XXIX Encontro Nacional da Amizade
Evento foi promovido pela Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos e aconteceu no Iate Clube
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de setembro de 2023
Evento foi promovido pela Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos e aconteceu no Iate Clube
Oswaldo Militão

Foi um sucesso o XXIX Encontro Nacional da Amizade realizado em Londrina com a presença de mais de 400 mulheres de todo o país. O evento promovido pela Coordenadora Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos foi no Iate Clube, com duração de 3 dias e intensa atividade. As fotos do ENA são de Carmelindo Dias.





O maior golpe contra aposentados do país, que precisa de revisão
Uma das palavras mais ouvidas, nesse 2023, no Brasil – talvez a mais – foi “Golpe”, desde o dia 8 de janeiro último com os acontecimentos em Brasília. A palavra “golpe” já era dita, desde o Governo Temer, que completou o mandato da presidente Dilma Rousseff, que foi cassada pelo Congresso Nacional. A razão: o então o Governo Michel Temer enviou projeto ao Congresso, propondo que a aposentadoria que os trabalhadores teriam direito e viessem a falecer, a viúva receberia apenas 60% do total que o marido teria direito, se vivo estivesse. Chegou ao Governo Bolsonaro e, em 2021, os deputados e senadores do país aprovaram o projeto de Temer, e Jair Bolsonaro sancionou. Se fosse a esposa que viesse a falecer, e tivesse também contribuído para a Previdência Social, e fosse aposentada, o marido receberia os mesmos 60%. Não importava qual a situação de cada pessoa e de sua família. Que se danem e vivem só com a metade da pensão a que teriam direito anteriormente. O governo Federal passou então a “economizar”, para não dizermos outra coisa. Se aposentadoria fosse, digamos, de 2 mil reais (direito adquirido, porque foi pago para isso), a viúva ou viúvo recebia apenas 60%. Significa que deputados federais e senadores do Paraná e do Brasil todo ajudaram o Poder Executivo a “meter a mão no pouco dinheiro que o trabalhador conseguiu para pagar sua aposentadoria.”
Agora, que Luiz Inácio Lula da Silva foi novamente eleito presidente, e que sempre defendeu o trabalhador, está na hora de ele “enviar projeto ao Congresso pedido uma revisão urgente desta injustiça que esse Poder fez com os mais pobres, que são sempre os prejudicados”. O dinheiro que tomaram dos aposentados vai para onde? Para ajudar quem? Para qual cofre? Presidente Lula: a hora é agora.
DEIXEM OS RELÓGIOS COM ELES
PERGUNTAR não ofende, apenas mata algumas curiosidades. Por exemplo: se no segundo governo de Lula, na presidência da República, ele ganhou dois relógios de pulso, valiosos, um Rolex e um Patek Philipe, e ficou com eles. O ex-presidente Jair Bolsonaro também poderia ficar com os que ganhou. São presentes bem pessoais, acreditamos nisso. Em nada iria acrescentar ao “tesouro nacional”. Pode ser que no segundo ou primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o STF fosse outro. Quem guardaria os relógios valiosos ganhos por eles? Lembrem-se que até a Taça Jules Rimet, de ouro puro, do título mundial conquistado pelo Brasil, foi roubado, sumiu, ninguém sabe quem foi, ninguém descobriu...Deixem os relógios com os dois, foram presentes pessoais que ganharam. Quem deu, deu para eles. Não foi para os demais brasileiros, que também nunca veriam tais relógios...
Grande obra em Londrina

Obra da nova garagem da Viação Garcia em Londrina com área construída de 20.000.00 m2 em plena atividade. Uma grande construção que movimenta a economia da cidade. Na foto, os responsáveis técnicos pela obra, o engenheiro Wilson Mandelli e o engenheiro João Franco, da Mandelli Engenharia.
Campanha de vacinação

Médicos veterinários orientam: vacinar cães e gatos previne doenças e garante bons cuidados aos pets. A raiva canina, por exemplo, é um risco para as pessoas se o animal não estiver vacinado - alerta Mariana Cosenza, coordenadora do Hospital Veterinário da UniFil, que está realizando ações de orientação e campanha de vacinação. Além da antirrábica, a equipe incentiva a aplicação da V10 múltipla em cães e da V5 em gatos como imunizantes de diversas doenças. A aplicação é rápida, feita por profissionais especializados. "Cuidar é sinônimo de amar", ressalta Mariana Cosenza, na foto com a veterinária residente do HV da UniFil Bianca Cavazzana Ribeiro, a estagiária do 5º ano de Medicina Veterinária Maria Carolina Milano e a tutora Júlia Martins de Souza com o cãozinho
Parquinho do Armazém

Final de semana prolongado e as crianças sem aula. É uma ótima oportunidade para extravasar a energia e a alegria delas no parquinho do Armazém da Moda. “Aqui a diversão é garantida e gratuita!”, enfatiza o staff.
Museu do café e o sonho de Justino
Londrina acaba de ganhar o Museu do Café, no “Cadeião do Sesc”. Um velho sonho do saudoso Justino Araújo Vilela, que foi presidente da APAC, a Associação Paranaense de Cafeicultores, que defendia que um museu da cafeicultura fosse criado em local onde os cafeicultores (com seus impostos) ajudaram a construir a excelente sede do IBC. Onde hoje o Governo Federal instalou as Justiças Federal e do Trabalho. Dizia Justino, em reuniões do Rotary Club de Londrina Norte, da qual foi dedicado rotariano, que o governo Federal deveria “fazer justiça com os produtores de café e acertar alguma indenização a respeito.” E não só em Londrina, mas sim nos demais imóveis construídos pelo IBC em todo o Norte do Paraná. Justino Araújo Vilela faleceu há anos, e com ele seus ideais para o Museu do Café. Queria fundar uma escola também para ensinar tudo sobre a cafeicultura. Que Deus o tenha.
Maçonaria comemorando
Com sede em Curitiba, e presidida por sua autoridade máxima no Paraná, sr. Cristian Maldonado, a Confederação Maçônica Brasileira está comemorando aniversário. Essa notável entidade sempre participou das campanhas dos brasileiros pela sua independência, vida democrática e pleno estado de direito. Parabéns a todos os maçons e seus familiares. Há em Londrina, se não me engano, três importantes lojas maçônicas.
Contrabando de soja
ERA o que faltava: descobriram certo contrabando de soja da Argentina para o Rio Grande de Sul. Via fluvial, em grandes canoas.
¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

