O campo do Royal Golf sediou, em outubro, o Torneio MILTON TAKEMURA para médicos e convidados. O evento, tradicional no condomínio, se tornou uma homenagem ao amigo, golfista, morador e capitão do Royal Golf. O torneio foi dos mais disputados e teve o patrocínio da GT Negócios Imobiliários, FG Invest, Grupo Areli, Fortaleza Café, Unimed Londrina, Laboratório Sabin e apoio do Super Muffato Kitchen & Co, Yuze Facas e Utensílios e Furioso Energy Drink. As fotos são da premiação.

Don Kennedy, campeão gross da categoria convidados, Thiago Takemura e Ricardo K. Nakamura, campeão gross da categoria médicos, com o capitão do Royal Golf, Milton Ogawa
Don Kennedy, campeão gross da categoria convidados, Thiago Takemura e Ricardo K. Nakamura, campeão gross da categoria médicos, com o capitão do Royal Golf, Milton Ogawa | Foto: Divulgação
Campeões Net da Categoria Médicos Eurico Komatsu, Eduardo Inada e Ivan Pozzi com Nádia Takemura
Campeões Net da Categoria Médicos Eurico Komatsu, Eduardo Inada e Ivan Pozzi com Nádia Takemura | Foto: Divulgação
Paulo Tressoldi entregando os troféus para as campeãs Marina Inada, Kalyma Toretta e Janete Tressoldi
Paulo Tressoldi entregando os troféus para as campeãs Marina Inada, Kalyma Toretta e Janete Tressoldi | Foto: Divulgação

As enchentes pelo Paraná e a experiência de engenheiro

Na “Boca Maldita de Londrina” muitos comentários sobre as graves enchentes no Paraná. Com ênfase, a inacreditável vazão nas Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu. Igualmente, as inundações em União da Vitória e Rio Negro. Mesmo fato ocorrendo em São José dos Pinhais e cidades próximas a Curitiba. Por sua vez, o engenheiro José Pedro da Rocha Neto, ressaltou aos seus companheiros ali presentes que em 1983, ele vivenciou tal fato. Uma enorme inundação em União da Vitória cujo causador era o Rio Iguaçu. O Prefeito daquela cidade viu-se desesperado e solicitou ajuda do Governador José Richa. Este, então, preocupado com a situação determinou a Emopar (Empresa de Obras Publicas do Paraná) que fosse em União da Vitória e verificasse uma forma do Governo poder ajudar. Na ocasião o engenheiro José Pedro, como um dos dirigentes do órgão, dirigiu-se para lá. Comparecendo ao local, ficou-lhe visível que as áreas inundadas, na sua maior parte, e na mais danificada, eram contiguas à margem esquerda do Rio Iguaçu. Quanto à margem direita, pelo fato do terreno ser muito mais elevado, nenhum problema havia. Assim, na reunião na Prefeitura Municipal, o eng. José Pedro ressaltou esse fato. Pois era visível que a cidade, bem como moradias, dali partiam. Na visão do eng. José Pedro, a causa se devia a permissão da própria prefeitura de ter autorizado implantações de loteamentos ao longo dos anos sendo que aquela área, na visão do engenheiro, deveria ter sido preservada. Com isto, a própria Prefeitura, por ter autorizado, seria a responsável. O que não agradou aos presentes. O eng. José Pedro, ressaltou que em Londrina já existia uma legislação para preservação de fundos de vales bem como áreas alagadiças. E isto, da mesma forma, deveria existir em União da Vitória. Mas reconhecia que se trata de uma tarefa difícil para o Prefeito que sempre tende agradar, politicamente, aos empreendedores. E ali estava o resultado. E que agora, novamente se repete. Mas agora, além de União da Vitória, em muitas outras cidades ao longo do Rio Iguaçu . Mas inegavelmente as cheias atuais têm sido bem maiores que as do passado, conclui o engenheiro.

Congresso Panamericano de Taekwondo

Imagem ilustrativa da imagem Torneio Milton Takemura de Golfe
| Foto: Divulgação

Os instrutores Tiemy e Amaury Mori participaram do Congresso Pan-americano de Taekwondo Songhan-ATA, em Florianópolis, ministrado por diversos mestres internacionais. Mais de 400 faixas pretas do Brasil, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai, Argentina, Estados Unidos, estiveram no Congresso, para mais aprendizados. Os instrutores faixas 1º Dan, Tiemy e Amaury Mori, também aprimoraram seus conhecimentos para trazer melhores técnicas para seus alunos, da ATA LONDRINA VILA JUDITH. Na foto, eles com o Gran Master M.K.Lee, presidente da ATA Mundial, um dos ilustres palestrantes.

Sou Chef – cozinheiros amadores

Imagem ilustrativa da imagem Torneio Milton Takemura de Golfe
| Foto: Divulgação

O Grupo Tarobá de Comunicação estreou em outubro o maior talent show gastronômico da região, o Sou Chef – cozinheiros amadores. O programa é exibido pela TV Tarobá, toda sexta-feira, às 14 h, e pelo portal Tarobanews.com/londrina . Com apresentação de Maika Martins e avaliação dos renovados chefs Helayne Diniz, Flávio Fontana e Carol Rocha (foto), o reality tem muita disputa, emoção e boa culinária. Neste ano, o 1º lugar leva para casa R$ 5 mil, troféu de melhor cozinheiro/a, certificado de campeão e kits de produtos dos patrocinadores. O segundo colocado ganha R$ 2 mil e kits dos patrocinadores. O Talent Show terá 10 episódios.

Finados

A nossa eterna saudade de todos os familiares, pai, mãe, avó, avô, tios , primos amigos de infância e de cursos ginasial e colegial, da Faculdade de Direito de muitos amigos que foram de encontro a Deus e dos colegas de Redação e dos demais diretores e outros setores da Folha de Londrina, onde aprendi e aprendo até hoje a gostar deles e do que fazemos: o melhor possível do jornal impresso, aquele que está na boca das pessoas e à mesa do café de assinantes e dos demais leitores. Que Jesus proteja a todos os que foram e os que ainda ficaram.

Presidente do Supremo e a bonita desembargadora

O ministro Luís Roberto Barroso, novo presidente do Supremo Triunal Federal, está de namoro firme com a desembargadora Carmem Silvia Arruda, do TRF2, que tem sede no Rio de Janeiro. O novo casal já viajou a Paris, para um importante evento constitucional. Barroso tem 65 anos e Carmem Silvia tem 56.

LEIO NA FOLHA

Como faço todos os dias, leio a FOLHA inteira logo de manhã. Nas páginas esportivas alguém reclama da “praga” no gramado, que estraga muitas jogadas no Estádio do Café. Fico pensando em qual praga? Se o cara do time adversário “é uma praga que corre muito e dá trabalho para os zagueiros do LEC?” Ou se a praga tem sido o relógio do árbitro, que sempre dá minutos de acréscimos, e o time de fora sempre empata ou até acaba ganhando! Brincadeiras à parte, o gramado precisa ser tratado com muito carinho.

Na Construtech Week

Imagem ilustrativa da imagem Torneio Milton Takemura de Golfe
| Foto: Divulgação

O Presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Londrina e Região - Acomac Londrina, Adriano Montanari, prestigiou a cerimônia de abertura do Construtech Week. O evento, realizado pela Governança de Inovação na Construção Civil de Londrina, Sinduscon Norte PR, CEAL, em parceria com o Sebrae e o Aurora Shopping, apresentou as últimas tendências e inovações em tecnologia aplicada à construção. Montanari parabenizou os organizadores e ressaltou a importância das palestras e startups que visam desenvolver soluções sustentáveis para o setor. Na foto, o presidente do CEAL Brazil, Alvim Versoza, o Presidente da Acomac Londrina, Adriano Montanari, o gerente regional norte do Sebrae, Fabricio Bianchi, e Carolina Alvim , coordenadora de Engenharia da UniFil

Feira de adoção

Imagem ilustrativa da imagem Torneio Milton Takemura de Golfe
| Foto: Divulgação

Encaminhar pets para a adoção responsável é uma das missões da Associação Amigo Bicho. Com esta ajuda, cães e gatos passam a ter um lar definitivo e então, amigos e cuidados para uma vida toda. Engaje-se nesta linda missão: adote um animalzinho! Neste sábado (04/11), os voluntários realizarão uma Feira de Adoção no Armazém da Moda, das 11 às 17 horas. “Apareça!”, convida o staff.

