A saudade dos alunos, falta do contato direto, a boa lembrança da convivência em sala de aula, laboratórios e clínicas motivaram professores do curso de medicina veterinária da UniFil a gravarem um vídeo cheio de emoção, em homenagem aos estudantes. “A ideia foi passar uma mensagem de apoio e carinho aos alunos neste momento de atividades online e interação no ambiente virtual de ensino. Com uma foto em casa com nossos pets e familiares, lembramos sobre a necessidade de não se arriscar até o perigo realmente passar”, comenta a professora Fabiane Sabino, coordenadora da veterinária na UniFil. Na foto, docentes que participaram da iniciativa.

Imagem ilustrativa da imagem Vídeo cheio de emoção para os alunos
| Foto: Divulgação

Professora doutora Karina Basso, da área de anatomia patológica

Imagem ilustrativa da imagem Vídeo cheio de emoção para os alunos
| Foto: Divulgação

Fabiane Sabino, coordenadora do curso e docente da área reprodução de pequenos animais

Imagem ilustrativa da imagem Vídeo cheio de emoção para os alunos
| Foto: Divulgação

Professora doutora Bruna Hirata, da área de imunologia veterinária

Imagem ilustrativa da imagem Vídeo cheio de emoção para os alunos
| Foto: Divulgação

Professor doutor Rafael Humberto de Carvalho, da área de produção animal

Imagem ilustrativa da imagem Vídeo cheio de emoção para os alunos
| Foto: Divulgação

Professora doutora Ana Paula Ayub Barbon, da área de inspeção de produtos de origem animal

Barroso é pelo voto distrital misto

O ministro Luis Roberto Barroso, professor de Direito Constitucional, que integra o Supremo Tribunal Federal, onde sempre tem suas decisões e falas elogiadas, concedeu muito boa entrevista a Maria Beltrão e colegas, através do programa sobre coronavírus da Globonews. Como ele é também o próximo (tomará posse em maio) presidente do Tribunal Superior Eleitoral, perguntaram a ele sobre o adiamento das eleições municipais. Em princípio, ele ainda espera tomar posse. Não pode falar sobre adiamento agora. Mas tudo leva a crer que o assunto será discutido. Os partidos vão pedir adiamento dos pleitos municipais. O povo também gostaria que as eleições ficassem para fevereiro, para depois o antes do Carnaval. Mas o carioca Barroso aproveitou para dizer que é sim a favor do voto distrital misto. Ele é iluminista, e declarou que o direito à vida e à saúde é o principal para qualquer nação, qualquer povo. Para Luis Roberto Barroso ``o isolamento social é a única vacina que existe para combater o coronavírus´´. Declarou que o adiamento das eleições municipais deverá ser discutido e terá emenda do Congresso Nacional a respeito. E isso antes de julho, pois o calendário quer as candidaturas definidas entre os dias 15 de julho e o dia 5 de agosto, datas oficiais para as convenções partidárias. Para ele, a preservação da democracia depende de muita conversa, de entendimentos, de diversas opiniões a respeito. Acha que uma boa discussão deveria ser a do Sistema de Governo que o Brasil deveria ter. E também a respeito do sistema eleitoral. Atualmente, o brasileiro vota em que deseja eleger, e o voto vai para o partido e não para em quem a pessoa votou. Portanto, 95% dos votos são redistribuídos. Na verdade, a população não sabe quem as representa. Aqui em Londrina, por exemplo, o povo do centro não sabe quem é o defensor dos direitos de que mora na região central da cidade. Ou na zona Sul, ou Leste? Na Constituinte de 1988, Luis Fernando Barroso apresentou trabalhos sobre o voto no sistema misto, mas não foi aceito pelos constituintes (maioria interessada em manter o status quo) . Em resumo, disse ele: você vota em quem quer eleger, mas elege quem não conhece, que nunca viu às vezes. Há um projeto na Câmara dos Deputados, que o presidente Rodrigo Maia se comprometeu em tocá-lo . Sistema misto baratearia o pleito, os gastos seriam menores, facilitaria a vida dos partidos e reduziria o número deles. O ministro Luis Fernando parece que encantou os entrevistadores, que estavam home office, e o público em geral gostou muito também. Ele lembrou que um ganhador de Prêmio Nobel, que disse quando recebeu a premiação: “O otimismo não funciona, mas o pessimismo funciona, porque faz a vida ficar pior...” Então vamos ser e precisamos ser otimistas.

Miss Brasil Global

Stefanie Zanon foi eleita a Miss Londrina Terra 2019, Miss Paraná Terra 2019, Miss Brasil Global Tourism 2019 e 4ª colocada no Concurso Internacional na China. Com as realizações mostrou para as mulheres londrinenses que é possível grandes conquistas. "Basta acreditar e se impor, com sua criatividade, carisma e poder de cativar, com amor e carinho pelo que faz, representando a cada um de nós, com sua beleza, ilustrada em uma imagem lindíssima", como diz Donatto dos Anjos, produtor e diretor de moda. Ele produziu esta foto junto com o fotógrafo londrinense Fer Stein. "Além de muito talentoso, Stein é antenado com o mundo da moda e mídias sociais. Este trabalho em conjunto mostra a beleza e o significado de Stefanie Zanon", comenta Donato

Imagem ilustrativa da imagem Vídeo cheio de emoção para os alunos
| Foto: Divulgação

Aniversário

Décio Ribeiro e José Jorge de Oliveira aniversariaram no domingo. Ontem, comemoraram aniversário Luis Eduardo Badin, Carlos C. Pereira e Magda Peruzeweski. Hoje, aniversariam João Batista Gomes Gatti (de Cornélio Procópio) e Marilene Godoi Ferreira. Amanhã, aniversaria Sérgio Severo de Castro. No dia 7, os abraços serão para Aldo de Jesus Marchiori.

