O governador do Distrito 4710 do Rotary, Osvaldo Santos Junior, visitou, dias atrás, os companheiros do Rotary Club de Londrina Norte. A festiva foi na sede do Labor Solo. Na foto, o governador e a esposa Monica Santos, Elizabeth Neves e Ronaldo Neves, presidente do clube.

Imagem ilustrativa da imagem Visita de governador do Rotary
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

Newton Expedito de Moraes

Esta Coluna une-se a todas as manifestações de pesar pelo falecimento do cirurgião dentista e professor Newton Expedito de Moraes, fundador e primeiro diretor da Faculdade Estadual de Odontologia de Londrina, que juntamente com as Faculdades de Direito e Filosofia, Ciências e Letras deram origem à Universidade Estadual de Londrina. Ele conseguiu com o bispo da época, em 1962, dom Geraldo Fernandes, que a Feol se instalasse nos fundos da Catedral da cidade. Depois de três anos, foram para o prédio construído no terreno do Grupo Escolar Hugo Simas.

A Odontologia cedeu equipamentos e salas para o curso de medicina que havia sido criado. Além de Newton Expedito de Moraes, vários professores já se foram e deixaram saudades: Wilton Coutinho, Carlos Costa Branco, Ismar de Oliveira, Sebastião Simões, Ricardo Sathler e Luis Reinaldo de Figueiredo Walther. A Faculdade de Odontologia é também símbolo da luta da aguerrida Londrina que tinha bravura na defesa da população e da cidade como um todo, como bem lembrou Edson Gradia, que foi da primeira turma da Faculdade Estadual de Odontologia e acompanhou toda a luta, durante anos, para que ela fosse uma das melhores do Brasil.

***

Em Rolândia, Odair Chiquetto lembrava ontem do saudoso amigo Narciso Bouças Junior, que foi diretor do Banco do Brasil e diretor do Flamengo, tempo em que ajudou a segurar Zico e outros craques no rubro-negro. Naquele time campeão mundial em 1981, do qual fez parte o londrinense Marinho.

Abraços de amigos

Imagem ilustrativa da imagem Visita de governador do Rotary
| Foto: Divulgação

Na cerimônia na Câmara Municipal, em que recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina, o médico Celso Fernandes Jr. recebeu os abraços da amiga Mafalda Bongiovanni e do amigo André Tosca

Portugal Gastronômico

Quem pensou e sonhava em visitar Portugal, para saborerar delicias da gastronomia lusitana, terá essa grande oportunidade em roteiro especialmente preparado pela londrinense Sacrotour para as férias do próximo ano. O grupo partirá rumo a Lisboa para jornada de 10 dias em regiões gastronômicas de queijos, vinhos, o melhor dos bacalhaus, azeites, etc., e também saborear as tradicionais sobremesas. Os passeios seguiram por vilarejos típicos, vinícolas, aldeias medievais, armazéns e vales às margens de rios, até chegar à famosa Cidade do Porto. No final da viagem, a visita ao Santuário de Fátima coroando a experiência mais que inspiradora da viagem marcada para julho de 2020. Pelo telefone 3017-1386 poderão ser obtidas mais detalhes a respeito dessa excursão à Terra de Cabral.

Poderão, se desejarem, visitar o túmulo do descobridor do Brasil, Pedro Alvares Cabral, que ficou durante muito tempo abandonado, até que Paulo Maluf, o então prefeito de São Paulo, providenciou uma placa saudando homem que chegou à costa do Brasil em abril de 1500.

Arquitetura e viagem

Imagem ilustrativa da imagem Visita de governador do Rotary
| Foto: Fábio Luporini - Divulgação

A Criattiva Turismo reuniu um grupo de mulheres aficionadas por arquitetura e em tendências da área. O café da manhã foi realizado dias atrás na Domum Casa, unidade do Jardim Bela Suíça, ocasião em que a arquiteta Maiara Faria, do Triangolo Studio, compartilhou experiências do tempo em que trabalhou em Milão. Em destaque, o Salone del Mobile, maior evento do mundo de arquitetura e design. A agência está organizando uma viagem para arquitetos visitarem a feira em 2020. Nos bastidores, Dóren Faria e Iza Simão. Na foto, Tatiana Lima Martins, da Evviva Londrina, e Dóren Faria, da Criattiva Turismo