O Doutor Coração, as memórias de Miguita e prefácio de Galvão Bueno

Recebemos com o maior prazer o livro “O Doutor Coração”, com as memórias do cardiologista Luís Carlos Miguita, formado em medicina pela UEL, são paulino e médico e torcedor do Londrina, desde que foi chamado a colaborar com a saúde dos jogadores do alvi-celeste, de quem tem fotos com dedicatórias de agradecimentos. Miguita é paulista nascido em Tupã, SP, é Cidadão Honorário de Londrina pelos serviços prestados à saúde de corações de muita gente daqui e de outras cidades. O livro é prefaciado pelo seu grande amigo Galvão Bueno, o mais famoso narrador do futebol pela televisão, titular há anos da Rede Globo. Os dois são companheiros de jogar golfe, no campo do Royal Golf Residence, do qual Miguita foi o grande incentivador, como também é um dos fundadores do Londrina Golf Club, situado na Bratislava, entre Cambé e Londrina. Miguita nasceu no dia 4 de dezembro de 1946, em Tupã, filho de seu Luiz e dona Ceetuco. Diz ele que o coração é o órgão do amor, é ele que une as pessoas. Ele é casado com a médica Kessae Hara e tem três filhos, dois médicos e uma filha em odontologia. Em Londrina, fundou o hoje famoso Centro do Coração e acaba de receber o diploma de mérito profissional concedido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná. Foi em 1913, que a família Miguita, da província de Kumamoto, no Japão, buscou as oportunidades que a vida oferecia no Brasil. Na década de 30, chegaram a Tupã. Seus netos Max, Rafael, Gabriela, Leonardo e Pedro tem lugares especiais na via do “doutor coração”. O cara que salvou minha vida quando tive meu primeiro enfarte. Quando ia tendo o segundo, tempos depois, ele chamou seu amigo prof. Francisco Gregori e decidiram que eu deveria ser operado e receber ponte de safena. Estou vivo graças a eles. O ex-prefeito Antônio Belinati, que o chama de “paizão de muita gente”, o convidou para ser seu Secretário Municipal do Idoso. E o “doutor coração”, grande amigo do prof. José Eduardo de Siqueira, aceitou e fez excelente trabalho junto ao pessoal mais velho da cidade. Portanto, Salve doutor Miguita, os corações de seus amigos e clientes o saúdam!

Paul Valery e os massacres

Disse o filósofo e escritor francês Paul Valery, que viveu entre 1871 e 1945: “Massacres se dão entre gente que não se conhece, com proveito para pessoas que se conhecem, mas que não se massacram...” Aqui entre nós, leitores e amigos: isso acontece desde que o mundo é mundo.

O que Putin disse para Lula

O que se fala em Brasília, nos meios do Congresso Nacional, é o seguinte: Quando o presidente Lula pediu para Putin acabar com Guerra na Criméia, ouviu do russo Putin, que se diz amigo dele: “Primeiro você acaba com as mortes de civis em tiroteios nas favelas do Rio de Janeiro, e depois conversamos mais...”

Aprova o que bem desejar

FORÇA de Lula no Parlamento brasileiro: é apoiado atualmente por 374 deputados e 59 senadores. Dá para aprovar o que quiser. Mas isso, se os parlamentares não quiserem mais do que ele possa oferecer. Lula é o Papai Noel antecipado para o pessoal do Centrão, do Arthur Lira, que agora pensa que “é o Rei do Japão”, como disse um colunista da revista Isto É.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina