O casal de araponguenses Andréia Ramão de Oliveira e Rodrigo Antonio de Oliveira Aguiar (foto) esteve em Londrina, recentemente, para almoço na Churrascaria Rancho Grill, com Jaci Aguiar que é pai dele. Rodrigo é engenheiro e empresário da construção civil em Arapongas. Andréia é diretora de uma escola naquela cidade. Durante o encontro também conversaram sobre as eleições municipais. Aguiar é pré-candidato a vereador em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Visita a Londrina
| Foto: Divulgação

***

Fala sério, leitor amigo: que tristeza a cidade quase parada, sem movimento de gente, sem vida. Está de um jeito o silencio que a gente ouve o barulho do mato aumentando, e do cabelo crescendo...

Imagem ilustrativa da imagem Visita a Londrina
| Foto: Divulgação

A advogada Juliana Pistun Montagna, do escritório Alonso e Pistun Advogados Associados, enviou para a Coluna informações sobre a medida provisória que o governo federal publicou esta semana, que traz diversas alterações na CLT de forma a permitir maior flexibilidade no contrato de trabalho e dar ao empresário maior segurança jurídica. Ela diz que uma das possibilidades de afastamento do empregado de suas atividades de acordo com a MP 927 é o teletrabalho. A alteração para a modalidade “home office” deve ser noticiada ao funcionário com antecedência de 48 horas. A responsabilidade pela aquisição de equipamentos, estrutura, internet e reembolsos deve ser negociada entre empregado e empregador no prazo de até 30 dias contados do início das atividades, detalha Juliana. Com relação ao banco de horas, pode ser feito com cada um dos empregados e passa a ter validade de 18 meses. As horas que o funcionário ficar afastado do trabalho em razão da covid-19 podem ser compensadas no prazo de 18 meses, através de 2 horas extras por dia, explica a advogada. A concessão de férias individuais pode ser concedida para funcionários com períodos aquisitivos vencidos ou não, relata Juliana. Outra novidade é o pagamento das férias, que não precisará ser feito de forma antecipada e pode ser realizado nas datas habituais de pagamento de salário – até o quinto dia útil do mês subsequente. Houve flexibilização também no pagamento do terço das férias, que poderá ser feito juntamente com o pagamento da primeira parcela do 13 salário. "A concessão das férias passa a exigir antecedência mínima de 48 horas e pode ser comunicada, inclusive, por meio eletrônico. Já férias coletivas é possível através de simples acordo individual entre empresa e empregado e antecedência mínima de 48 horas. O gozo dos feriados federais, estaduais e municipais não religiosos poderão ser antecipados e os religiosos também podem ser antecipados, mas precisam ser negociados individualmente com os funcionários. Também houve a expressa autorização para trabalho nos feriados para que o funcionário possa compensar as horas destinadas a banco de horas", informa a advogada trabalhista.

***

A letra C sempre foi alvo de reclamações nos condomínios: C de criança, C de cachorro, C de brigas de casais e agora C de coronavírus!

***

Muitos reclamam dos ruídos, dos barulhos, dos latidos no condomínios. Tudo bem. Mas muitos não aguentam é ouvir alguma senhora dizer para a cachorrinha: vai buscar o chinelo da mamãe!

Imagem ilustrativa da imagem Visita a Londrina
| Foto: Divulgação

Por prevenção diante do perigo de contaminação pelo coronavírus, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta segunda-feira (dia 23) a primeira sessão com deliberação remota, sem a presença dos parlamentares em plenário. O deputado estadual Tercilio Turini participou on-line, de Londrina. Além de elogiar a iniciativa, ele ressaltou a necessidade de pautar os debates com bom senso neste momento de pandemia, focando em propostas e ações que contribuam para minimizar os riscos do coronavírus no Paraná. Lembrou também da necessidade de estar atento a outras questões de saúde, como a dengue. Como médico infectologista, professor de medicina da UEL e diretor do Hospital Universitário por muitos anos, Turini reforça o alerta: as pessoas devem ficar em casa, é fundamental para tentar evitar a explosão de casos do covid-19.

No seu condomínio tem álcool gel na portaria? Tem papel higiênico e toalhas nos WCs das áreas de churrasqueiras, piscinas e etc?

***

Perguntaram ontem à dona Betona, amiga da Lindinha Chupeta: o que a senhora fará se estourar um cano na sua cozinha? Resposta dela: mando chamar o Pereirão...

***

Foram proibidos os jogos em todos os campos de golfe de Londrina e Maringá. Em Ponta Grossa e Curitiba também.

Imagem ilustrativa da imagem Visita a Londrina
| Foto: iStock

Na semana que passou, a TV por assinatura exibiu dois filmes em que aparecem cachorros bem treinados, revelando sua inteligência, que recolhem jornais elevam para seus donos, que estão nas casas. Vamos relembrar, então, que agora em tempos de muitas informações consideradas falsas, brincadeiras, gozações e comentários às vezes terroristas, divulgados nas redes sociais, o público passou a ver mais os noticiosos de televisão e ler os jornais, para ter certeza dos verdadeiros fatos que estão ocorrendo com esta doença que surgiu na China, o coronavírus que estão matando muitas pessoas no mundo. A imprensa falada, com imagens ou não, e os jornais voltaram a ter o valor que sempre tiveram, só que mais forte agora, com informações as mais precisas e possíveis sobre os variados fatos da atualidade. Portanto, leia sempre os jornais e revistas.

Aqui onde estamos, podemos afirmar que cresce o número de assinantes da Folha de Londrina, impressa e on-line.

***

Pesquisa de Porto Alegre adianta que há 120 mil idosos vivendo na capital do Rio Grande do Sul. E que boa parte deles sempre gostou de andar, de rever amigos, de tomar chimarrão juntos e etc. Agora, o jovem governador , que nasceu em Pelotas, onde foi prefeito, determinou: idoso que sair de casa e por pego em bate-papo será preso!!!

***

Disse Abraham Lincoln: “Não ajudarás os pobres, se eliminares os ricos.” Mas está chegando a hora desses ajudarem mais aqueles...

***

O BBB já fez dois meses e será encerrado dia 23 do próximo abril. Boninho, o diretor do programa, seguiu o conselho do pai Bonão e viu que “gente feia também dá grande Ibope...”

***

Ouvido no Mercado Shangri-lá, em roda que falava de política, na banca de Jornais e Revistas Flamengo: “o deputado Bolsonaro pediu desculpas à China, a pedido do pai, mas não em meu nome. É cedo demais para isso, pois a China com seu governo ditatorial, que finge ser capitalista, realmente está quebrando muitas famílias e sonhos em todo o planeta. Os chineses têm culpa sim. Esconderam quanto puderem este mal, e não permitiu que os demais países se precavessem mais a respeito.”