Três governadores na Expozebu
Os olhos do agronegócio internacional estão voltados para Uberaba, Minas Gerais
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 04 de maio de 2023
Os olhos do agronegócio internacional estão voltados para Uberaba, Minas Gerais
Oswaldo Militão
Os olhos do agronegócio internacional estão voltados para Uberaba, Minas Gerais. O Parque Fernando Costa foi palco da abertura oficial da 88ª edição da ExpoZebu, no dia (29). A solenidade de abertura teve a presença dos Governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de Goiás, Ronaldo Caiado, além de 20 senadores e deputados estaduais e federais. É a primeira edição da feira realizada sob a presidência do londrinense Gabriel Garcia Cid (na foto com os governadores). Ele ressaltou o papel fundamental desempenhado pela agropecuária no cenário nacional e o trabalho realizado pela Associação. "Somos uma entidade com mais de 24 mil associados e nossas decisões, posicionamentos e serviços impactam positivamente cerca de 15 milhões de produtores, em mais de 5 milhões de propriedades rurais em todo o país”, disse Gabriel Garcia Cid
Despedida em Curitiba
Jantar dos mais prestigiados marcou a despedida da Dra. Susana Pereira, vice-cônsul de Portugal em Curitiba. Ela vai retornar a Lisboa. Na foto, presentes ao evento, Cássia Martins, Dra Susana Pereira, Antônio Lourenço Martins (Cônsul de Portugal em Londrina) e sua esposa Mitue Martins
O MUG de Simonal e o sucesso no Kaneco
Na Londrina dos bons tempos de shows em clubes e no Kaneko (hoje a garagem ao lado da Igreja Metodista), a apresentação de Wilson Simonal, durante os anos 70, foi um dos maiores sucessos na cidade. Edson Gradia, Zezé, Tucalo e mais dois sócios, que não me lembro dos nomes, promoveram o espetáculo com o cantor que recebia talvez o maior cachê do país. Simonal tinha um mascote, o “Mug”, que trazia sorte, diziam seus empresários. Deixou alguns, um dos quais para esta Coluna, segundo Gradia. Só fui ver Wilson Simonal cantando novamente em Londrina no Carnaval do Londrina Country Club, contratado pelo presidente da época, o saudoso Betinho Monteiro. Cantou também nas duas matinês do Country. Isso, já depois de ele ser solto da cadeia. Era tempo do “regime militar” no Brasil, e Simonal foi apontado como “dedo duro”. Jornais, telejornais, revistas e alguns cantores, liquidaram com sua carreira. O cantor foi quem “pagou o pato”. Quem desejar conhecer e verificar se foi ou não alvo ou vítima de “fake news” daqueles anos 20 é só sintonizar filme sobre sua vida na Netflix.
X Fórum de enfermagem
De 8 a 11 de maio será realizado o X Fórum de Enfermagem da Inesul. O evento terá lugar no auditório da Faculdade, das 19h às 22 horas. O Fórum acontece durante a Semana da Prevenção e Tratamento de Lesões por Pressão. Entre os palestrantes, a enfermeira estomaterapeuta Thalita Figueiredo, a enfermeira estomaterapeuta Ângela Munhoz, o coordenador de enfermagem da Inesul, Alexandre Casonatto, e a enfermeira estomaterapeuta Thais Safranov Giuliangelis. Inscrições na secretaria da Faculdade ou pelo watts 98415-6642. O Fórum tem o apoio da Avanti Medical, Hartmann e TEGUM.
Arquitetura e urbanismo
Criatividade, técnica, sensibilidade, conhecimento para o melhor aproveitamento de recursos naturais, funcionalidade, bom gosto e toda dedicação para formatar ideias e projetos que levem beleza e proporcionam bem-estar às pessoas. São habilidades que alunos de Arquitetura e Urbanismo da UniFil desenvolvem na prática durante o curso, reconhecido como um dos mais conceituados do Paraná. O corpo docente reúne talentos que sabem bem como é o mercado e acompanham as tendências do universo da arquitetura. Na foto, um grupo de professoras da UniFil que interage e garante todo suporte aos alunos: Caroline Waldhelm, Eli Okubo, Juliana de Farias, Raquel Salla, Carla Caires e Esther Audibert.
Jornada de Neurocirurgia
A Jornada de Neurocirurgia SONEPAR/SONESP, que nasceu com o objetivo de fomentar o que há de mais atual e relevante em neurocirurgia, será realizada nesta sexta e sábado no hotel Golden Blue em Londrina. O evento com DNA diferente já é uma referência na área médica. É um local de network e de aprimoramento profissional, onde o que há de mais moderno é apresentado para ser replicado em diversos locais. Entre os palestrantes confirmados o dr. Luís A. Borba (foto) de Curitiba, referência na área. Na coordenação da importante agenda, os anfitriões dr. Adelmo Ferreira, dr. João Luís Bandeira e dr. Koji Tanaka. A organização fica por conta da agência Degrau.
