Nossa mente cria a forma que vivemos. Nossa tecnologia, nossas construções, avanços científicos, etc. foram primeiro criados dentro de nós. Todas as maravilhas que facilitam a vida e a tornam mais agradável foi uma obra que nasceu de um sonho em nós. Todos os horrores que também vemos ao redor do mundo, como violência, guerras, injustiças, também foram criados por nós. A maneira como lidamos com nossas mentes é o que forma o mundo em que vivemos. Se conhecer, então, passa a ser fundamental para saber que mundo vamos ou queremos criar.

Imagem ilustrativa da imagem A árvore do desejo
| Foto: iStock

Há uma antiga história milenar hindu que conta que um homem caminhando por uma floresta acabou, sem querer, entrando no paraíso. Lá, cansado de tanto andar, deitou-se debaixo de uma árvore do desejo. Essa árvore era mágica e tinha o poder de realizar qualquer desejo que quem estivesse sob ela tivesse. O homem, primeiro cansado, quis descansar e lá encontrou um lugar muito acolhedor para dormir. Quando acordou refeito e cheio de energia percebeu que estava com fome e milagrosamente suas comidas prediletas apareceram em sua frente. A árvore realizava todos os desejos. Estando com fome nem questionou nada e comeu tudo o que quis até perceber que estava com sede também. Tal como a comida, bebidas das mais variadas surgiram para ele. Ele as tomou e aí tendo essas necessidades da fome e sede satisfeitas perguntou-se o que estava acontecendo ali. Ele queria comida e a comida veio, queria bebida e a bebida veio. Aquele lugar era estranho e então pensou que só podia estar sendo vítima de brincadeiras de fantasmas. Ao pensar isso, fantasmas se materializaram em sua frente.

Assustado ele pensou que os fantasmas iriam machucá-los e tal como pensou começou a tortura. Sofrendo muito sob o ataque dos fantasmas imaginou então que iria morrer e aí ele morreu. Essa história antiga mostra bem que quem não se conhece não sabe o que cria dentro de si mesmo e que isso é sempre perigoso. Viver inconsciente de si mesmo faz com que nos levemos para situações que, na verdade, não nos são nada favoráveis. Quando estamos inconscientes não percebemos o que criamos internamente e por isso mesmo não nos damos conta de que muitos sofrimentos enfrentados ao longo da vida são fruto de nossas criações.

Estar consciente é o mesmo que estar com os olhos abertos. Imagine que você vai dirigir por uma avenida movimentada de olhos fechados. Ou atravessar uma rua cheia de trânsito com os olhos fechados. Certamente não terá um final feliz nessas experiências. No entanto, é bem isso que vem acontecendo. As pessoas estão atravessando todas as suas vidas com olhos fechados e se surpreendem porque estão sofrendo com tantos acidentes.

Só podemos estar bem se soubermos o que estamos fazendo, o que estamos criando. Caso contrário ficamos sempre vulneráveis aos acidentes e desastres. Porém, quando podemos abrir os olhos e ver o que criamos dentro de nós podemos escolher viver melhor. Podemos criar uma vida mais interessante e com muito mais possibilidades. Nós é que criamos nossas vidas diariamente, a maneira que vamos lidar com o que nos acontece, como vamos responder e como vamos nos relacionar.

Exatamente por isso mesmo é tão vital vermos o que criamos dentro de nós, porque é justamente isso que vai se “materializar” lá fora. Somos muito mais responsáveis por nossas vidas do que gostamos de admitir e compreender e aprender com isso é algo fundamental.

Fale com o colunista: [email protected]

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA


Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1