Londrina, capital conservadora
Segunda edição do Fórum EDA reúne em Londrina expoentes do pensamento conservador brasileiro
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de junho de 2019
Segunda edição do Fórum EDA reúne em Londrina expoentes do pensamento conservador brasileiro
Paulo Briguet 

Por dois dias, Londrina será a capital do conservadorismo brasileiro. Começa hoje a 2ª edição do Fórum Educação, Direito e Alta Cultura (II Fórum EDA). Idealizado e coordenado pela promotora pública Cláudia Rodrigues de Morais Piovezan(foto), o evento reúne expoentes do pensamento conservador no Brasil, com palestras que discutem a crise civilizacional em que estamos mergulhados.
Cláudia Piovezan teve a ideia inicial de realizar o Fórum EDA no final de 2017, quando lia o clássico “Crime e Castigo”, do escritor russo Fiodor Dostoievski. O livro conta a história de um estudante chamado Raskolnikov, que abandona o curso de Direito e qualquer atividade intelectual antes de cometer um terrível crime. “Na história de Dostoievski, encontrei uma imagem da crise que vivemos hoje, com a educação de baixa qualidade, a destruição da alta cultura e a impunidade dos criminosos”, diz Cláudia. Para a coordenadora do Fórum, é preciso resgatar estes três pilares — a educação, o direito e a cultura — para que o Brasil deixe de ser, como diz o professor Olavo de Carvalho, “o país mais burro e criminoso do mundo”. A primeira edição do evento ocorreu em junho do ano passado, com grande sucesso.
As palestras do II Fórum EDA serão realizadas hoje e amanhã no Centro de Eventos do Shopping Aurora. O evento começa hoje, às 19h30, com apresentação do maestro Roney Marczak e dos alunos da Escola de Música Sol Maior. A programação do evento reúne nomes de destaque no pensamento conversador brasileiro, com temas de alta relevância: os procuradores Marcelo Rocha Monteiro (“As várias faces da impunidade”) e Fábio Costa Pereira (“Experiências de um brazuca na UE”), o escritor Alexandre Costa (“Os ciclos globalistas”), o professor Dante Mantovani (“A tecniciência como instrumento do totalitarismo globalista”), a promotora Jackeliny Ferreira Rangel (“Pornografia e erotização de crianças no Brasil”), o jornalista Allan dos Santos (“O que destrói a inteligência?”), o analista político Flávio Morgenstern (“Guerra cultural: linguagem e estratégia), a juíza Ludmila Lins Grilo (“Guerra semântica na linguagem jurídica”), o historiador Thomas Giulliano (“Paulo Freire e a ideologia de gênero”), o produtor cultural Camilo Calandreli (“Ensino de ópera para crianças”) e o crítico literário Rodrigo Gurgel (“Ideologia e linguagem”). O evento será encerrado com uma participação especial do filósofo e escritor Olavo de Carvalho (por vídeo).
As inscrições para o Fórum EDA já estão encerradas, mas todas os vídeos de palestras serão disponibilizados gratuitamente depois do evento, pelo YouTube.