Corrida de Cabral

Quando eu dava aula na matéria Estudos de Problemas Brasileiros, entre 1973 e 1980, na antiga Fefi (que foi a "mãe" da Unopar), a brincadeira com os alunos (entre eles alguns jogadores do Londrina, craques como Carlos Alberto Garcia, Toquinho, Paulo Rogério, era a seguinte: quando dom Manoel, rei de Portugal, resolveu enviar alguém para além mar, para descobrir terras novas, ele colocou um anúncio na Folha de Londrina de lá, que era o Notícias do Rei, o mais lido por todos, com a pergunta: quem quer descobrir a terra do Pau Brasil, muito ouro e prata, inscreva-se no Palácio Real. Apareceram mais de mil candidatos, tanto que o Rei teve que mandar que fosse promovida uma corrida, à margem do Rio Tejo. Ganhou Cabral, com o pessoal do Benfica em segundo e o do Porto em terceiro. Com protestos da turma do Sporting, desclassificada, por ter comido pastel de Belém...que era considerado ``doping´´ na época.

***

Pedro Alvares Cabral deveria, pensa esta Coluna, era ter sido transladado para o Brasil, com museu histórico, em sua homenagem e nome, que poderia ser em Londrina, ou na Bahia, onde chegou com sua frota, no Rio, ou em São Paulo. Por enquanto fica lá, na "Santa Terrinha", como diria Vasco Martins, meio que esquecido.

Bastidores do Senado

Imagem ilustrativa da imagem Visita de governador do Rotary
| Foto: Divulgação

O senador Flávio Arns entre Francisco Prando Galli, Kamal El Kadri e Denio Balarotti num dos eventos comemorativos dos 60 anos do Iles (Instituto Londrinense de Educação de Surdos). Uma conversa animada sobre os bastidores do Senado.

Mais lembrada

Imagem ilustrativa da imagem Visita de governador do Rotary
| Foto: Divulgação

Pelo 24ª ano consecutivo, o Colégio Maxi é marca mais lembrada pelos londrinenses quando o assunto é colégio particular, de acordo com a pesquisa Top de Marcas. O colégio passou a integrar o Grupo Cognita que reúne 75 escolas e mais de 45 mil estudantes. Com sede em Londres, possui 40 escolas no Reino Unido e 35 em oito outros países. A incorporação do Colégio Maxi ao Grupo Cognita já tem proporcionado uma troca intensa com escolas de alguns dos mais desenvolvidos sistemas educacionais do mundo. O que permitirá uma evolução na abordagem curricular e a ampliação dos horizontes dos professores e alunos, inclusive com a possibilidade de intercâmbio e aperfeiçoamento no ensino de idiomas, tudo isso sem perder o principal, a identidade Maxi.

Jornada jurídica

Imagem ilustrativa da imagem Visita de governador do Rotary
| Foto: Divulgação

O professor André Trindade prestigiou a palestra do Dr. Deltan Dallagnol durante a VI Jornada Jurídica da Universidade Norte do Paraná. Deltan é procurador da República e atua na operação Lava Jato. O evento foi realizado no Teatro Mãe de Deus entre os dias 18 e 20 de novembro.

Bodas de Ouro

Imagem ilustrativa da imagem Visita de governador do Rotary
| Foto: Divulgação

O casal Maria Angelica Ramos e Marioci Ramos comemorou, dia 15 de novembro, Bodas de Ouro. Eles recepcionaram seus convidados no Buffet Duas Alices em Londrina. A festa de 50 anos de união foi marcada pela alegria e emoção, disse a filha Adriana Ramos.

Torneio Villa Hípica de Golfe com automóvel na premiação

Está marcado para os dias 30 deste mês e 1º de dezembro a disputa do 2º Torneio Villa Híppica de Londrina, no campo do Londrina Golf Club. Para golfistas homens e mulheres e com dois ótimos prêmios para quem fizer o hole in one: entre eles, uma bela moto e um automóvel Renault, zero km, para quem com uma tacada só colocar a bola no buraco 15, segundo a informação que obtivemos. Espera-se a presença de jogadores de golfe de toda a região e de outros estados também, como São Paulo e Santa Catarina.

