|
  • Bitcoin 124.846
  • Dólar 5,0950
  • Euro 5,2614
Londrina

Oswaldo Militão - Social

m de leitura Atualizado em 05/07/2022, 02:35

Ywao Miyamoto, Cidadão Honorário de Londrina

Cerimônia oficial do título ao empresário aconteceu na Câmara Municipal

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de julho de 2022

Oswaldo Militão
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgação
menu flutuante

Na última sexta-feira (1º de julho), a Câmara Municipal de Londrina realizou cerimônia oficial de entrega do título de “Cidadão Honorário de Londrina” ao destacado e aplaudido empresário do agronegócio Ywao Miyamoto. O decreto foi sancionado pelo prefeito Marcelo Belinati em setembro de 2021, mas por causa pandemia de Covid-19 não houve cerimônia oficial de entrega do diploma no ano passado. A homenagem foi das mais prestigiadas, como mostram as fotos   

A família do homenageado: Takashi Miyamoto, Carla Miyamoto, Roseli Miyamoto, Luiza Miyamoto, Ywao Miyamoto, Kooki Miyamoto e Larissa Mendonça. A família do homenageado: Takashi Miyamoto, Carla Miyamoto, Roseli Miyamoto, Luiza Miyamoto, Ywao Miyamoto, Kooki Miyamoto e Larissa Mendonça.
A família do homenageado: Takashi Miyamoto, Carla Miyamoto, Roseli Miyamoto, Luiza Miyamoto, Ywao Miyamoto, Kooki Miyamoto e Larissa Mendonça. |  Foto: Divulgação
 
Todos os presentes e os vereadores em uma foto geral com o homenageado. Todos os presentes e os vereadores em uma foto geral com o homenageado.
Todos os presentes e os vereadores em uma foto geral com o homenageado. |  Foto: Divulgação
 

O PERIGO DO JUDICIÁRIO PROTAGONISTA 

O JUDICIÁRIO do Brasil acaba agindo em várias questões, porque o Poder Legislativo não atua como deveria, demora muito para fazer a sua parte, e talvez falte coragem para isso. Resumo geral: e fica tudo como está.   

Mas o perigo é que o pessoal do STF poderá ter que julgar algum caso que tentou ajudar a resolver, e que era de partes interessadas no processo. Tais ministros não teriam que se dar por impedidos? Manda a ética e a moral do Direito que sim. Vamos lembrar um exemplo mais próximo do povão: se um magistrado do Trabalho deixar sua sala, para tentar um acordo entre as partes, em conversa franca nos corredores do Tribunal, mesmo com a melhor das intenções, já teria que se dar por impedido. Quando haviam os juízes classistas, que representavam as partes interessadas no processo, eles faziam isso, conseguiam acordos, e sem problemas para o juiz presidente da Junta, hoje conhecida como Vara. Mas a “sabedoria” do ex-presidente FHC e o ministro da Fazenda dele, com a ajuda de alguns parlamentares, decidiram “economizar” , extinguindo essa valorosa categoria. Depois, a Justiça do Trabalho teve que contratar mais funcionários para substituir os classistas, que até hoje não foram substituídos à altura das necessidades de empregados e empregadores, que sempre dizem isso.  Um dos deputados que mais trabalhou pela extinção dos Classistas da JT foi o ainda deputado federal Ricardo Barros, de Maringá, que é sempre representante do governo federal na Câmara dos Deputados.   Como atualmente.    

LUIZA LOSI COUTINHO MENDES 

Esta Coluna une-se a todas as manifestações de pesar pelo falecimento de Luiza Losi Coutinho Mendes, vítima de enfarte, e que foi sepultada sábado no Cemitério de São Pedro. Luiza estava com 67 anos e era esposa do jornalista e advogado Roberto Coutinho Mendes, com quem deixa dois filhos, duas noras e netos. Luiza era uma grande amiga nossa e muito estimada em Londrina. Ela era titular há anos do 1º Ofício do Registro de Títulos e Documentos em Londrina, também conhecido como Cartório Losi.   Que Deus a tenha e conforte seus familiares que, como seus amigos, terão muitas saudades e as melhores lembranças. 

 Belo casamento em Londrina 

O tabelião Luiz Augusto Milenkovich Bellinetti e a advogada Caroline Salvadego Lima casaram-se em Londrina, na igreja São Vicente de Paulo.  O casal recebeu os convidados com uma elegante festa no Bufê Planalto. Eles são filhos de Laryssa e Luiz Fernando Bellinetti e Maria Elena e Aldo Souza Lima. 

Os noivos Caroline e Luis Augusto Os noivos Caroline e Luis Augusto
Os noivos Caroline e Luis Augusto |  Foto: Divulgação
 
O elegante casal  com seus pais na recepção no buffet Planalto. O elegante casal  com seus pais na recepção no buffet Planalto.
O elegante casal com seus pais na recepção no buffet Planalto. |  Foto: Divulgação
 

 O PERIGO DA INFLUENZA 

PARA o escritor e médico Stephan Souza, o vírus da Influenza é mais perigoso do que as pessoas imaginam. Lembre-se: é tempo de tomar vacina contra a gripe e suas “influências” 

**** 

“Na vida a pessoa tem duas tragédias: uma quando não conquista o que deseja e a outra quando consegue”, de um autor israelense. 

