| |

Oswaldo Militão - Social 5m de leitura

Três gerações

ATUALIZAÇÃO
11 de setembro de 2020

Oswaldo Militão
AUTOR

Três gerações da mesma família: Marly Bignatti Gallo com o filho Luciano Bignatti Niero e suas filhas Rebeca e Valentina em recente evento. Marly Bignatti está de volta a Londrina, depois de um período em que morou em Ribeirão Preto.  

 

Escola organiza drive-thru  da saudade e solidariedade

Após quase seis meses longe da escola, cerca de 700 alunos da educação infantil ao ensino médio serão recebidos na escola para relembrar momentos especiais. Neste sábado (12), das 10h às 12h, o Colégio Positivo - Santa Maria realiza o "Drive thru da Saudade e Solidariedade". Com 13 estações que trazem o dia a dia escolar, os alunos e familiares podem deixar um recado no mural especial e participar de brincadeiras, como basquete, e “seu mestre mandou”, entre outras situações, mas sempre dentro do carro. Além disso, a escola estará recebendo doações de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição social. 

Fraldas geriátricas para vovôs e vovós  

Uma campanha social marca o cronograma de atividades do Conselho da Mulher Empresária da Acil nesse mês de setembro. Em parceria com o Núcleo de Negócios em Arquitetura (IARQ), do Programa Empreender, o CME arrecadará fraldas geriátricas (TAM G), que serão destinadas aos idosos do SPS LAR dos Vovôs e Vovós. Atualmente, o espaço atende 67 idosos, que utilizam, em média, 9.000 fraldas por mês. A ação é proposta em sensibilização ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, comemorado em 1º de outubro. Quem quiser contribuir, pode encaminhar o donativo à Acil (Rua Minas Gerais, 297 – 1º andar) ou levar ao Contato Work (Rua Fernando de Noronha, 956). A campanha receberá doações até o dia 10 do próximo mês e a entrega das fraldas ao Lar será realizada na terceira semana de outubro. 

Harmonização orofacial
 

A AV Odontologia de Londrina recebe os renomados professores doutores Andressa Ballarin e João Cerveira(foto) em outubro. Eles vão ministrar uma semana intensiva de cursos em harmonização orofacial. Nos dias 12, 13 e 14 de outubro será realizado o curso Start em harmonização orofacial. Já nos dias 15 e 16 de outubro, curso de escultura e simetrização labial Ballarin 3D. Dentistas interessados podem entrar em contato pelo telefone (43)3029-5752 

Mais sobre Dom Pedro I e Dom Pedro II 

Provando que leitores da FOLHA mesmo estão ligados na História do Brasil, o leitor Luís Alves Ferreira, corretor de imóveis aposentado, escreveu. “Gostaria de fazer uma pequena correção na afirmação feita por uma respeitada leitora da Coluna, dia 10 último, sobre o túmulo de Dom Pedro I, no Palácio de Queluz em Lisboa, Portugal. Realmente, ele foi sepultado em Lisboa, entretanto em 1972 seus restos mortais foram transferidos para o Brasil e encontram-se no Monumento à independência no Museu do Ipiranga à margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, juntamente com os restos mortais de suas duas esposas as Imperatrizes Dona Maria Leopoldina (primeira esposa) e Dona Amélia (segunda esposa).Quanto ao nosso querido Dom Pedro II, que amava muito o Brasil, realmente faleceu em Paris em 05/11/1891 e seus restos mortais juntamente com os de sua esposa, a Imperatriz Dona Tereza Cristina, foram transferidos de Lisboa - Portugal para o Brasil em janeiro de 1921 e encontram-se sepultados na Capela do Mausoléu Imperial da Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis-RJ. Caro Luís: na verdade, o erro foi meu, na pressa (boa desculpa?) de fechar a Coluna. A leitora disse-me que visitou o túmulo do Proclamador da Independência do Brasil, enquanto ele esteve lá, nas vezes em que ela foi a Portugal. Vamos acrescentar Luís, na sua correta observação, quem recebeu os restos mortais de Dom Pedro I aqui no Brasil, trazidos pelo presidente português Thomaz Américo, foi o general Emilio Garrastazu Médici, presidente do governo militar em 1972. Recebeu Dom Pedro e deu-lhe o título de “Herói Nacional”. Em Portugal, deram-lhe o galardão apenas de general. Dom Pedro venceu a guerra contra seu irmão Dom Miguel e ficou com o trono, passando a coroa para sua irmã Dona Maria 2ª. 

Batizada em Cambé

 

Helena Paranho Diniz, filha de Josiano Diniz e Juvelina Paranho, foi batizada recentemente, na Igreja Matriz de Cambé. Na foto, durante o batismo, o pai Josiano Diniz, a irmã Julia Santos, a mãe Juvelina Paranho, a linda Helena Paranho Diniz e seus padrinhos Lene Radar e Jeferson Radar  

***

Pelo menos quatro restaurantes encerraram as atividades em Londrina, por causa da Covid-19. Agora, comentam que outros três deverão abrir suas portas na cidade, assim que o coronavírus for embora de vez. Já há movimento entre candidatos a vereadores para que a próxima Câmara proponha ao prefeito eleito que reduza os impostos de bares e restaurantes, além de lanchonetes, para que possam voltar a ter vida e gerar empregos. Agora é com os eleitores dia 15 de novembro.  

***

Uma pena: estaria sendo desativada a empresa que alugava helicópteros em Londrina. 

***

Fiscais do Procon poderão observar preços de arroz, óleo de soja, carne e feijão no comércio local. É pegar os dados do IBGE, que deveria ter mensalmente preços de várias mercadorias, que o trabalho do Procon ficará mais fácil. 

