Imagem ilustrativa da imagem O que vocês fizeram com Jesus?
| Foto: iStock

Quando Filipe disse que o filho do marceneiro de Nazaré era o Messias, Natanael replicou com ironia: “Porventura, pode vir coisa boa de Nazaré?” Mesmo assim, Natanael foi até Jesus, que o recebeu com uma saudação: “Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”. No entanto, foi a frase seguinte que arrebatou Natanael. Jesus disse: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”.

Diz uma antiquíssima tradição que Natanael (também chamado Bartolomeu) fora escondido por sua mãe debaixo de folhas de figueira, no dia em que Herodes mandara matar as criancinhas. Por isso, Natanael respondeu, profundamente comovido: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!”

De uma forma ou outra, todos nós já pensamos como Natanael em seu primeiro momento de dúvida e descrença. E, também como ele, todos fomos salvos da morte por Jesus. Porém, nos tempos modernos, o pai de mentira conseguiu impedir que muitos conheçam essa verdade. Há um exército de escravos que se julgam livres e inteligentes quando repetem a velha pergunta já respondida há dois milênios: “Porventura, pode vir coisa boa de Nazaré?”

Em pelo menos duas ocasiões, Jesus é ridicularizado por seus inimigos. Uma delas é quando Ele insiste que a filha de Jairo está viva — e os fariseus riem. A outra é no Calvário, quando os que passam zombam diante do Crucificado: “Tu, que destróis o templo e o reconstróis em três dias, salva-te a ti mesmo! Se és o Filho de Deus, desce da cruz!”

No mundo de hoje, há uma legião de pessoas — notadamente artistas, políticos, celebridades midiáticas e profissionais de comunicação — que continuam escarnecendo de Jesus. Querem transformá-Lo em tudo aquilo que são. Pintam um Jesus militante, descolado, drogado, promíscuo, hedonista, socialista. Um Jesus Lula Livre, um Jesus black block, um Jesus maconheiro, que aceita perdão sem arrependimento, justiça sem caridade, crime sem castigo, corpo sem alma.

Para os escarnecedores modernos, não é o homem que deve imitar Cristo, mas Cristo que deve imitar o homem. “Se és o filho de Deus, desce da cruz!”, gritam os humoristas do rancor, os publicitários do engano, os profetas da ignorância.

O que vocês fizeram com Jesus? Não entendem que assim estão voltando a angustiá-Lo, a flagelá-Lo, a coroá-Lo de espinhos, a crucificá-Lo? Que palavra Ele terá para vocês? Os que estavam diante da cruz ao menos não sabiam o que faziam, mas vocês sabem. Ele os escondeu debaixo das folhas da figueira, e vocês agradecem a Herodes.

Fale com o colunista: [email protected]