A jovem cirurgiã-dentista Manuella Prata Bianchini (foto) é graduada na Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduada em pacientes especiais pela Faculdade São Leopoldo Mandic em São Paulo e também especialista em odontopediatria pela Bebê Clinica da UEL, ela vem se destacando na profissão.

Imagem ilustrativa da imagem Uma jovem cirurgiã-dentista
| Foto: Divulgação

O homem das vitaminas está de volta

Após um longo tempo afastado, para se recuperar de um problema de saúde, Jorge Sekiama está de volta ao comando da Vitamina e Pastelaria Sergipe, o mais famoso ponto de venda de vitaminas naturais de Londrina. Agora ele atua junto com a filha Larissa. O local continua recebendo grande público todos os dias.

Corretores de Imóveis: é o dia deles

A folhinha assinala hoje o Dias Corretores de Imóveis, uma categoria das mais importantes para o desenvolvimento das cidades brasileiras. De Londrina, por exemplo, que é grande, porque os corretores fizeram a parte deles: trabalharam bastante e venderam, alugaram e continuam negociando os imóveis residenciais, comerciais e terrenos da cidade. Aquele abraço a todos eles, homens e mulheres.

Profissional de destaque

Imagem ilustrativa da imagem Uma jovem cirurgiã-dentista
| Foto: Divulgação

O professor Vilson Gomes da Assunção Junior, do curso de engenharia civil da UniFil, ganhou o prêmio Profissional de Destaque 2020, na categoria Educador, no concurso do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná. A premiação é anual, a partir da indicação de docentes pelas universidades e depois por votação aberta. O professor Vilson ministra aulas de Saneamento e Avaliação de Perícias de Engenharia. “Fico muito feliz com o reconhecimento. Lecionar é uma missão. É a atividade pela qual tenho paixão”, afirma. Ele também é engenheiro da Sanepar. O prêmio Educador do CREA – Regional de Londrina confirma o prestígio do professor e do curso da UniFil.

Santuário ultrapassando fronteiras

Adaptado à nova realidade, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina, transferiu parte de suas atividades para a internet. Entre elas, o tradicional curso de batismo para pais e padrinhos, agora realizado via Google Meet. Com recorde de inscrições, o curso atraiu gente de diversas estados e países. Entre os 220 participantes, há inscritos de Londrina, Maringá, Itajaí e Florianópolis (SC), Suzano (SP) e Guaíba (RS), além de Faro (Portugal).

BPW Brasil vai representar o Brasil no G20

A presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Londrina, Terezinha Esquiante, traz uma boa notícia para esta coluna: a Federação BPW Brasil foi oficialmente indicada pelo Ministério das Relações Exteriores para representar o Brasil no grupo de Mulheres EMPOWER do G20. O Empowerment and Progression of Women’s Economic Representation foi lançado em 2019, no Japão, durante o encontro do G20 para incentivar os avanços das mulheres como líderes empresariais. A primeira participação da BPW Brasil será dia 28 de agosto, na reunião virtual. Também em agosto, a BPW Internacional comemora 90 anos de fundação. “A Business and Professional Women é uma das redes internacionais de mulheres de negócios e profissionais mais influentes no mundo, com afiliadas em mais de 100 países nos 5 continentes”, informa Terezinha Esquiante.

Soluções em tecnologia

Imagem ilustrativa da imagem Uma jovem cirurgiã-dentista
| Foto: Divulgação

Gilson Peres Rosa (foto), diretor nacional da GPR Digital, criada em Londrina e que também opera em Maringá e Curitiba, comanda live nesta sexta-feira (dia 28), às 16 horas, para compartilhar a história de 15 anos de atividades, a nova identidade da marca e os planos de crescimento para o Brasil em 2021. Especializada em soluções de tecnologia para controle de ponto e de acesso, a GPR Digital cresceu com o avanço do reconhecimento facial, acelerado pela pandemia. Muitos condomínios, canteiros de obras e condomínios industriais contam com a tecnologia em Londrina, impactando cerca de 15 mil pessoas. Os totens com reconhecimento de uso de máscaras e checagem de temperatura também se tornaram realidade. “O reconhecimento facial veio para ficar. O processo de migração de tecnologias como biometria digital e cartões de aproximação para o facial é irreversível”, adiantou.

João Goulart, Caxias e
a paixão de Solano Lopes

Ontem os militares de todo Brasil dedicaram honras à memória do Duque de Caxias, o comandante das tropas brasileiras que derrotaram o Paraguai, na conhecida Guerra contra o país vizinho, sob o comando do general Solano Lopez, influenciado por sua esposa, uma dançarina de belle époque em Paris. Ela botou cabeça do paraguaio que ele deveria ser o imperador da América do Sul. Foi o presidente da República, João Goulart, que sucedeu a Jânio Quadros, que renunciou ao mandato, que determinou, por decreto, assinado em 1962, que 25 de agosto seria consagrado ao Duque de Caxias. Que nasceu em Caxias, estado do Rio, uma fazenda, no dia 25 de agosto de 1803. Quem lhe deu o título de duque foi Dom Pedro II, a pedido do Conde D´Eu, genro do imperador, e casado com a Princesa Isabel. Caxias é homenageado por duas cidades brasileiras, que lhe deram oficialmente o seu nome: Duque de Caxias, no estado do Rio, e Caxias do Sul, no RS. Em Londrina é nome de uma das mais importantes artérias da cidade, a avenida Duque de Caxias.

***

Não consegui saber ontem, ao certo, quantos bancários estão trabalhando nas agências em Londrina, mas uma dirigente me disse que, a grosso modo, cerca de dois mil e duzentos deles estariam em atividade reduzida, das 10 às 14 horas na cidade.