Imagem ilustrativa da imagem O homem que salvou o Brasil de um golpe
| Foto: Matheus Bazzo

Vocês gostariam de ser governados pelo trio Maia-Alcolumbre-Toffoli? Pois é exatamente isso que estava sendo tramado nos bastidores de Brasília, alguns meses atrás.

Lembram-se quando milhões de brasileiros foram às ruas pacificamente no dia 26 de maio? Lembram-se da reação da extrema-imprensa, dos isentões e da esquerda mortadela, que acusavam os manifestantes de golpistas e antidemocráticos? Pois é, aí valeu a antiga máxima esquerdista, “Acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é”. Os golpistas eram os acusadores.

E por acaso vocês também se lembram das capas de revistas que tentavam ridicularizar o professor Olavo de Carvalho apresentando-o como um palhaço, alguém que só falava bobagens e “atrapalhava o governo”?

Pois é. Para variar, Olavo tinha razão.

Graças às manifestações de rua, que pela primeira vez na história defenderam uma pauta positiva, favorável às reformas, o golpe não se consumou. Toffoli foi alertado pelo general Ajax Porto Pinheiro de que o Exército não aceitaria um golpe para implantar o parlamentarismo e transformar o presidente Jair Bolsonaro, com seus 57 milhões de votos, em uma “rainha da Inglaterra”.

Naquele 26 de maio, eu estava em São Paulo, em frente ao Masp, ao lado de meus amigos Bernardo Pires Küster e Evandro Pontes, entre mais de um milhão de brasileiros que manifestavam seu apoio às reformas. Comentei com eles que um ciclo histórico estava se completando naquele momento: em 1990, Olavo de Carvalho adentrou o auditório do Masp, e assistiu, desconcertado, a uma palestra do professor José Américo Motta Pessanha sobre Epicuro. Revoltado com o que ouviu, Olavo chegou em casa e escreveu, de um fôlego só, as 100 primeiras páginas de sua obra-prima, “O Jardim das Aflições”.

No livro, Olavo prevê a ascensão da esquerda e a devastação da cultura nacional, que realmente se verificaram nas décadas seguintes. Mas naquele domingo, em frente ao mesmo Masp, o povo brasileiro retomava o controle de seu próprio destino. O golpe das elites foi frustrado.

Mesmo assim, os inimigos da democracia não desistem. Tentam minar o governo com vazamentos criminosos, ameaças e chantagens, ocultamento de boas notícias. E agora tentam usurpar o poder democrático através da corte que é a suprema vergonha da nação.

Quando forem rezar pelo Brasil, não se esqueçam de agradecer a Deus pela vida e a coragem daquele filósofo que mora na Virgínia. Nós devemos muito a ele.