Obras públicas

Imagem ilustrativa da imagem Visita de governador do Rotary
| Foto: Divulgação

A imprensa tem noticiado uma série de obras públicas em Londrina, Paraná e outros estados que estão paralisadas ou atrasadas. O engenheiro José Pedro da Rocha Neto, com 55 anos de experiência em obras públicas, fez algumas considerações sobre os motivos que fazem estes problemas se repetirem. Ele diz que o poder público tem muita dificuldade para elaborar um bom projeto, bem detalhado, permitindo uma boa discriminação dos serviços envolvidos, suas quantidades, preços unitários e totais. Tudo com o objetivo de obter uma boa licitação e, por consequência, uma fiscalização da obra com melhor qualidade. O engenheiro também esclarece que o Poder Público elabora os projetos, mas não faz a licitação logo em sequência. Essa demora de tempo para licitar, complementa José Pedro, gera uma defasagem de preços. Ele afirma que as empresas não deveriam participar da licitação nestes casos, mas pela falta de serviço, muitas acabam efetuando aventuras mesmo com prejuízo. Outro problema, relata José Pedro da Rocha Neto, são as concorrências vencidas por microempresas que só poderiam realizar obras de até R$ 2 milhões, como prevê a legislação, mas em várias ocasiões são aceitas em licitações de valores bem maiores. Acabam baixando os valores para obter a obra e depois não conseguem terminar o serviço contratado. O engenheiro entende que estas empresas deveriam ser barradas como prevê a lei. “Inegavelmente, o poder público, na minha visão, é o maior causador do problema, deveria vetar e punir empresas que paralisam ou atrasam obras. Poderia declarar tais empresas inidôneas, mas não o faz. Tem medo político do ato”, finaliza o construtor.

Casamento

Com relação ao casamento de Miram e Louriberto Vieira Gonçalves, esta coluna destaca que a cerimonialista e organizadora do enlace foi Andressa Lopes e Edson Ferreira, com sua potente voz, foi o celebrante da união.

Data do descobrimento

Uma vez, conversando com o humorista Chico Anysio, na TV Coroados, ele brincou com a data do descobrimento do Brasil, dizendo que a gente não sabe ao certo a data, em qual dia de abril ou se foi de maio, pois a marinheirada toda mexia naquela "folhinha" do comandante.

Doutor José Ruivo da Silva contesta notícia sobre Jesus

O médico e intelectual português José Ruivo da Silva, que se divide entre Londrina e Sertanópolis, onde clinica e é cirurgião geral, que tem uma história de vida internacional profissional que é notável, escreve para a Coluna, a respeito do comentário que publicamos de que “Jesus jamais mandou alguém para o inferno”, não concordando com essa afirmação. Diz ele o seguinte:

“Tinha me proposto não escrever-lhe mais nada, mas a pequena nota que publicou no dia 20 dizendo “Jesus jamais mandou alguém para inferno”, em si contém uma gravíssima heresia, que, na sua condição de formador de opinião, pode levar as pessoas menos informadas, e até sacerdotes e diáconos, a, no dia dia do julgamento final, serem levados para lá. Disse-me uma vez que era católico e eu, como Irmão da Ordem Terceira de São Domingos, não posso ficar calado. O Inferno existe e é eterno. (Como referências envia números de citações no Antigo Testamento e também no Novo Testamento). Para justificar a sua libertinagem, as pessoas preferem seguir a opinião intencionalmente errada de um Teólogo que é doutor em Filosofia e confessadamente inimigo da Igreja Católica. Na verdade, Jesus não mandou diretamente para o Inferno, nem mesmo os seus inimigos enquanto viveu neste mundo. Mas quando vier em sua glória, rodeado de seus anjos, para julgar os homens dirá aos probos: Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade – Ide para as trevas exteriores onde haverá choro de ranger de dentes. Por muito que me desprezem, lhe peço que corrija a notícia”. Há Inferno, e é eterno. Há Juízo Final – e é Jesus, o Juiz que enviará os que voluntariamente e conscientemente o reprovarem para as trevas exteriores. Apresento-lhe os meus cumprimentos. Assinado, Irmão João Maria T.O.P., José Ruivo da Silva.