Para desenvolver as mudanças de legislação estabelecidas pelas Medidas Provisórias decretadas pelo governo federal, no enfrentamento de emergência da saúde e em estado de calamidade pública, a Exactus Software vem trabalhando full time com toda a sua dedicada equipe, em home office, colaborando com o distanciamento social, a fim de concluir e disponibilizar nos seus softwares as rotinas necessárias para seus clientes, relativos à folha de pagamento de salários. "Muitas foram as mudanças estabelecidas dentro de um tempo muito exíguo para os desenvolvimentos e alterações nos sistemas, porém elas foram disponibilizadas em tempo", comentou José Dutra, diretor superintendente.

Imagem ilustrativa da imagem Trabalhado full time
| Foto: Divulgação

***

Lembranças de Páscoa para alunos

Os alunos do Colégio Pontual – Unidade Shopping Quintino- estão todos em casa, assistindo a videoaulas e fazendo as atividades on-line. Mesmo assim, a tradicional lembrança de Páscoa será entregue pela escola. O Pontual informa que elas serão entregues no sistema drive thru, com organização, a fim de que não haja aglomerações, mesmo que a fila seja de carros. O colégio preza pela saúde de seus alunos, professores e colaboradores.

Atendimento normal

O Almeida Mercados – unidade Armazém da Moda segue com horário de atendimento normal, das 8h30 às 21 horas. Para preservar a saúde de seus clientes e colaboradores os cuidados foram intensificados. A higienização de carrinhos e cestinhas acontece a cada utilização. Há disponibilidade de álcool em gel na entrada da loja, no balcão de atendimento e em todos os caixas (check outs). O piso está bem sinalizado para que seja respeitada a distância de segurança entre os clientes. Todos os caixas receberam proteção. Os colaboradores de todos os setores estão trabalhando com EPI (equipamento de proteção individual). Sem contar que os clientes podem comprar sem sair de casa pelo site www.almeidamercados.com.br ou fazer pedidos pelo iFood.

***

Relator do Orçamento, o deputado Tiago Amaral viabilizou medidas financeiras para o enfrentamento à Covid-19 no Paraná e relatou projeto de lei que garante abertura de linhas de crédito e renegociação para autônomos e empreendedores. Também na condição de relator, o HU receberá R$ 3,8 milhões para enfrentamento ao Covid-19, e 36 leitos de UTI, dos quais 10 foram entregues para internamento de pacientes com coronavírus, com recursos do Governo do Estado, além da aprovação do HU para realização de exames em conjunto com o Lacen, em Curitiba. Atualmente, ele trabalha para viabilizar um hospital de campanha em Londrina para atender pacientes com coronavírus. As sessões plenárias e das comissões na Assembleia Legislativa do Paraná têm sido realizadas remotamente desde o dia 23 de março.

Imagem ilustrativa da imagem Trabalhado full time
| Foto: Divulgação

A RYR - Rock You Radio (rádio web de Londrina) está no ar desde setembro de 2019. A rádio tem programação dirigida aos amantes do Rock'n Roll e suas vertentes. Há programas com o tradicional rock dos anos 60, 70, 80, 90, 2000 até os dias de hoje. A RYR também toca blues, R&B, reggae, pop, dance e a electronic music . Todas as noites da semana há programas especiais como Palco Principal, Rock History , Guitar Masters, Pandora Box, Good Times e Jay Cast. Eles são produzidos para os ouvintes da Rock You Radio com o trabalho e conhecimento de música de colaboradores e apresentadores. Entre eles, o produtor e apresentador Digo Lopes (foto), o cantor e músico Paulo Lima, o guitarrista Renan Lourenço, o produtor cultural Jorge Fordiani, o DJ Walter Manabu e o músico e cantor Jay Spyzer, respectivamente. Para ouvir esta rádio, basta baixar o app RYR na plataforma IOS na Apple Store ou Android na Google Play Store ou o ouvinte pode acessar o site www.rockyouradio.radio.br

Imagem ilustrativa da imagem Trabalhado full time
| Foto: Divulgação

Aniversário

O calendário registrou, ontem, os seguintes aniversários: Gustavo Santos, Beatriz Ericsson, Vilma Ferro, Kellen Lopes, Maria Alice Gomes Carvalho, Alice Fernandes, de Joana Correia Lopes e da promotora Maria Teresa Uille Gomes.

