Tripla comemoração para a família Hauly
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
Oswaldo Militão
Para a família Hauly, pioneira no Norte do Paraná com a chegada de Salomão e Jamile em 1933, o dia 10 de dezembro merece tripla comemoração: pelo 86º aniversário de Londrina, pelos 86 anos de nascimento de Nagila Hauly, a primeira cidadã oficialmente registrada em um cartório da cidade, e pelo 87º aniversario da chegada dos Hauly. O casal teve oito filhos (Emil, Nagila, Jorge, Anwar, Aparecida Helena, Henry, Eduardo e Luiz Carlos). Todos se casaram e hoje seus descendentes passam de cem. Irmão caçula, o economista e ex-deputado Federal Luiz Carlos Hauly lembra que Nagila, desde criança, faz parte da história de Londrina tendo sido homenageada em muitas inaugurações e comemorações de aniversário da cidade. Na foto tirada em 1950, Anwar, Georges, Chucli( irmão de Salomão), Emil, Nagila, Jorge; e sentados, Khaukhi , Wajdi, IBraim, Zara, Jamile com Luiz Carlos no colo, Salomão, Aparecida Helena , Henry e Eduardo
Por uma Londrina mais bonita
Londrina reelegeu o prefeito Marcelo Belinati, com número recorde de votos, que dificilmente será batido, pelo menos nos próximos anos. Reeleito pelo trabalho dele à frente do Executivo, pela seriedade e por grande parte de promessas cumpridas. Uma delas, de “tornar a cidade mais bonita”, com mais com mais ruas asfaltadas, novas, vias duplas tão necessárias, e nenhuma ameaça de ação por qualquer ato inoportuno ou errado, Marcelo Belinati terá mais quatro anos para tornar a cidade melhor ainda. Mas, caro prefeito, a cidade que está aniversariando hoje ficaria muito mais bonita se conseguisse evitar que o centro (o Calçadão da Avenida Paraná, entre as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, já se estendendo para a João Cândido), nesta terra onde você nasceu, e vai comandar pela segunda vez, tenha uma “cracolândia”, como São Paulo e outras localidades brasileiras. Veja bem: esta terrível situação de traficantes venderem drogas para pessoas abandonadas pela sorte, por seus familiares, e que parecem ter perdido todas as esperanças de uma vida mais saudável, por causa do vício a que foram levados. “Cracolândia” parece que já tornou-se uma espécie de franquia em cada cidade com mais de 200 mil habitantes.
O agente transmissor (o traficante, no caso) precisa ser isolado, de alguma maneira. Sem ele, uma cracolândia não cresce. Nota-se que aqui, como nas demais cidades, que agentes de saúde e policiais parecem não se importar muito com a situação. Porque julgam que os viciados não têm mais jeito. Mas cabe à administração e a cidade como um todo agir a respeito. Caso contrário, mais filhos de famílias londrinenses continuarão ameaçados. Saúde e segurança pede Londrina em seu aniversário neste 10 de dezembro. São flagelos que poderão invadir mais ruas, lares e residências dessa cidade querida!
ENTRE TINTAS E PINCÉIS
Entre telas, tintas e pincéis, a artista Sonia Kattanio( foto) se realiza todos os dias. A paixão surgiu na infância e ao longo dos anos ela se dedica às técnicas de tinta à óleo, acrílica e aquarela sobre diversos temas , principalmente a natureza. Agradecida pelo dom que considera um presente, a artista compartilha o conhecimento em aulas teóricas e práticas. "Meu maior desejo é continuar espalhando alegria através das pinceladas cheias de cores e emoções que se traduzem nas obras expostas em meu ateliê, no Shopping Quintino", comenta.
Está entre as 500 maiores empresas do Sul do Brasil
A Adama, companhia com papel de destaque em uma das maiores holdings do agronegócio global, foi reconhecida, pelo Grupo Amanhã, como uma das 500 Maiores do Sul do Brasil, neste 2020, na 55ª posição do ranking. Na avaliação das 100 Maiores do Paraná, a empresa ficou na 21ª colocação. A 30ª edição do projeto do Grupo Amanhã tem apoio técnico da PWC, uma das mais importantes auditorias do mundo. "É motivo de muito orgulho estar entre um grupo seleto de empresas que fazem a diferença na região Sul, colaborando com o desenvolvimento e crescimento da região", afirma Romeu Stanguerlin, CEO da Adama, que está há 50 anos em Londrina.
‘BoadeAgro’
Com o slogan Londrina é #BoadeAgro, a Adama, com sede em Londrina há 50 anos, homenageia a cidade esta semana pelo seu aniversário. Uma campanha, criada especialmente para a ocasião, vem sendo veiculada nas redes sociais da empresa e nas mídias da cidade. "Em cada dia da semana estamos relembrando o forte vínculo de Londrina com a agricultura. A paixão pela terra, a própria terra roxa, o agro como fortaleza e bandeira e o futuro que a cidade, assim como nós, uma empresa do agronegócio, semeamos aqui", afirma Lydia Damian, gerente de comunicação e publicidade da Adama.