Ex-narrador critica política empresarial
Jorge Vinicius ex-narrador esportivo da equipe da rede Globo, dispensado entre outros, disse ao podcast “Parlando de Palmeiras”, segundo a Joven Pan News, que a emissora agora só contrata “quem não é branco e mulheres e homossexuais”. Falou que não é racista, que admira gente de talento como foi Glória Maria e como é o apresentador de noticiário Heraldo Pereira. Disse que não pode admitir injustiças contra pretos, brancos, amarelos e etc. Acha que a Globo faz isso porque vai pagar salários menores para os novos contratados. Isso que Jorge Vinicius disse já ouvimos de algumas pessoas em Londrina: que a nova direção da Globo está economizando.
Mas no BBB23, embora considerado fraco pela “mídia geral”, deu a ela faturamento de mais de 35 milhões de reais.
EM matéria de audiência a Globo aposta alto na volta de reportagens policiais especiais, semanais, agora com Pedro Bial, e na nova novela, com Tony Ramos no papel de fazendeiro vilão.
A história está sendo produzida pelo competente Walcyr Carrasco, que vinha escrevendo artigos bem interessantes para a revista Veja.
Assaltos de cadeirante
No Rio Grande do Sul acontece coisas que até Teixeirinha acreditaria, se vivo estivesse: um homem, cadeirante, foi preso, porque em três vezes, em três dias, assaltou pedestres na cidade de Santa Maria. Gaúchos ficaram boquiabertos!
Culto ecumênico na Viação Garcia/Brasil Sul
Para comemorar o Dia do Trabalhador, em 1º de maio, a Viação Garcia e Brasil Sul realizaram um culto ecumênico de ação de graças na última quinta-feira, na sede da empresa em Londrina. O evento contou com as presenças do pastor Pedro Leal e do padre Ademar Lorenzetti, reunindo os colaboradores e também o presidente José Boiko e o vice-presidente Estefano Boiko Jr. Nas demais garagens da empresa a data também foi celebrada, com um café da manhã. Na foto, Estefano Boiko Jr, Pastor Pedro Leal, Padre Ademar Lorenzetti e José Boiko
Novo livro em Campo Mourão
“Férias no Campo” é o livro infantil que a escritora Silvia Fernandes, integrante da Academia Mourãoense de Letras, lança nesta quinta-feira (dia 4), às 18h30, em solenidade na Estação da Luz “Dom Eliseu Simões Mendes”/Biblioteca Municipal “Professor Egydio Martello”, em Campo Mourão. Editada com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a obra tem ilustrações do mourãoense Tiago Silva.
Leitor opina sobre filhos
OPINIÃO do leitor Bimbo Novaes: “Enquanto o Brasil não sugerir ou limitar mesmo o número de filhos para dois ou três por família, o Brasil dificilmente conseguirá livrar o seu povo da fome!”
ADENDO da Coluna: A Televisão tem mostrado mulheres abandonadas por maridos ou companheiros, que ficam com quatro, cinco, seis filhos e às vezes até neto para cuidar. Sabe Deus como !!!
VAMOS acrescentar: Igrejas e políticos já se manifestaram contra, certa vez. Tem lá suas razões, seus interesses.
****
CURITIBA NA BERLINDA: Partidos políticos da Capital paranaense já falam na sucessão municipal de Curitiba. Um dos mais prováveis candidatos é um neto do ex-governador Paulo Pimentel.
O goleiro da seleção tri-campeã
e por onde andaria Ado Stinguen
O jornalista João Saldanha, botafoguense apaixonado, foi o técnico da seleção brasileira de 1970, que convocou os jogadores, e entre eles, o goleiro Ado (Eduardo Stinguen) do Londrina, que Saldanha viu jogar aqui no Vitorino Dias, contra o Coritiba. Em verdade, ele veio ver o goleiro do time de Curitiba, de quem falavam muito bem, mas gostou de cara do jeito de Ado, da postura dele na meta e não deu outra. Ado foi chamado para ser o reserva de Félix, do Fluminense, indicado como titular. Zagalo, que substituiu Saldanha, que deixou o cargo, por problemas políticos, manteve Ado e convocou Leão, como terceiro goleiro.
O AVÔ de Ado, seu Álido Stinguen, em 70, morava em Rolândia, onde tinha uma fábrica de móveis estofados. Dois primos rolandenses de Ado ( que montou rede de pizzarias em São Paulo ) foram para Curitiba, onde instalaram uma gráfica.
¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1