Davi, você tinha apenas três anos. Eu posso imaginar a alegria dos anjos no dia do seu nascimento. “Nasceu Davi, nasceu Davi!”, anunciavam os arautos do Céu. Nasceu com nome de rei, numa pequena cidade do coração do Brasil. Também dois reis — Davi e, muitos anos depois, o Filho de Davi — nasceram numa pequena cidade da Galileia: Bethlehem, Belém, a Casa do Pão. Um dia, o menino nascido em Belém disse: “Eu sou o pão da vida”. Era isso que você deveria ser, Davi. O pão da vida para os seus.

Imagem ilustrativa da imagem A estrela de Davi
| Foto: iStock

Mas, por razões que não conhecemos, a sua casa se dividiu. Quando você ainda era muito pequeno, seu pai e sua mãe seguiram rumos diferentes. Os juízes da cidade decidiram que você seguiria com a mãe. Afinal, mãe é aquela que cuida, que protege, que dá amor. Todas as crianças merecem os cuidados da mãe.

Sua mãe, porém, encontrou um novo amor. E tudo fazia para ele. Não era um amor igual a seu pai. Na verdade, tinha outro nome e outra aparência. No começo, você até pensou que essa nova pessoa pudesse ser uma outra mãe. E que mal haveria nisso?

Infelizmente, não foi o que aconteceu. A cada dia que passava, Davi, parecia haver uma guerra contra você. Contra você, um menininho! De criança anunciada pelos anjos, você se tornou um empecilho, um obstáculo, uma presença indesejável. Como se ficasse no meio do caminho entre um amor de adultos. Tudo que você queria era atenção, cuidado, carinho. Nunca pediu muito. Nunca pediu que os adultos cantassem quanto os anjos cantavam em Belém.

Quando o primeiro Davi era um simples pastor, enfrentou o gigante Golias, inimigo de Deus, com uma atiradeira e cinco pedras lisas. Mas você, o nosso Davi, ainda era muito pequeno para enfrentar as ameaças adultas.

Em seu corpo de menino, você sofreu um martírio muito semelhante ao daquele outro Filho de Davi. Foi açoitado, surrado, atropelado. Quebraram-lhe o fêmur e as costelas. Um dia, sua própria mãe notou que você não mais respirava. Levou-o ao hospital; mas era tarde. Você, Davi, tombou vítima da guerra que os inimigos de Deus fazem contra as crianças. Faltava apenas um mês para o Natal.

Agora, Davi, finalmente você pode abraçar a verdadeira Mãe. E os anjos do Céu cantam, porque você voltou à Casa de Deus. Aí está o amor que você tanto procurava, “o amor que move o Sol e as estrelas”.

Você é a estrela deste Natal, Davi.