Disputado até a última tacada. Foi assim que se definiram os campeões da Etapa Paranaense do Tour Nacional de Golfe Juvenil. O gaúcho Wesley Bairros garantiu o título masculino. No feminino, após um playoff emocionante, Valentina Bosselmann (Itanhangá Golf Club, do Rio de Janeiro) foi a campeã. O Torneio, que conta pontos para o ranking nacional e mundial, foi disputado no campo do Londrina Golf Club, que sediou a etapa com excelência, como elogiaram os participantes. Outra disputa que chamou atenção foi a “Categoria Incentivo”, com crianças de 6 a 12 anos. Para eles, um “campo especial” foi montado, com 9 buracos, mais curtos e adaptados às suas capacidades. “São crianças pequenas que ainda estão começando a entender o esporte. E vendo os juvenis jogando um torneio nacional, certamente pode estimular que queiram competir e fazer parte dos eventos no futuro.”, comemorou o professor Edione Nogueira, responsável pela escolinha de golfistas do clube. As fotos são de golfistas que jogaram o torneio.

Imagem ilustrativa da imagem Tour Nacional no Londrina Golf Club
| Foto: Divulgação

Isadora Fernal (vice-campeã da categoria C), Maria Luiza Soares (campeã da categoria C), e Martina Collares

Imagem ilustrativa da imagem Tour Nacional no Londrina Golf Club
| Foto: Divulgação

Vicente Caliari (campeão da categoria E), Lucas Imperatriz (vice campeão da E) e Lucas Hatamura

Londrina está com 2.725 médicos

O Conselho Regional de Medicina do Paraná tem em seus registros o número total de 2.725 médicos com CRM em Londrina. Sabe-se que praticamente metade deste número atua basicamente no serviço público de saúde - secretaria Municipal de Saúde e/ou junto à 17° Regional de Saúde, assim como na área da docência nos cursos de Medicina da UEL e PUC. A Associação Médica de Londrina tem atualmente mais de 900 associados que também integram/acumulam atendimento junto ao serviço público e à docência. Números de associados AML não são absolutos, pois mensalmente há a inclusão de pelo menos 3 ou 4 novos associados (especialistas, recém-formados e também acadêmicos), assim como, em menor número, os falecimentos.

Nosso ponto de encontro

DA LEITORA e amiga Vitória Arabela Sahão recebemos: “Caro Militão, você sempre muito atencioso conosco! Sua coluna além de especialmente lida é um ponto de encontro de amigos! E você tem abrangência ..... Algum dia vou elencar os nomes: O Alberto e meu cunhado Zubair (do Canadá) dão a tônica! E depois, os amigos espalhados, que cedo ou tarde, sempre veem alguma coisa! Parabéns, Militão! Muito obrigada pela simpatia e carinho! Mamãe também te cumprimenta”. A Coluna e eu agradecemos o coração bondoso da amiga de sempre Vitória Sahão de outros amigos.

Memórias do Sudoeste

O advogado Elizandro Pellin (foto), reconhecidamente um apaixonado pela cultura regional, lança seu primeiro livro de contos nesta sexta (dia 22), na sede da OAB-Londrina. O livro “ Vaca Preta em Noite Escura” está repleto de personagens e lembranças de uma infância em Santo Antônio do Sudoeste, fronteira com a Argentina, que tem a cultura gaúcha como forte característica. Os contos trazem um tom anedótico, numa linguagem simples e cativante, com humor e ironia. Assim como o livro, o lançamento será de forma bastante descontraída. O autor estará recebendo amigos, familiares e quem mais quiser chegar, das 14 às 19 horas – para não haver aglomeração. A sede da OAB-Londrina fica na rua Parigot de Souza, 311.

Imagem ilustrativa da imagem Tour Nacional no Londrina Golf Club
| Foto: Divulgação

A difícil missão de demitir: russos estão usando robô

Você já foi demitido em seu emprego? Ou você já teve a missão de demitir alguém, a mando do seu patrão? Duas situações dolorosas, que nenhum ser humano gostaria de passar. A pessoa que trabalha em RH precisa ter nervos de aço, para chamar um colega de empresa, e dar a notícia: “você está sendo demitido”. Isso é uma crueldade, que deve estragar o dia, a noite, vários dias dos dois lados. Por isso, já me disse Marbe Ramondini, de saudosa memória, comendo lasanha, no restaurante que o seu Torraca tinha aqui, ao lado da FOLHA, entre 1965 e 66. Gaúcho criativo, que viveu algum tempo em Londrina, onde criou a FICOL (no Iate Clube) e depois fez o contrato de Pelé com a Cia. Cacique de Café Solúvel, negociando o nome Café Pelé, para entrar no mercado russo, ele dizia: “todos deveriam ser seus patrões”. Afirmava que assim os homens seriam mais felizes. Que as leis criadas por eles é que começaram a impedir isso. Mas há aqueles que adoram demitir, ver a pessoa sofrer, parece chegar ao gozo quando coloca alguém “na rua”, no desamparo e etc. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que criou o programa “Você está demitido” parece ser um deles. Parecia que chegava ao êxtase, quando demitia alguém em seu programa. Adorava ferrar as pessoas, vê-las chegar às lágrimas. Seria isso um tipo de “tara”? Quando alguém ouve “estão chamando você no RH”, o cara já treme. É o medo de perder o trabalho. Por isso, os empresários russos encontraram um meio de evitar que um colega ou ele mesmo tenha que demitir alguém. E criaram o “robô” que avalia o desempenho do empregado, do funcionário, e decide se ele fica ou vai embora. Estrearam demitindo 150 funcionários de uma vez via robô, que ainda manda o recado: “amanhã, você não precisa vir mais trabalhar...” Milhares de famílias, no mundo todo, foram destruídas, quando o líder dela, o pai, ou o avô foi demitido do emprego.

