Para Cris Negri o trabalho de um síndico é fundamental para a vida condominial. Atualmente não é mais exigido que o síndico seja um dos condôminos, pois a sociedade conta com a figura do síndico profissional, que é contratado sem vínculo empregatício, uma vez que é um prestador de serviço. Para ela, esse profissional deve trabalhar - e isso ocorre – visando eficiência na gestão do condomínio e planejando a redução de custos e melhor aproveitamento do orçamento. Diz ela que hoje em dia há diversos softwares de gestão para auxiliar nas tarefas do síndico e também a comunicação com os moradores. O que facilita a eficiência e transparência na administração. Entre as vantagens de um síndico profissional, a impessoalidade é uma das principais. Isto porque, em casos de conflitos internos, não haverá ligação emocional com nenhuma das partes. O sindico profissional é capaz de encontrar soluções ou alternativas que atendam primeiramente os interesses do condomínio como um todo. Garantindo que o patrimônio seja conservado e que as regras sejam cumpridas. A atuação do síndico é equivalente ao do gestor de negócios, uma vez que dentre suas funções está a preservação e valorização patrimonial do contratante. O síndico profissional elabora cálculos e previsões orçamentárias e evita surpresas. Mantém o condomínio em conformidade com a legislação, com a convenção, regulamentos internos e as deliberações feitas em assembleias. Com o profissionalismo acima de tudo, tais síndicos sempre buscam orçamentos viáveis, renegociam contratos, e tem conhecimento de mercado, pois sabem encontrar os melhores fornecedores, identifica os serviços necessários e realiza administração correta dos recursos. Conhece legislação e deveres de um síndico. A faixa salarial desse profissional depende da complexidade de cada condomínio. Deve-se levar em conta pontos importantes como número de unidades, de visitas necessárias, detalhes sobre áreas de lazer, se há funcionários próprios e terceirizados. Para Cris Negri, se alguem for analisar a fundo, o custo beneficio é altamente compensatório quando comparado ao pagamento das despesas e ou multas de gestão ineficiente. Quanto à função exercida pelo síndico morador, ela comenta que não é planejada, que os problemas são inúmeros, mesmo que muitas vezes não haja má fé, mas a inexperiência acaba saindo caro ao condomínio. Há no mercado atual grande oferta de síndicos profissionais e por isso vale a pena pesquisar e contratar um qualificado. Encerrando, Cris Negri lembra que o profissionalismo com respaldo administrativo, financeiro e jurídico está entre as principais vantagens em optar pela contratação de um síndico profissional.

Imagem ilustrativa da imagem Vantagens de ter um síndico profissional
| Foto: Divulgação

Cris Negri é síndica profissional em Londrina e está na foto com a também síndica Ana Losi

Campanha do Instituto A.Yoshii

Com a chegada do inverno, o Instituto A.Yoshii, entidade do Grupo A.Yoshii voltada à responsabilidade social, lança uma campanha para arrecadar agasalhos femininos, masculinos e cobertores. O material será doado para entidades locais onde a construtora atua nas cidades de Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas, interior de São Paulo. A campanha vai até dia 10 de julho , com objetivo de arrecadar mais de 600 peças. O ponto de coleta em Londrina é o showroom da A.Yoshii, que fica na Av. Madre Leônia Milito, 1.800 , na Gleba Palhano. Os doadores podem fazer o repasse dos itens já higienizados. Contudo, para garantir a segurança de todos, as doações serão manuseadas somente após cinco dias do recebimento. A entidade que será beneficiada no município é a Casa do Bom Samaritano, que há mais de 30 anos acolhe homens em situação de rua e alta vulnerabilidade.

