Notícia de ultima hora, na madrugada de 14 de junho, sob frio e chuva: o Criador acaba de convocar o jornalista Walmor Macarini para seu timaço do Céu! Fico imaginando com que alegria e aplausos João Milanez, o tio que o trouxe em 1955, de Meleiro para Londrina, e os amigos Nilson Rímoli, nosso professor na FOLHA, seu irmão e conselheiro redator João Rímoli, Abraão Andery, do esporte, Geraldo Ferreira, do comercial, de Carlos da Silva, de Nando Milanez, seu tio, de Estélio Feldman e outros tantos. Somos do tempo em que a Redação da FOLHA só tinha homens, até 1975, que trabalhavam até após a meia-noite, muitas vezes até 2 da madrugada. Depois íamos repartir um pedaço de torta, de pizza, sanduíche de mortadela, de lasanha, no bar do seu Torraca e etc. Hoje, junto com os demais colegas que se foram, fica a saudade de Walmor Macarini, o catarinense-londrinense que sem saber quem eu e minha mãe éramos, a tratou muito bem, quando ela falou com ele no Lar Hotel, onde morava, sobre um lugar para eu, que vim estudar, passar a morar. Ficamos amigos no mesmo quarto e dali em diante, anos e mais anos de trabalho, de troca de ideias, de vida nesta cidade querida, que adotamos como a nova terra. Walmor Macarini foi meu companheiro de quarto, depois de prédio, no mesmo andar, no restaurante Franz Hotel, do amigão Franz Hesselman, onde a gente almoçava, tomava café, jantava e fazíamos amigos. Nunca mais esqueci dos jantares dançantes no Country Club, com nosso chefe Nilson Rímoli à frente do grupo de cinco, às vezes seis amigos. Muita história e pouco espaço para contar. O que vimos e passamos juntos na FOLHA daria um belo livro. Walmor Macarini herdou de Nilson o comando da Redação. Cargo que honrou enquanto esteve à frente. Foi um baluarte na defesa da liberdade de expressão, da Imprensa em geral, mesmo durante a Revolução Militar. Foi preso (e solto em seguida) três vezes pela Polícia Federal naquela época. Aprendi muito com ele, um autodidata, um dos três melhores textos do Jornalismo do Paraná todo, de onde é Cidadão Honorário. A última vez que almoçamos juntos foi com Roberto Vezozzo, no Hotel Bourbon, quase no final do ano passado. Já meio adoentado, mas sempre um espiritualista esperançoso e convicto. Perguntou-nos: por que esse almoço para mim? Resposta nossa: porque você merece, cara, as homenagens de quem ama a liberdade, de quem tem a vida como a grande dádiva de Deus, como é o seu caso. Walmor Macarini: obrigado por tudo que fez por mim, um garoto de 15 anos que chegou à FOLHA, em 1956, e que ainda nela está aos 84! Que o Criador cuide de sua família. Aquele abraço e até quando Deus quiser!

Aniversariando

ESTÃO COMEMORANDO aniversário: Kitty Barros, Sueli Camarani da Silva, Ana Flávia Negro, Meyre Eiras, Doan Gomes, José Luiz Scoppetta Schietti, Fátima Favoretto, Sérgio Bahls (pai da famosa Nicole Bahls) , Denise Monteiro Corbett, Luiza Helena Pietrobom e Maria Helena Monteiro de Carvalho.

****

O JORNALISTA Marcelo Militão, filho e companheiro de trabalho, aqui, na TV CNT e na Spolight, aniversariou ontem, dia 14. Aquele abraço, muita saúde, e que Deus te guie sempre!

No Miss Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Um Jornalista que honrou a chefia de Redação da FOLHA
| Foto: Divulgação

A bela Lara Fernanda Neri Santos é manequim e modelo. Ela está fazendo exercícios físicos e treinando passarela, visando o Concurso Miss Londrina. Já fez a inscrição na categoria Pré-Teen. Lara também participou de um ensaio fotográfico na GC Produções, com o fotógrafo Miguel Rodrigues. A produção teve look da Mells Boutique, cabelo de Claudia Ferraz e maquiagem de Margarete Machado.

Festejando com Viviane Cardoso

Imagem ilustrativa da imagem Um Jornalista que honrou a chefia de Redação da FOLHA
| Foto: Divulgação

Comemoração das mais animadas marcou o aniversário de Viviane Cardoso no Villa Fontana da Av.Higienópolis. Na foto , a aniversariante com a filha Gabriela (em primeiro plano), tendo ao lado Luciana Sapia, Cássia Oliveira, Adriana Borges, Marcelo Babóra, Rafael Sapia, Pio Gomes e Mauricio Cardoso. Uma noite em alto astral.

Cartola, a Camisa e Canção

Uma fábrica e loja de camisas que fez sucesso em Londrina: a Cartola. Até hoje tenho, após mais de 20 anos, uma camisa para o frio, que ganhei dela, que outro dia coloquei e amigos queriam saber onde comprei. Deixou saudades. Que Deus tenha os seus sócios e criadores que se foram. Mas lembrei-me, então, do compositor Cartola, da Mangueira, autor de sucessos musicais, ele que também já está no Céu. Ele compôs e cantava: “Preste atenção meu bem, a vida é um moinho, que tritura os nossos sonhos e os transforma em pó!”

****

EDIÇÃO de fim de semana da FOLHA: Não tem como deixar de ler Domingos Pellegrini e Célia Musilli. Sempre aquela notável sequência de textos de prosa poética e de poesia.