Máscara para os carentes

A londrinense Geracy Balarotti Carvalho, católica, com seus 92 anos, conta que ao mesmo tempo em que está rezando pelo nosso país e pelo planeta nesses tempos difíceis, está na máquina de costura fazendo máscaras para os carentes. Voluntária do Grupo de Apoio do Hospital Infantil Sagrada Família, da Irmandade da Santa Casa, ela foi destaque, há dias, no telejornal Bom Dia Paraná, da Globo, confeccionando máscaras de proteção contra a coronavírus. Recebeu aplausos de vários amigos que a conhecem.

***

A apresentadora Rô Cândida, do Programa da Rô, reuniu comunicadores de Londrina e produziu um vídeo institucional com objetivo de levar uma mensagem de amor ao próximo, devido a situação que todos estão vivendo por conta da pandemia do coronavírus. "Convidei vários apresentadores para fazer essa ação que será divulgada nas redes sociais e em grupos de wathsapp. Acho que o amor salva o mundo e precisamos de união e fé neste momento", comentou . A apresentadora disse que a partir de hoje o vídeo vai circular pelas redes sociais

Imagem ilustrativa da imagem Trabalhado full time
| Foto: Divulgação

Doou duas mil máscaras

O Boulevard Londrina Shopping fez a doação de duas mil máscaras ao Hospital Universitário de Londrina. O empreendimento, como se sabe, é administrado pela Aliance Sonae Shopping Center, a maior desse setor de vendas e lazer no Brasil. Segundo o superintendente do Boulevard local, Mauricio Morelato, a ação visa contribuir com o sistema de saúde da cidade. “As máscaras descartáveis são imprescindíveis para o trabalho que vem sendo realizado pelos profissionais da saúde, auxiliando na proteção e segurança”, afirmou ele.

***

A pioneira Maria Alice Brugin Arruda Leite comemorou 93 anos terça-feira última ( 7 de abril). Ela foi a primeira aluna matriculada do Colégio Mãe de Deus de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Trabalhado full time
| Foto: Divulgação

.

***

Gastaram um dinheirão para vacina contra zika

Qual o antígeno do vírus que é melhor para segurar o bicho que está solto? É o que perguntam em Israel os cientistas que estão em busca de vacina para combater o coronavírus. *** Outros cientistas de alguns países ficaram frustrados quando conseguiram a vacina contra o zika vírus e que de repente, depois de gastar tempo, cérebro, experiência e dinheiro, ela parece que sumiu do mapa, disse, ontem o doutor Anthony Wang, em conversa pela Rádio Bandeirantes de São Paulo. Lembrou ele que o Sars e o Mers , bem mais letal que o primeiro, que veio do Oriente Médio, sumiu do mapa, desapareceu, antes de chegar nas Américas. Para o doutor Wong existe a chance de o coronavírus sumir em dezembro. Até agora noventa por cento dos infectados estão no hemisfério Norte (Espanha, Itália, França, Reino Unido) e dez por cento aqui no Sul. *** Lembrou que a chinesa Wuhan, saiu da pandemia, mas a população está devastada, pelo sofrimento psicológico. O vírus vem e passa, mas o que deixa nas pessoas é cruel demais. Vejam esta disputa aqui por máscaras, por respiradores, que é triste. Esta disputa acontece aqui também. ***Em Santos, SP, um guarda atirou balas de borracha em dois velhos que andavam para tomar sol. *** No Peru, o governo decidiu: homens saem de casa às segundas , quartas e sextas e as mulheres às terças, quintas e sábados. Isto é uma quarentena burra, comentou. *** A Itália perdeu muita gente. Mas outros 60 milhões de italianos estão com anticorpos e podem não mais pegar a doença. Está otimista.*** A Áustria e o Luxemburgo já reabriram seu comércio, suas lojas. Vamos ter dias melhores, declarou ao final de sua fala.