No resort

Imagem ilustrativa da imagem Vantagens de ter um síndico profissional
| Foto: Divulgação

O Tayayá é a escolha de muitos londrinenses para o feriado desta semana, já que os turistas de Londrina formam o público número 1 do hotel em volume de hospedagens. O resort localizado em Ribeirão Claro, em uma região turística conhecida como Angra Doce, é reduto de diversas celebridades como a musa fitness Carol Borba, uma das principais influenciadoras digitais do país, com um canal de grande sucesso no Youtube

Morcegos estariam amedrontando os condomínios

Chegou a esta Coluna a informação de que vários morcegos foram vistos há algum tempo e na semana que passou também, nos telhados de residências de vários dos elegantes condomínios do Royal Golf Residence, do Royal Forrest, do Royal Tênis e etc. O que fazer com esses bichos perigosos, na ordem do dia, por causa da suspeita de ligação com o coronavírus, é o que perguntam algumas pessoas que moram nessa bonita e rica região da cidade. Sem dúvida, o novo cartão de visitas de Londrina. Quem fala a respeito: a secretaria de Saúde da Prefeitura? A delegacia do Ibama? A promotoria do meio ambiente? Quem vai ajudar com relação a esses bichos, que segundo se propala, vivem mais concentrados na Mata dos Godoy, o parque florestal da cidade, que foi conservado há anos pelos irmãos Godoy.

Há até do tamanho de um besouro

Segundo um professor doutor em animais da China, contratado, recentemente pelos governos de Singapura e da Indonésia para um trabalho conjunto sobre o que causou a atual pandemia, há morcegos de vários tamanhos: desde o de um besouro até o tamanho de um cachorro pequeno, do tipo “salsicha”.

O professor teria dito que sabe que os morcegos são o pai e mãe de muitos vírus, pois ele já apurou que os bichos têm centenas deles em seus corpos. O perigo é a pessoa levar uma mordida de morcego, que costumam habitar também telhados de edifícios altos, perto de piscinas também e etc. Depois, a pessoa precisa tomar doses da vacina. É um perigo para a vida de todos.

O dia em que um empresário espantou morcegos de uma casa de shows

Quando o telefone tocou na redação da FOLHA, ainda com o pessoal trabalhando até as duas da manhã, pois o jornal publicava colunas como “Última hora esportiva” e até os anúncios eram notadamente revisados, além das manchetes de primeira página serem up-to-night ( Nilson Rímoli, o diretor ) . Quando Santana, misto de repórter e motorista, atendeu, era um empresário, assinante da Folha, que contou o seguinte: três ou quatro morcegos invadiram a casa noturna e foram até alguns cômodos. Foi uma gritaria. Parou a música, parou tudo, até os garçons saíram correndo. Corajoso, o empresário mandou todos saírem , colocou fogo em duas vassouras e foi de encontro aos bichos. Que fugiram, alguns meio chamuscados. O susto foi grande. O show acabou e habitués do local foram dormir no ex-Hotel Berlim. E fica o conselho para todos: evitem dormir com janelas de quartos abertas. Nem sacadas de salas, por causa do calor. Os morcegos estão por aí, e na primeira oportunidade vão atacar.

Solidariedade

Imagem ilustrativa da imagem Vantagens de ter um síndico profissional
| Foto: Divulgação

A professora Ednalva Guizi, diretora da Coordenadoria de Extensão e Pesquisa do Inesul, está à frente de uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene com o objetivo de atender famílias com renda zero, cadastradas na Secretaria de Assistência Social em Londrina. A inciativa faz parte das ações do projeto Inesul Solidário. As doações devem ser entregues na av. Duque de Caxias, 1.290, onde fica a sede da faculdade. A professora Ednalva, junto com secretária de Assistência Social, já entregaram 29 cestas básicas. Ela solicita ajuda, pois relata que há mais de 30 mil famílias necessitando com urgência de alimentos. "Seja solidário e faça sua doação", diz a organizadora da campanha. Mais informações pelos telefones (43) 3379-2068 ou 99901-3094.