Dia fatídico: 11 de setembro de 2011. Em Nova York, ontem, homenagem silenciosa, com duas faixas em azul iluminando o céu, lembrando as mais de 4 mil pessoas que morreram esmagadas, queimadas, ou saltaram para a morte, quando o terrorismo da Al-Qaeda  detonou as torres gêmeas , no World Trade Center, o prédio mais alto dos EUA.  

***

Um londrinense que tinha um salão de cabeleireiro na rua Bahia, aqui na cidade, e que foi para Nova York, contou que  para cima do Central Park, onde trabalhava, o cheiro que chegava das torres destruídas era de “churrasco humano”, que ficou várias dias no nariz de todas as pessoas de Manhattan.    

Frutas, verduras e legumes

 

A animada equipe da Casa Onishi, que é especializada em frutas, verduras e legumes para consumo diário. Entre os produtos de maior sucesso estão os kits para sukiaki , yakisoba e também para saladas que são picados e higienizados. O local também se especializou nas cestas personalizadas de frutas para presente , com grande saída em datas especiais. A Casa Onishi fica na rua Euclides da Cunha, no Jardim Shangrí-la A . Na foto , o staff da frutaria, Paulo Onishi, Lucas, Ana ,Ednéia, Gil ,Rafaela, Beatriz , Celeste, Beatriz , Paulo e Juliano  

Ainda sobre a lei de cadeiras de  rodas obrigatórias em Londrina  

Do advogado Danilo Serra Gonçalves recebemos o seguinte: “Prezado Militão, tenho o prazer de ler, diariamente, sua coluna há muitos anos, e ao ler a matéria sobre cadeira de rodas em condomínios, o qual o parabenizo-o pela iniciativa, constou que o projeto de lei seria do vereador Guilherme Belinati, mas na realidade a referida lei existe desde 1999, conforme a lei municipal 7.752, de 8 de desse ano citado. Um abraço fraternal”. Caro doutor Danilo, você está certíssimo. Assim como Guilherme Belinati que me informou a mesma coisa, afirmando que o projeto de lei não foi dele, mas do pessoal do ano de 99. Lamentando que a Prefeitura ainda não cobrou a medida de toda a cidade. O colunista errou e ainda bem que leitor como você me socorre. A lei pede e obriga cadeiras de rodas nos cinemas, nos supermercados, nos shoppings, nos condomínios, nos prédios públicos, nas escolas de todos os níveis e etc. E há multa estipulada (ainda em Ufirs ) para os que não cumprirem a lei 7.752.  

Sonho quase concretizado 

Foi lançada esta semana  a pedra fundamental  da nova sede da Casa de Apoio Amigos do HU, na rua João B. Rubinho, 113, na Vila Operária. Segundo o presidente da entidade, Pedro Vitor da Silva,  o  evento “marca o início da construção, permeada de esperança e registro de uma luta antiga. Nós cremos que Deus nos amparou e nos conduziu até aqui e por isso desejamos celebrar com alegria e gratidão este marco importante na vida dos nossos voluntários e do nosso projeto de amor ao próximo”. 

45 anos de atividades

 

Comemorando 45 anos de atividades do conhecido Escritório Rosângela Kather Advogados Associados ,Ricardo Domingues de Brito , Fernanda Khater Martins Brito, Rosangela Khater e Pedro Khater  

Com as donas de casa 

Donas de casa pediram ao presidente Jair Bolsonaro que se esforce para baixar o preço do óleo de soja, uma vez que o Brasil está entre os dois ou três maiores produtores de soja do mundo.  

O queijo muçarela também não deveria custar 40 reais o quilo, como vem ocorrendo há meses, comentaram dois deputados. O governo poderia estudar diminuir os impostos de todos os queijos e manteigas, além do leite, o que interessa a todas as famílias.  Sem tentar tabelar preços fixos, como na Argentina de agora e no governo de José Sarney aqui em nosso país. Isso nunca funcionou. Estão lembrados da cobrança do ágio em mercadorias?    

***

Xuxa Meneghel está para lançar seu livro de memórias. Abordará seus romances com namorados famosos, como Pelé e Ayrton Senna, e também com Luciano Szafir, o pai de Sacha. 

 ***

Uma rápida enquete sobre as eleições para a Câmara Municipal deixou claro que pelo menos 50% das cadeiras poderão ser ocupadas por gente nova na política local. Todo pleito isso se repete.  

Homens estarão nos divãs buscando ajuda   

Observadores da vida atual acreditam que, devido a quase um ano de pandemia, que ainda não acabou, vai aumentar a presença de  homens nos consultórios de psicólogos, terapeutas, psiquiatras etc., em busca de terapia e soluções de problemas que sugiram e vão surgir em suas vidas, que aumentaram muito  em virtude dessa nova vida que o vírus obrigou que todos tenham, com isolamento, trabalho em casa, perda de emprego, desavenças na família e etc.  Como disse um eleitor “é dose para elefante, já que não que temos mais dinossauros...” 

***

Não se sabe se o padre Robson Oliveira pediu demissão da direção da Afipe, depois das explosivas reportagens sobre ele e um grupo de pessoas de Trindade, em Goiás, que se aproveitaram das vultosas arrecadações de doações de todo o país, para utilizar o dinheiro em proveito próprio. O que sabe é que pessoas de Londrina que colaboravam mensalmente com a Associação dos Filhos do Pai eterno continuam recebendo boletos para as doações, de 20, 40 ou 60 reais.     

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS