Um piano na Santa Casa de Londrina
Santa Casa de Londrina é um dos raros hospitais que tem um piano à disposição de médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e visitantes
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 04 de outubro de 2024
Santa Casa de Londrina é um dos raros hospitais que tem um piano à disposição de médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e visitantes
Oswaldo Militão 

Com o sugestivo aviso "Pianista, compartilhe sua música", a Santa Casa de Londrina é um dos raros hospitais do país que tem um piano à disposição de médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e visitantes. O instrumento de fabricação alemã foi doado por iniciativa do hemodinamicista Milton Neves, Chefe do Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa, e pela gerente da Hemoiscal , Ângela Caproni. “Estudei piano quando criança. Tenho duas irmãs que estudaram 9 anos o conservatório e tocam muito bem. A família é de pianistas. Desde que o hospital foi reformado, pensamos em doar um piano para trazer música e mais alegria a Santa Casa“, conta o Dr .Milton Neves. A primeira apresentação ocorreu durante a festa dos dos 80 anos da Santa Casa, quando o oftalmologista Willian Procópio tocou para os presentes. Dr. Milton e Ângela Caproni (foto) estimulam que mais pessoas experimentem o piano. O som das teclas renova o ambiente e só traz energia positiva. Uma inciativa digna de aplausos e elogios.
A COAMO é a primeira do Estado no Anuário do Valor com receita liquida
A Diretoria, os cooperados e funcionários da COAMO, de Campo Mourão, estão festejando classificação dessa grande Cooperativa no Anuário do "Valor 1.000", recebendo a premiação como primeira colocada no ranking estadual, com "receita liquida". No Brasil todo, ela é a 47ª colocada, portanto somente 46 empresas brasileiras à frente da Coamo, e isso entre públicas, tipo Petrobras, e multinacionais. O presidente
José Aroldo Gallassini, o criador da Cooperativa, está eufórico com os resultados alcançados, comentou com a Coluna, seu assessor, Ilivaldo Duarte de Campos. Gallassini e sua diretoria administram as atividades e produções de 32 mil cooperados em 75 municípios de três estados: Paraná , Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
São mais de 32 mil cooperados, em 75 municípios do Paraná, de Santa Catarina, e do Mato Grosso do Sul. Na assembleia realizada em fevereiro último, a Coamo aprovou investimento para 3 anos, de 3,5 bilhões de reais, sendo o maior valor de 1,7 bilhão para a nova indústria de etanol de milho. A previsão é que seja inaugurada no segundo semestre de 2.026.
Com o milho, a Cooperativa "fecha a cadeia, soja, trigo e milho". No último dia 16 de agosto, a Coamo lançou moderna indústria de rações, operando 500 toneladas dia. Na história da Coamo, com José Gallassini como seu idealizador e comandante, vamos lembrar que ela nasceu em novembro de 1970. Em 71, já processava a soja, procurando ganhar rendas para seus cooperados.
Em 75, estava com seu moinho de trigo funcionando. Em 2023, a Coamo recebeu o recorde de 9,96 milhões, isto é, 3,1 por cento da produção de grãos no Brasil!
Tese de doutorado

No último dia 27 de setembro, a professora do Departamento de Direito da UEL, Nelia Edna Miranda Batisti, defendeu a sua tese de doutorado intitulada “Norma Jurídica sob o Enfoque da Crítica Genética e das Interações Discursivas: Gênese de Elaboração das Normas de um Plano Diretor”. A tese foi orientada pela Professora Doutora Edina Panichi, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL – PPGEL. Na foto, estão o Dr. Leonir Batisti, a agora doutora Nelia Edna Miranda Batisti e a Professora Doutora Edina Panichi.
Nova Coleção
Chegou em Sinézio Magazine as novas coleções de roupas da Dudalina e da Pierre Cardin. Com vários cursos superiores programado formaturas, é tempo de seus formandos ir escolhendo ternos e camisas.
Dia de São Francisco
Hoje é comemorado pela Igreja Católica o Dia de São Francisco, o santo que se dedicou ao amor pelos animais e pela natureza. A Oração de São Francisco é a mais conhecida e rezada entre os católicos. "Paz e Bem!" é a saudação entre os franciscanos.
Motivadas pelo curso de Psicologia

As diversas linhas de pensamento, de análises e de conhecimento sobre as pessoas são potenciais que motivam Maria Eduarda Almeida e Raquel Molina, na faculdade de Psicologia da UniFil. Alunas do 3º ano, destacam as oportunidades que o curso proporciona para uma formação que amplia as oportunidades na profissão, com prática na clínica escola, parcerias para estágios, professores qualificados e o prestígio da Psicologia - um das primeiras graduações da UniFil que se mantém atualizada e respeitada em todo o Brasil.
Um trabalho elogiado
Vários londrinenses vem participando de reuniões na Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, para ajudar pessoas a se livrarem dos vícios em bebidas alcoólicas e com o uso de drogas. Um trabalho elogiado por todos.
É ASSIM QUE ACABA
Entre as atrações da Net está o filme "É assim que acaba", que é magnifico, pela história (baseada no original do livro) e pelo colorido das imagens de flores e locais. Se puder, veja esse filme. Se você tem filha, veja junto com ela.
******
Zubeldia e o Boca - A equipe do Boca Juniors não esconde que fará uma tentativa de contratar o técnico argentino Zubeldia, atualmente no São Paulo.
Bola para Crianças
Quem vende brinquedos deveria divulgar melhor as atrações para a presentear a garotada. Uma bola, por exemplo incentiva meninos e meninas a praticarem esportes.
Tira-los da frente das telas, dos jogos que viciam, é mais do que importante. Com uma bola muitas crianças brincam juntas. O que é sempre ótimo para todas.
Eder Jofre
Fez dois anos, no dia 2 de outubro, do falecimento de Eder Jofre, o maior pugilista brasileiro dos pesos galos, campeão mundial duas vezes. Kid Jofre, seu pai, foi seu treinador. As luvas de Eder Jofre estão no Museu do São Paulo FC, pois ele era torcedor e sócio do tricolor. A convite do presidente Paulo Vasconcelos (ex-dirigente do Bradesco em Londrina), eu e o hoteleiro Roberto Vezozzo estivemos visitando o local. Onde estão também as sapatilhas de Ademar Ferreira da Silva, o bicampeão olímpico do salto triplo.
¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina


