Imagem ilustrativa da imagem Militares, ditaduras e traições
| Foto: Biblioteca da Presidência/Acervo - 4.jun.1975

1. Em 1964, os generais subiram ao poder prometendo que convocariam eleições em, no máximo, um ano; ficaram 20. Traíram o povo e impediram que a mais importante liderança civil, o conservador Carlos Lacerda, chegasse à Presidência. Agora, em 2019, alguns generais querem cometer o mesmo tipo de traição, impedindo que Jair Bolsonaro exerça a Presidência conforme a vontade do povo.

2. Em 1964, os militares, atendendo ao clamor da população, foram chamados para impedir um golpe da esquerda e dos comunistas. Em 1985, quando deixaram o poder, a esquerda e os comunistas eram a única força organizada da sociedade, graças à inabilidade dos militares. Ganharam a guerra contra o terror, perderam a guerra cultural — e até hoje sofremos com os efeitos disso.

3. A maior parte dos que hoje combatem e ridicularizam o professor Olavo de Carvalho não seria nada sem o trabalho e a coragem do mais importante intelectual brasileiro. Durante 20 anos, enquanto Olavo lutava praticamente sozinho contra a esquerda, os militares eram execrados por ela e até foram obrigados a prestar continência para um Ministro da Defesa declaradamente comunista.

4. No dia 4 de junho de 1975, o presidente Ernesto Geisel outorgou a um visitante estrangeiro uma das mais altas honrarias da República: a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Na ocasião, Geisel fez o seguinte discurso:

“Senhor Presidente,

No primeiro ato da visita oficial de Vossa Excelência, ao Brasil, apraz-me sobremodo entregar-lhe elevada condecoração brasileira — o Grande-Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul — com a qual timbramos em distinguir, apenas, nossos hóspedes mais ilustres.

Ao fazê-lo, desejo manifestar a alta conta em que tenho os esforços despendidos por Vossa Excelência no desenvolvimento de seu país e pela afirmação da Romênia no cenário mundial.

Quero, outrossim, ressaltar a incansável atividade pessoal de Vossa Excelência no estabelecimento de vínculos de amizade com outros governantes de Estados e na promoção do respeito intransigente aos princípios fundamentais da convivência entre nações.

Ao fazer-lhe entrega da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, estou seguro de interpretar, com fidelidade, os sentimentos de respeito e amizade do povo brasileiro ao povo da Romênia, tão bem representado aqui pela figura singular de Vossa Excelência a quem rendemos justas homenagens.”

Sim, o homenageado daquele dia era o ditador comunista da Romênia, Nicolae Ceausescu.

Vinte e dois dias depois, Vladimir Herzog seria morto nas dependências do DOI-CODI.

Quatorze anos depois, Nicolae Ceausescu seria deposto e fuzilado juntamente com sua esposa.

5. Dante reserva a última vala do Inferno a três personagens históricos: Judas, Brutus e Cássio. O trio simboliza todos aqueles que durante a vida traíram os seus benfeitores. Ali, no lugar chamado Judeca, Lúcifer pessoalmente atormenta os traidores mastigando-os pela eternidade com suas três bocas monstruosas: “Em cada boca um pecador, com cruentos/ dentes, moía à perfeição de gramadeira,/ aos três prestando, de vez, seus tormentos”.