***

Amigos lamentam o falecimento da engenheira londrinense Tania Maria Galão Pessoa, esposa do também engenheiro Lauro Gomes da Veiga Pessoa Filho. Missa de sétimo dia foi celebrada, via Facebook, pelo padre Manoel Joaquim, através da página da Paróquia São João Batista, de Florestópolis, situação adaptada para este tempo de isolamento social. Que Deus tenha Tania Maria e conforte sua família.

***

Moradores de rua estão dormindo em frente a uma entrada isolada da agência central dos Correios em Londrina, e também na calçada de frente da Biblioteca Pública Municipal.

***

Sermão da Montanha

Na terça-feira à tarde ou na quarta-feira pela manhã, meses que antecederam sua morte na Cruz, em uma sexta-feira como amanhã, Jesus subiu a um monte, uma montanha pequena mesmo, e viu seus seguidores e de fato uma grande multidão se aproximou dele e de seus discípulos. Jesus então proferiu o famoso “Sermão da Montanha”, ensinando mais ainda a todos aqueles que ele desejava fossem pessoas melhores, de bem, gente de coração bom, justa e solidária. Jesus disse o seguinte: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus. *** – Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. ***– Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. *** Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. *** Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. *** Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. *** Bem-aventurados os que sofrem perseguição, por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. *** Bem- aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. *** – Exultai e alegrai-vos porque é grande o vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós!

Imagem ilustrativa da imagem Trabalhado full time
| Foto: iStock

***

Nova York estava preparando a festa dos 50 anos da sua famosa Maratona. Que ainda não foi suspensa, mas dependendo do coronavírus tudo poderá acontecer.

***

O Brasil poderá ter até doze atletas de skate nos Jogos Olímpicos do Japão, a partir de 23 de junho de 2021. São seis garotas e seis meninos que estão classificados para as provas dessa modalidade.

***

Seja sincero, caro leitor: dá para entender por que com tanta gente morrendo, com o coronavírus ameaçando todo o nosso mundo de morte, deixado todos com grande medo, repito, dá para entender por qual razão o dólar continua valendo 5,50 reais para compra?

***

Uma placa gigante no centro de Santos, anuncia: fazemos exames de Covid-19, ao preço de 250 reais. A metade do que cobram laboratórios oficiais. É feito pelo pessoal da Santa Casa de Santos, no estilo drive-thru: o pessoal passa e faz o teste rápido para o tal bicho, o representante de fato da situação “se ficar o bicho come, se correr o bicho pega”. Os testes, disse o diretor da Santa Casa, que os cinco mil testes foram comprados e que foram aprovados pela Anvisa.

***

Não sabemos qual é a população de risco de Londrina, isto é, qual o número de pessoas com mais de 60 anos. O IBGE poderia informar, mas está fechado. E também esse IBGE só informa se o diretor geral, que fica em Curitiba, mandar. Londrina merecia muito mais e nossos deputados federais e alguns estaduais poderiam trabalhar a respeito disso. *** Já levaram embora a Funai e agora o IBGE daqui também deveria ter mais independência. Só dá informações se Curitiba autorizar. Que será que o advogado e professor de direito Ruy de Jesus Marçal Carneiro acha disso?

Cloroquina desde os anos 80

O remédio cloroquina já foi receitado por médicos de São Paulo, Rio, BH e outras cidades do país desde os anos 1980. Umdeles era o saudoso prof. Wilson Cossermelli, que tinha consultório no Jardim América, famoso reumatologista e professor titular do curso de medicina da USP. Receitava ele para combater dores reumáticas. E nunca disse que seu efeito colateral seria atacar os olhos ou os rins. E clientes dele que conhecemos, londrinenses, também usaram esse remédio. A cloroquina era remédio considerado de venda comum, sem necessidade de receita especial.

***

Exatamente, até ontem à tarde, 664.656 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) colocaram-se à disposição do Ministério da Saúde para ajudar no tratamento do doente e combate da coronavírus. Vários profissionais desses setores de Londrina e cidades da região foram selecionados.

Reunião com o agora Blocão

O presidente Jair Bolsonaro poderá reunir-se com os parlamentares do chamado Blocão, o grupo sucessor do Centrão, que cresceu tanto que está com 302 deputados federais sob o novo comando. Amigos dizem que Bolsonaro com isso poderá deixar de ter que “negociar” com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Sendo Federal, ambos do Partido Democratas.