Afastamento de gestantes durante a pandemia: quem deve custear as despesas?

Enquanto o empregador passou a ter a sua força de trabalho reduzida, manteve-se a obrigação de pagar salários e benefícios sem qualquer contraprestação do Governo Federal. Quais os impactos e reflexos para o empresário? “Recebemos inúmeros questionamentos dos empresários. A recente Lei nº 14.151/2021 é omissa. Neste sentido, já foram encontradas decisões judiciais favoráveis ao empregador. Caso o empresário tenha colaboradoras gestantes, afastadas de seus locais de trabalho em decorrência da determinação contida na Lei 14.151/2021, e busca que o ônus do afastamento em questão não recaia sobre o seu negócio, recomendamos a consultoria de advocacia especializada”, explica o advogado e consultor de empresas em planejamento tributário e societário, João Graça(foto). Saiba mais na live exclusiva no YouTube que o escritório Graça Advogados promoveu sobre as implicações tributárias e trabalhistas às empresas pelo link: https://youtu.be/saBmrqQ-2Ug

Imagem ilustrativa da imagem Tour Nacional no Londrina Golf Club
| Foto: Divulgação

Osório Perez, do Clube do Choro

Músico em Londrina, Osório Perez atua atualmente no Clube do Choro aqui da cidade, e está com o projeto que batizou de OPERA MUNDI, a fim de resgatar canções folclóricas, históricas. Quero escrever um e-book com curiosidades relatadas pelos descendentes e também finalizar um áudio-book com esses entrevistados, cantando as canções que lembrarem. Já comecei as entrevistas. Preciso agendar ainda entrevistas com voluntários de outras etnias: árabes, indianos (que agora a cidade tem muitos por causa da empresa TATA), tchecos, italianos, senegaleses, espanhóis, haitianos, alemães, etc. Se possível, uma nota na coluna social poderia ser muito oportuna, porque divulgaria o projeto e atrairia possíveis contribuidores para o projeto. Exposição do projeto na UEL FM. https://youtu.be/GbviSQSAVWA

Nova técnica ortognática

O professor doutor Marcos Guskuma esteve no ITC de Balneário Camboriú para um treinamento prático intensivo de uma nova técnica de cirurgia ortognática, para a correção e reposicionamento dos maxilares e das arcadas dentárias. A técnica inovadora permite a realização da cirurgia com pequenas incisões e com recuperação muito melhor do paciente. Entre os presentes, cirurgiões de vários estados do Brasil e de países da América Latina (foto).

Imagem ilustrativa da imagem Tour Nacional no Londrina Golf Club
| Foto: Divulgação

Nesse mato tem coelho!

Deve ir para o Livro Guiness de Recordes, o assalto a um estacionamento onde estavam 42 vans, de uma concessionária de veículos, todas novas. Os bandidos renderam os guardas, foram direto ao depósito de chaves e tiveram tempo para achar cada uma dos respectivos carros e levaram 42 deles, todas vans, novinhas. A Polícia havia recuperado cerca de 20 delas. Observação da leitora Lindinha Chupeta: “Nesse mato tem muitos coelhos...”

Elas votaram nos ‘bichinhos’

Priscila Alcântara venceu o The Masked Singers Brasil. Canta muito, para muitos era desconhecida, e as canções em inglês funcionaram melhor do que brasileiras. O púbico que votou até as eliminatórias para a final, presente como convidado, escolhido pela TV Globo, era feminino na maioria. Moças e senhoras gostam de bichinhos, tiveram grande influência no resultado, e não deu outra: final entre o “Monstrinho”, um jovem ator, e o “Unicórnio”. A Globo faturou em audiência e em comerciais e Ivete Sangalo, que animou o programa, já foi contratada para a próxima temporada.

Comemorando em Porecatu

A pequena Helena Solara comemorou aniversário, dias atrás, em Valparaiso, interior de São Paulo. A festa reuniu familiares e amigos de Porecatu, Bauru e Londrina. Helena é filha de Jéssica Prates e Adriano Macedo. A mãe é porecatuense. Alegria também para os avós Guiomar e Basílio. Na foto, a aniversariante ladeada pelo primo Gustavo Donato, que é jornalista em Porecatu, com os pais Jéssica e Adriano.

Imagem ilustrativa da imagem Tour Nacional no Londrina Golf Club
| Foto: Divulgação

Maisa, do SBT, vai para a Globo

A jovem Maisa está de saída do SBT, vai mesmo deixar seu padrinho Silvio Santos, para ingressar na TV Globo, onde apresentaria o Vídeo Show.

Por outro lado, Silvio Santos nada disse sobre o boato de que o ator Antônio Fagundes iria para sua emissora, a fim de fazer programa de entrevistas, como fazia Jô Soares.

***

JORNAL de TV norte-americana, que vai ao ar às 23 horas, apresentado por um casal, falava do tempo, quando atrás entrou “vídeo pornográfico”, durante 15 segundos, mostrando cenas que o Walcyr Carrasco, da novela “Vida Secretas 2” gostaria de ter em seu novo roteiro. Foi um pampeiro depois. Deu alguma demissão? Ninguém sabe ainda.

Foi safadeza

Foi o que fizeram com o publicitário e empresário Roberto Justus, espalhando que ele exige que sua esposa não o acorde, antes dela estar bem maquiada com os cabelos como ele gosta. Ela veio a público e desmentiu, dizendo que o casal tem sido vítima de inveja de muita gente. “Foi safadeza de gente que não tem o que fazer...”, afirmou a bonita esposa de Justus.

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1