**** 

“Quando você ouvir que está havendo liquidação de Rolex, pode acreditar: são falsos. Ou roubados ou estamos mesmo no fim do mundo”. Ouvido em conversa de bar.    

NA FAMOSA RUA FLORIDA 

É curioso: em Buenos aires, na famosa rua Florida, as lojas com roupas masculinas continuam tendo maior movimento do que as destinadas às mulheres.  

DAVAM PREJUÍZOS 

De 2018 para cá, os portos brasileiros passaram a dar lucros, diz o último levantamento a respeito. Por isso mesmo, o setor privado está desejando investir no setor.  

DOLARIZADO 

 A moeda corrente no Equador é o dólar, oficialmente o dólar norte-americano. 

ENCONTRO

O casal de empresários Emerson e Ligia Renata Bim, das óticas Visolux,  com o cientista político e renomado comentarista da Jovem Pan, Fernando Conrado, que veio participar de um evento em Londrina.  O proveitoso encontro foi no restaurante Barolo. 

Imagem ilustrativa da imagem Ywao Miyamoto, Cidadão  Honorário de Londrina Imagem ilustrativa da imagem Ywao Miyamoto, Cidadão  Honorário de Londrina
|  Foto: Divulgação
 

CURSO FOI UM SUCESSO

 Com a participação de 90 inscritos, o curso Atualizações do E-Social/2022 e obrigações acessórias DCTF Web Perdcomp, realizado no Auditório do CRC em Londrina, foi um sucesso. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon), com apoio da Fecopar, Sibrax e Floripana. Na foto, durante a abertura do curso, o presidente do Sincolon, José Koichi, o contador Sr. Rodinei Bonfadini, o presidente da Fecopar, Paulino de Oliveira, a palestrante Viviane Krein e João Marcelino, Delegado do CRC em Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Ywao Miyamoto, Cidadão  Honorário de Londrina Imagem ilustrativa da imagem Ywao Miyamoto, Cidadão  Honorário de Londrina
|  Foto: Divulgação
 

SENSAÇÃO SERTANEJA

A nova dupla Leo e Liotto durante apresentação especial em festa no Sun Lake Residence, zona sul de Londrina. Como contam os amigos, “são uma nova sensação sertaneja no Brasil”, com muitos shows em Rondônia ,Goiás e Mato Grosso 

Imagem ilustrativa da imagem Ywao Miyamoto, Cidadão  Honorário de Londrina Imagem ilustrativa da imagem Ywao Miyamoto, Cidadão  Honorário de Londrina
|  Foto: Divulgação
 

Leilão em agosto 

Investidores internacionais já estão reservando datas para o mês de agosto: aqui estarão para tomar parte em leilões de outros aeroportos brasileiros.      

Quem se habilita 

Dois leilões acontecerão em rodovias do Paraná, ambos nas saídas de Curitiba. Serão dois lotes bem valorizados.  

Narcotráfico deseja vagas no Congresso do Paraguai   

Amigos que estiveram em Assunção contam que o jornal ABC Collor publicou reportagem repercutindo a entrevista que o ex-senador Miguel Lopes Perito concedeu ao programa “No tiene nombre”, da TV ABC, em que disse alto e em bom tom, que “o narcotráfico do país irá até a morte, para ganhar vagas para seu pessoal no Senado e na Câmara dos Deputados do Paraguai, no pleito de 2023.” Declarou que ele e outros paraguaios “que amam a Pátria guarani” estão mais do que preocupados. Lembrou que os “Brasiguaios” e Menonitas também estão assustados com o movimento dos narcotraficantes, que desejam tomar o poder no vizinho país. Os Brasiguaios, como se sabe, são os brasileiros que transformaram terras paraguaias em grandes produtoras de soja e outros grãos. Os Menonitas são um povo que tornou o Norte do Paraguai um novo país, rico, bem estruturado. São gente que só pensam em trabalhar e no progresso do Paraguai, declarou. 

O jornal ABC Collor já comentou, em outra edição, que o Brasil deve se preocupar muto com isso, pois a fronteira como Paraguai é grande  e o narcotráfico tem unido criminosos dos dois lados.  

Um novo Paraguai 

UM LONDRINENSE que tem fazenda próxima à região dos Menonitas, no Paraguai, só tem elogios para esse povo, que é ordeiro, trabalhador, culto e que fez da região “um novo Paraguai”. São Menonitas de origem alemã.  

Libertad, 22 vezes campeão 

Já que falamos no Paraguai, o futebol guarani está sempre em disputas com os times brasileiros, quer pela Libertadores, como pela Copa Sul-americana, como pelos campeonatos sul-americanos de seleções e eliminatórias para a Copa do Mundo. Por isso, vamos lá na atualidade: O Libertad acaba de ganhar pela 22ª vez o título de campeão do Paraguai, ao vencer o Cerro Portenho por 1 a 0. No primeiro turno do certame, o Cerro havia ganho do Libertad por 4 a 0. Coisas do futebol. Mas o maior campeão entre os paraguaios ainda é o Olimpia, que ganhou 45 títulos de campeão. Em segundo, o Cerro Porteño, com 34 títulos e em terceiro, o Libertad, com 22. Em quarto, o Guarani, de Vila Rica, 11 vezes campeão. Era o time do nosso amigo arquiteto Izabelino Aguilera, de saudosa memória, que trabalhou durante anos em Londrina, em seu escritório de arquitetura.     

*****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1