Loja nova com cartas Pokémon

Imagem ilustrativa da imagem Um Jornalista que honrou a chefia de Redação da FOLHA
| Foto: Divulgação

A inauguração da loja PlusPowerShop (Avenida Maringá, 375) ficou movimentada de fãs e treinadores Pokémon. Até mesmo os pais das crianças que foram ver o Capitão Hunter elogiaram a loja, que trabalha com cartas Pokémon, Magic The Gathering e Yu-Gi-Oh!, além de fichários e pastas para organizar coleções . Quem foi ao local pôde conversar e tirar foto com o youtuber Capitão Hunter. Ganharam um desenho feito por ele no fichário de cada criança. Na foto de André Gazolli, o anfitrião Alex Silva , Capitão Hunter e o ex-jogador Germano

Fundador do Hospital INC é homenageado na República Checa

Imagem ilustrativa da imagem Um Jornalista que honrou a chefia de Redação da FOLHA
| Foto: Divulgação

O neurocirurgião Dr. Ricardo Ramina (foto), sócio fundador do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), recebeu o título de Professor Honoris Causa da Associação Médica da República Checa - Czech Medical Association J. E. Purkyně. A homenagem foi entregue ao médico curitibano pelo Dr. Eduard Zvěřina, professor da Universidade de Praga durante uma solenidade no Congresso MASSIN - Madjid Samii Society ofnternational Neurosurgeons, que ocorreu no final de maio, em Praga. O Dr. Ricardo Ramina foi o único médico a receber esse reconhecimento no Congresso MASSIN, evento internacional que reuniu neurocirurgiões da Europa, Ásia, Estados Unidos e Brasil. Referência mundial em Neurocirurgia, Dr. Ramina é autor de sete livros e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Alemã de Neurocirurgia.

Um sem-terra profissional!

O TRIBUNAL de Justiça de São Paulo revogou a prisão de José Rainha, o conhecido “líder de sem-terra" no Oeste Paulista, Pontal do Paranapanema e até o Noroeste paranaense. Estava detido, acusado de extorsão contra produtores rurais e outros empresários. Em sociedades rurais, faz tempo, ele é apontado como “sem-terra profissional”.

A valente ex-UDR de Londrina

LONDRINA já teve uma UDR regional histórica, valente, que atuava firme na defesa histórica do direito à propriedade rural. Foi presidida por Olavo Godoy, e dirigida por Nagib Abudi e outros saudosos produtores rurais.

HOJE EM DIA, se ameaçarem invadir terras na região, qual é a entidade ou quais autoridades que defenderão os produtores rurais?

No interior paulista

VEM AÍ a GWM, uma marca chinesa que, afirmam seus diretores, deseja fabricar 100 mil veículos por ano, aqui no estado de São Paulo. Por que não vem para o Paraná, que é vizinho, de posição geográfica muito boa? Como cantava Geraldo Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”

Inovação nas graduações de saúde

A anatomia do corpo humano numa plataforma 3D que permite movimentos de 360 graus, ampliação de imagens e detalhamento de órgãos, tecidos, células, membros, sistemas e outras funções do organismo. O ambiente digital reproduz informações com perfeição , garante armazenamento de novos dados e facilita interação de alunos e professores. É mais uma inovação da UniFil nas graduações da área de saúde, ampliando as possibilidades de aprendizado nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Radiologia, Podologia e em Medicina Veterinária. "É um avanço no ensino de saúde trazer para Londrina a plataforma 3D utilizada em países de primeiro mundo e poucos centros do Brasil. Investimos e saímos na frente porque queremos formar os melhores profissionais", diz o reitor Eleazar Ferreira. A ferramenta reúne milhões de dados que são acessados em telas de 65 polegadas, sistema 4K, alta definição, touch screen, dispositivo remoto, visualização em todos os ângulos, aproximação e outros recursos. A UniFil está com inscrições abertas para o vestibular de julho com mais de 50 opções de cursos presenciais, híbridos e na educação a distância. Informações www.unifil.br ou (43) 3375.7474.

Coordenadora de Psicologia Patrícia Vaz de Lessa mostra como é possível detalhar o cérebro no ambiente digital
Coordenadora de Psicologia Patrícia Vaz de Lessa mostra como é possível detalhar o cérebro no ambiente digital | Foto: Divulgação
Coordenadora de Fisioterapia Heloísa Tsukamoto em frente a uma das plataformas 3D para interação dos alunos
Coordenadora de Fisioterapia Heloísa Tsukamoto em frente a uma das plataformas 3D para interação dos alunos | Foto: Divulgação

O melhor de Deus

O melhor “Ser” que Deus colocou na Terra é o cachorro!. Dito pelo radialista Milton Neves, pela Rádio Bandeirantes, aquele que quando do programa sai, diz que “o Ibope cai...”

****

UM BOM negócio para o comércio do setor será vender baterias para carros elétricos. É só aguardar um pouco mais.

****

A PIPOCA DOCE mais saborosa é aquela vendida, há tempos, aos domingos, no contorno da praça do Aeroporto de Londrina. Quentinha, não há quem resista.

*****

A GOIABADA Cascão que tem maior procura na Mercearia Irmãos Furuta é a de Minas Gerais, que vem de produtores diversos. Além de outros doces das Alterosas.

Tintas nos muros para encobrir a malvadeza!

SUGESTÃO para a direção do Hugo Simas e demais estabelecimentos escolares anexos: negociar com alguma empresa de tintas a pintura de seus muros, em troca de alguma publicidade. Isso para tentar evitar a borralheiras que fazem os desocupados, pichando seus muros, com total irresponsabilidade...

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina