Com a velocidade de propagação da desinformação na era digital, estamos sob o bombardeio das mais esdrúxulas teses conspiratórias, algumas capazes de distorcer de tal modo os acontecimentos - e por vezes com justificativas aparentemente “lógicas” e “irrefutáveis” - que até mesmo os mais esclarecidos acabam por se deixar levar por fantasias como “Foro de São Paulo”, “ameaça comunista” e seus congêneres.

.
. | Foto: iStock

O problema, ao que parece, não é a falta, mas o excesso de informações, aliado à facilidade de acesso e cruzamento das mesmas, o que engendra narrativas ideológicas espúrias, cuja função é justificar um único “projeto de poder” em detrimento de qualquer outro.

A bola da vez é a tosca tese, muito em voga, que prediz que se a esquerda assumir o poder no Brasil, vai entregar de bandeja à China nossos bens mais preciosos - alimentos e recursos naturais - e que, portanto, ficaremos a míngua e o caos se instalará irreversivelmente no país.

Eis os principais argumentos que embasam o disparate: a esquerda tem “negócios escusos com a China” e o governo chinês precisa alimentar 1,4 bilhões de pessoas e não tem mais de onde tirar comida e o Brasil é um celeiro de alimentos e a China está de olho nisso etc. “Conclusão lógica”: como os políticos de esquerda (leia-se “todo e qualquer político de esquerda, sem nenhuma distinção”) são irremediavelmente corruptos e vão querer ganhar dinheiro às custas de nossa miséria e enriquecer a China, se o próximo presidente for de esquerda, o Brasil vai passar fome (como se já não estivesse passando!).

Há quem creia em semelhantes delírios. Alarmante é constatar que não são poucas pessoas. Semana retrasada um lunático jogou uma bomba no portão da embaixada da China, no Rio de Janeiro.

Seguem agora algumas perguntas aos “nobres autores” da mais recente tese do absurdo: por que políticos de esquerda brasileiros iriam querer entregar tudo de bandeja à China? Eles são, além de corruptos, chineses? Ou são chineses disfarçados de políticos brasileiros corruptos de esquerda que se infiltraram no Brasil nas últimas décadas para dar um golpe no momento propício? Por que diabos os chineses, ao invés de simplesmente fazerem negócios regulares e equânimes com os brasileiros, decidiram, numa jogada hostil quase alienígena, sugar o máximo de recursos e alimentos de nosso país? A China não reconhece a soberania brasileira? Sob o comando de políticos de esquerda, o Brasil abrirá mão de sua soberania em favor do bem-estar dos chineses, tudo para que alguns políticos corruptos de esquerda fiquem ricos? Já que a China pretende sugar nossos alimentos e recursos naturais, por que já não aproveita e anexa o Brasil? Seríamos uma espécie de “Macau continental”, com amplas possibilidades de expansão comercial a médio e longo prazo e blá blá blá…

Céus, como é fácil conjecturar bobagens! E como é mais fácil a aderência imediata de pessoas dispostas a acreditarem em bobagens!

Nesse cenário, uma tese não me parece absurda: cada vez mais temo que o caos seja encetado por um bando de convictos das mais fantasiosas “verdades”.

Oxalá meus temores sejam dissipados deste para o próximo ano.

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina.