atrás de seus conhecimentos, mas também acaba por se esconder da vida.

Para se obter sabedoria é algo bem mais complexo, mais demorado e também mais custoso em termos pessoais. Ser sábio é se permitir aprender com a vida. É aceitá-la com todas as dificuldades que a vida sempre traz, mas mesmo assim sempre procurar tirar um bom proveito que enriqueça o modo como vivemos. É, como já diz o velho e conhecido clichê, fazer do limão uma limonada. Por isso leva-se tempo. A sabedoria não pode ser comprada e nem conseguida facilmente, mas é conquistada e construída. É mais complexo porque se abrir aos próprios sentimentos e aprender com eles é sempre algo que exige de nós mesmos. E por fim é custoso porque nas experiências de vida não são só coisas boas que acontecem, mas coisas negativas também. Ninguém gosta da ideia de passar por algo ruim, mas para se crescer verdadeiramente é impossível não encarar inclusive os eventos que nos causam tanto sofrimento e angústias. Entretanto, só vivendo a vida de fato podemos passar do nível do conhecimento para o da sabedoria.

É um caminho que cada um precisa decidir trilhar. A receita para ser sábio não existe. Ela não será encontrada em nenhum livro e com nenhum guru. É algo pessoal e intransferível. Claro, um sábio pode ajudar outras pessoas, mas não transferindo sabedoria, porém a estimulando a trilhar a própria jornada.