45 anos de atividades

Imagem ilustrativa da imagem Vantagens de ter um síndico profissional
| Foto: Divulgação

A imobiliária Delalibera está em festa, comemorando 45 anos de atividades em Londrina .O diretor e fundador da empresa, José Carlos Delalibera, durante todo esse tempo de atuação no mercado, também participou de diversas entidades de classe. Foi conselheiro do CreciI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), fundador e três vezes vice-presidente do Sincil ( Sindicato dos Corretores de imóveis de Londrina) e diretor do Secovi ( Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação, Administração de Imóveis e Condomínios), onde atua até hoje como presidente do pregão imobiliário, função que exerce há mais de 25 anos. Delalibera diz que essas experiências e conhecimentos adquiridos ao longo do tempo foram aplicados na imobiliária. Ele diz que se sente realizado como imobiliarista. Na foto, José Carlos Delalibera com Maria Valdete Viotti Delalibera

Imunidade

Imagem ilustrativa da imagem Vantagens de ter um síndico profissional
| Foto: Divulgação

O médico otorrino Murilo Henrique de Carvalho diz que faz uso do Broncho-Vaxom, de 7 miligramas, caixa de 30 comprimidos. Toma 10, deixa passar uma semana, toma outros dez, passados mais sete dias, toma os restantes 10. Diz ele que o remédio potencializa os linfócitos e aumenta a imunidade da pessoa. A venda do medicamento é sob prescrição médica. Vamos repetir o que ele disse na CNT: “O linfócito é a sentinela sempre alerta na porta do quartel humano”. A luta é para que o tecido pulmonar não seja atingido, para os alvéolos sejam protegidos do ataque do coronavírus. Murilo pede para que as pessoas protejam muito o nariz, que é a porta de entrada de todos os vírus. E que não cocem os olhos. E refirmou que a falta de ar desenvolve a pneumonite, que é a principal causa de morte das pessoas sob o ataque do vírus. Ele acredita na ajuda da dexametasona, já utilizada, até com outro nome, para combater dores. Médico e atleta, ele já participou de várias maratonas, inclusive duas em Nova York. E voltou a pedir aos fumantes: parem de judiar de seus pulmões!

Ladrões aprendem pela internet

a abrir cadeados e as fechaduras

A cidade começa a ser novamente assaltada e as tentativas de roubos se sucedem. A PM vai agir com rigor, dia e noite, já disse major Villa, comandante do 5º Batalhão em Londrina.

Os policiais e outros observadores de roubos na cidade comentam que os ladrões aprenderam a abrir fechaduras e arrebentar cadeados “porque tiveram e têm como professores o pessoal que ensina isso pelo Google, pelo Youtube.”

***

Os roubos de computadores no prédio de escritórios da Duque de Caxias, com a Bandeirantes deve ter sido de grupo de “ladrões de oportunidades”: aproveitaram que o edifício estava sem segurança, comentou um repórter que cobre fatos policiais, dizendo que eles tiveram o “trabalho facilitado” porque não havia guarda o prédio. Abriram todos os escritórios com grande facilidade. São “alunos aplicados da internet...” Vendem tudo, pelo preço que conseguirem, para comprar drogas!

***

Em uma loja de roupas femininas, os ladrões só não levaram as prateleiras e o balcão. Depenaram o que encontraram. Amigas da dona ouviram dela: “Vou fechar mesmo, pois além do coronavírus, temos também os assaltantes do nosso trabalho, do nosso patrimônio conquistado com muita luta”.

***

Os bandidos de toda espécie aproveitam para agir notadamente à noite, pois a maioria dos comerciantes não tem dinheiro para pagar seguranças.

Conta a história dos Estados Unidos que o presidente Franklin combateu o desemprego e miséria, em seu tempo da nação quebrada, contratando 3 milhões de pessoas para “reflorestar o país”. Em Nova York, o prefeito disse que vai contratar mais pessoas para plantar árvores em toda a cidade, na ilha e nos bairros. A ordem é combater o desemprego e evitar o crime, a fome, a desesperança.

***

A vacina que mais tempo demorou para ser feita, testada e aplicada foi a contra caxumba. Mas agora, a humanidade não pode esperar tanto tempo. A caxumba é a recordista até hoje. A propósito, quanto custa uma vacina para evitar a caxumba?