Rainhas Infantil e

Juvenil da Rural

Entre os anos 2016 e 2019, o departamento social da Sociedade Rural do Paraná promoveu as escolhas das rainhas Mirim, Infantil e Juvenil das Exposições no Parque Ney Braga. Em 2016, Maria Clara Azevedo Sencovivi, Maria Júlia Dalan Lopes e Ana Sclachta, foram respectivamente as escolhidas. Em 2017, as vitórias foram de Mariana Lissi Sapia, Beatriz Hutter Pegoraro de Godoi e Viviane Tardin. Em 2018, foram eleitas Giovana M. Pawel Rositer Ribeiro, Maria Clara Azevedo Sencovivi e Eduarda Rafaela Fontana. No ano passado, 2019, Rafaela Capelassi Furlan, Valentina Garcia de Mendonça e Gabriely Cardoso Fidelis foram as eleitas.

Campanha

Músicos londrinenses convidados pela Cervejaria Von Borstel participaram de lives pelo Instagram, no mês de abril, que estimularam doações para a campanha #VivaAMúsicaLocal. No total, 69 pessoas contribuíram com o valor de R$ 2.839,00 nos oito dias de apresentações, envolvendo músicos e bandas como Bruno Bonafini Acustic Rock, Jazz Duo com Baby e Mateus Gonsales, Clube do Choro, Diego Munhoz Acustic Blues, Wesley Cesar Trio Jazz, Trio Sol Maior, Duo For Sale Jazz e Terra Celta(foto). Outra iniciativa da cervejaria em abril estimulou a troca de 2 quilos de alimentos por 1 litro de chope. Foram arrecadados 436 quilos de alimentos que se transformaram em 1.090 quilos de comida pronta e resultaram em 3.114 pratos de refeições doadas a instituições como Igreja Nossa Senhora das Graças, Fraterna Ajuda Cristã e Sesc Mesa Brasil.

Imagem ilustrativa da imagem Vídeo cheio de emoção para os alunos
| Foto: Divulgação

Pelo telefone

O Ministério da Saúde está fazendo pesquisa, pelo telefone, sobre o coronavirus, buscando dados precisos entre os assinantes, como os da Sercomtel, por exemplo. Vários londrinenses foram contactados a respeito

Aldir Blanc

O compositor de O Bêbado e o Equilibrista, gravado e grande sucesso na voz da saudosa Elis Regina, faleceu ontem no Rio de Janeiro, aos 73 anos. Mais uma vítima do coronavírus.

Rejeição

É isso que move aquele pessoal que apoia, notadamente em Brasília, as saídas do presidente Jair Bolsonaro, e, às vezes, exagera em sua atuação: é o medo da volta do PT ao poder cuja atuação ainda está na cabeça da grande maioria dos eleitores de Bolsonaro, como o combate à corrupção, que teve como seu gigante adversário e punidor o juiz paranaense Sérgio Fernando Moro. Mas os aficionados do presidente atual não pode chegar às raias do exagero, agredindo repórteres, fotógrafos, motoristas de veículos de jornais e televisão, enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, que estavam trabalhando, isto é, fazendo o que Bolsonaro anda pedindo sempre: voltem ao trabalho! Voltaram, continuaram trabalhando, pedindo mais recursos para salvar vidas de brasileiros, e acabaram agredidos. Como diria o colunista Ibrahim Sued: Too bad!!!

Elogios

Leitora da FOLHA elogia para esta Coluna o delivery do restaurante Baroa, na rua Espírito Santo. De sanduíches a camarões. De massa a filés, no maior capricho. Very good, afirmou.

40 dias fechados

Norte-paranaense que mora em Bérgamo, próxima de Milão, e lá trabalha, diz que ele e a esposa ficaram 45 dias fechados, por causa da morte anunciada pelo coronavírus e que agora os italianos e o povo dali estão na segunda fase: isto é, as fábricas começam a ser reabertas. Agora podem visitar parentes, mas sem sair para muito longe. É tudo controlado pelos policiais. Mas que a população respeita a ordem recebida e também porque a própria vida está em jogo.

Gripe espanhola

A chamada gripe espanhola surgiu foi nos Estados Unidos, dizem os cientistas. E que se originou 100 anos atrás. E que nenhum país cobrou indenização dos EUA. Que agora o governo Trump afirma que vai cobrar da China. Talvez seja uma “artimanha”, uma jogada da candidatura à reeleição de Trump. Coisa de marquetólogo!

Caixa contratando

Em Brasília, informam que a Caixa Econômica Federal vai contratar (ou já está contratando) cerca de 900 moças para auxiliarem as pessoas que têm direito a receber os auxílios emergenciais e que estão com problemas, estão nas filas e etc. Acredito que em Londrina também.

***

Se o leitor perguntar para estudantes mulheres de direito o que desejam ser quando se formarem, a resposta é quase uníssona: promotora, juíza ou delegada da PF, da Polícia Civil e da Receita Federal. E tem o detalhe: não precisam ter sido aprovadas na OAB, pois lá o exame é só para quem deseja realmente advogar.

***

Sabiam que o Brasil tem 850 faculdades de Direito devidamente autorizados para ministrar os seus cursos? E quantos de Medicina? O MEC falam oficiosamente em 410.

Estado soberano

O presidente Jair Bolsonaro diz que o “estado brasileiro é soberano”. Essa palavra soberano vem do Latim “superanus” e significa que é aquele que está acima de todos e não se subordina a ninguém.