CERIMÔNIA DE POSSE
A Inesul realizou, dia 2 de dezembro, a cerimônia de posse dos comitês de Privacidade, Saúde e Secretaria digital da faculdade. A direção desejou muito sucesso aos integrantes dos comitês nessa nova empreitada. Na foto, durante a posse, Edinalva Miranda Guizi, Terezinha de Fatima Sanches, Suellen Aparecida Dizarro,, Maria Lúcia Vicenty Buzato, Ingrid Eliani Moraes da Silva e Adelio Oliveira Filho
Cachorro-quente em Londrina
O londrinense Arnaldo começou a vender seu cachorro-quente em um carrinho, junto ao muro do Colégio Estadual Vicente Rijo, há mais de 20 anos. Seu negócio deu mais do que certo. Hoje ele continua crescendo, já em suas duas grandes lojas na cidade. É quem mais vende cachorro-quente em Londrina e região. Tem mais de 20 entregadores, cada um fazendo de 20 a 30 viagens por noite, notadamente, na cidade, na Warta, em Ibiporã e em Cambé. Me disseram que maior do que o que o volume de cachorro-quente do Arnaldo´s só uma empresa de Curitiba.
Hotel Rafain
Fechado há meses, em virtude da pandemia, o sempre elogiado Hotel Rafain, que fica na entrada de Foz do Iguaçu, está preparado para sua reabertura, deixando felizes os amigos de Neuso Rafagnin, como Jorge Luis Guirado, que me deu a informação.
ANIVERSÁRIO
Juelso Milanez recebendo os cumprimentos nesta quinta-feira (10/12) pela comemoração dos seus 70 anos. Milanez adora jogar bocha e é torcedor do Santos. Natural de Meleiro (SC), veio para Londrina há mais de 40 anos para trabalhar com o tio João Milanez. Na Folha de Londrina atuou por muitos anos como contato publicitário, depois gerente comercial das rádios Folha e Igapó. Nos últimos anos atuou no mercado imobiliário na Imobiliária Cruciol. Na foto, o aniversariante com o filho, o advogado Lucas Costa Milanez.
MÚSICA
O cantor, compositor e professor de canto João Nakao (foto), uma das revelações da cena musical londrinense, apresenta suas mais recentes composições na live “Invisível Canções Autorais ", dia 13 de dezembro, às 19h. A live terá participação do violonista Gustavo Gorla e pode ser vista no canal do Youtube do artista. O projeto “Invisível Canções Autorais” tem patrocínio do Promic e apoio da Rádio UEL FM
O remédio que pode 'fazer nascer bigode' em mulheres
Um famoso médico londrinense, ex-professor da UEL, me disse que um dos remédios para controlar pressão arterial pode 'fazer nascer bigode nas mulheres'... Com a palavra autoridades no assunto. Mas observem mais esta: como pode uma pessoa que ganha salário mínimo, ou depende da pouca renda do marido, comprar remédio para equilibrar a pressão arterial, como por exemplo o Zanidip, que custa 130 reais na farmácia!?
Mercado Shangri-lá
A Câmara Municipal deveria deixar a discussão sobre os destinos do Mercado Municipal Shangri-lá para os próximos legisladores, que assumem dia 1º de janeiro de 2021. A Cohab precisa pensar melhor no seu desejo quase incontido, há meses, de vender um dos pontos de atração turística da cidade. Dos poucos que temos, que tem vida própria, que atrai as atenções de pessoas de cidades vizinhas e etc. Prefeito Marcelo Belinati: você que conhece o mercado, lá esteve várias vezes, sabe que a cidade ama o local
***
Livro procurado por advogados e estudantes de direito em livrarias do país: “Sem data vênia”, de autoria do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal
3 mil reais por uma vacina
O Brasil precisa de 400 milhões de vacinas, pois somos 200 milhões de brasileiros ou até mais, e será necessário o dobro delas. Mas – pasmem - já há gente formando agências para levar brasileiros, que possam pagar as despesas de viagem, a países que estarão vacinando brevemente, ao preço de 3 mil reais cada vacina...A cloroquina foi comprada rapidamente pelo governo federal, e sem aprovação da Anvisa. Nem tomaram conhecimento dela. Mas e agora: vão comprar as vacinas, seja da Inglaterra ou dos EUA, quando? O governo federal precisa se mexer, não só criticar o governo estadual paulista. Vacina de Oxford ou da Pfizer, por favor, já. Agir o mais rápido possível, já que ministro da Saúde sempre foi elogiado pelo seu preparo em logística... Mas está devagar, dando a impressão que espera ordem superior. Uma vez que Brasília quer ver vacinas da China pelo binóculo, bem longe daqui, mesmo porque é mais cara que as demais. O que fala à boca pequena, no Palácio do Planalto, é que o governador João Dória, de São Paulo, teria assinado contrato devendo pagar 15 bilhões de reais pelas Coronavac chinesa!