Londrina realmente já uma cidade grande do Paraná e do Brasil: vejam que ontem (segunda-feira, entre 15 e 16 horas, choveu muito em cima e proximidades do Shopping Catuaí e parte da Gleba Palhano depois do Lago Igapó e no centro da cidade e outras regiões nada de "água caindo". É por isso, entre outras razões, que os londrinenses afirmam que a cidade tem mais de 600 mil habitantes e que o IBGE precisa recontar a população. Mesmo porque, como no prédio onde moro, o agente passou uma vez só. Como alguns moradores estavam fora, não foram recontados, pois o pessoal do IBGE não voltou. Deve ter ocorrido em outros locais da cidade, acredito.

Imagem ilustrativa da imagem Temporal na Gleba e no Catuaí. No Centro, nada
| Foto: Arquivo pessoal

Na Fenin Fashion em Gramado

Solange Pieroli e Roberto Palhiarini, titulares da Sinézio Magazine, em Londrina, estiveram na Fenin Fashion 2023, em Gramado, famosa cidade turística gaúcha. O evento aconteceu no Hotel Serra Parque e mostrou toda a coleção outono-inverno que estará nas duas lojas da Sinézio, já a partir de março. O Fenin Fashion foi realizado em Gramado de 24 a 27 de janeiro, com a presença de lojistas de vários estados do país.

Imagem ilustrativa da imagem Temporal na Gleba e no Catuaí. No Centro, nada
| Foto: Divulgação

Com diretores e coordenadores das escolas municipais

O presidente do Sindserv, Fábio Molin, participou da posse dos diretores e coordenadores das escolas municipais para o ano de 2023. A abertura do evento foi no parque Ney Braga (dia 25) , com a presença de diversas figuras públicas, como o vice-reitor da UEL, Airton Petris; o delegado da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, Amarantino Ribeiro Gonçalves Neto; os vereadores Ailton Nantes, Lenir de Assis, Matheus Thum, Flávia Cabral e Emanuel Gomes; o presidente do CMEL, João Marcos Machuca de Lima; e o prefeito interino, João Mendonça. Molin, utilizou o seu espaço de fala para enaltecer a qualidade dos profissionais que fazem parte do funcionalismo municipal de Londrina. Além da posse, também foi realizada capacitação desses servidores durante a semana

Imagem ilustrativa da imagem Temporal na Gleba e no Catuaí. No Centro, nada
| Foto: Divulgação

No podcast

No Studio Marcao Kareka, em janeiro, o tema do podcast foi Colunismo Social e Jornalismo em Londrina. O bate-papo reuniu as convidadas: Claudia Costa, Elisiê Peixoto e Lia Mendonça (foto). A conversa durou uma hora, pela Paiquerê 91,7. Muitos curtiram o programa pelas redes sociais também

Imagem ilustrativa da imagem Temporal na Gleba e no Catuaí. No Centro, nada
| Foto: Divulgação

Em Rolândia

Em janeiro, a empresa Seara Alimentos JBS e o Instituto J&F Escola Germinare de São Paulo realizaram visita técnica na Unidade de Rolândia. Conheceram o dia a dia da fabrica. No dia 14, o grupo com 22 crianças e convidados estiveram no Museu do Mar, idealizado pelo engenheiro Marco Antonio Igarashi, composto por um acervo particular já visitado por mais de 300 mil pessoas. Na ocasião, o grupo esteve acompanhado da psicóloga Jhanislei da Rocha de Souza, que tinha como objetivo aproximar os jovens em desenvolvimento da cultura local, riquezas naturais e da população. Desta forma, por meio da pedagoga Maria Luiza Müller, presidente da SOAME, Sociedade Ambiental, Cultural e Educacional, também foram realizadas atividades envolvendo as crianças do Instituto Germinare e as crianças acolhidas pelo Projeto Social, com familiares dos colaboradores da empresa e moradores do bairro San Fernando. Ações como estas contribuem na formação de uma liderança mais humana e integrada aos valores da companhia. Na foto, Jhanislei, Igarashi e Maria Luiza.

Imagem ilustrativa da imagem Temporal na Gleba e no Catuaí. No Centro, nada
| Foto: Arquivo pessoal

Na residência da UEL

Formada pela UniFil no final de 2021, a médica veterinária Giovanna Simm Pereira foi aprovada no programa de residência da UEL e vai se especializar em inspeção de leite e derivados. "Vamos desenvolver pesquisas sobre fatores que interferem na qualidade do leite, buscando melhorias para as atividades de produção. Com a prática de extensão, temos de levar os resultados a produtores, técnicos e à indústria", relata. A especialização começa em março, com dois anos de duração. "Tive muitas oportunidades, desde ser monitora de algumas disciplinas até participar de grupos de estudos, estágios e ser bolsista de iniciação científica. Os professores sempre me incentivaram a ir atrás dos meus sonhos, ajudaram em tudo que precisei. Isso faz da UniFil uma faculdade diferenciada", ressalta. Após concluir a residência, Giovanna pretende fazer mestrado relacionado à leite.

Imagem ilustrativa da imagem Temporal na Gleba e no Catuaí. No Centro, nada
| Foto: Arquivo pessoal

Comemorando 18 anos

Maria Eduarda Pereira acaba de completar 18 anos. Desde muito cedo aprendeu a gostar da leitura. Focada nos estudos, se interessou pelo trabalho em busca de sua independência financeira. Chegou a fazer curso de modelo e trabalhou na área, mas por conta dos estudos, preferiu não seguir carreira. Atualmente atua como professora de inglês e cursa letras (inglês) na UEL. Maria é motivo de muitas alegrias, como relatam os pais Evair e Marina e o irmão mais velho Matheus. Neta de Geraldo e Iracema, que também apoiam os sonhos da jovem , ela pretende fazer intercâmbio na Inglaterra. Parabéns!

Presidente do INSS poderia ser do Paraná

O presidente Luís Inácio Lula da Silva não precisa ``quebrar a cabeça´´ para escolher o presidente do INSS, que ainda não tem seu dirigente geral nomeado. Roberto Requião, ex-governador e ex-senador do Paraná passou do PMDB para o PT na última campanha, fez campanha para Lula durante vários meses dizendo que ``quem é Requião é Lula" e ``quem é Lula é Requião´´. Foi um incansável aliado e, por isso, muitos paranaenses acham que Requião seria um excelente presidente do INSS, pois é um político sério, sempre preocupado com a população, merece ser escolhido. No Paraná, Lula não teria melhor escolha. O INSS estaria em boas mãos, me disseram pessoas que ouvi a respeito.

Dinheiro falso, tome todo o cuidado para não ser preso!

Jovem paulista poderá ser preso em São Paulo ``por receber 3 mil reais em notas falsas´´ pelos Correios. Mesmo informando à Polícia, sobre o caso, ele fica sob suspeição e terá que informar de onde veio as cédulas, quem as enviou, por qual razão, etc. Não sabemos o que aconteceu depois com ele.

Qualquer pessoa corre o risco de receber uma nota de 10, 20 ou 50 reais falsas. Como quase todos não sabem como verificar se é verdadeira ou não, a pessoa vai ao mercado comprar qualquer produto e, ao pagar, a ``caixa´´ verifica que é falsa. O que está pagando passa a ser ``olhado como suspeito´´. Isso é terrível. Se o mercado, ou qualquer outra loja, chamar a Polícia, poderá ser preso, sem ter culpa de ter recebido dinheiro falso, às vezes como pagamento, como troco e etc.

Isso acontece também com londrinenses, paranaenses em geral, brasileiros enfim, que compram dólares aqui e, às vezes, lojas do Paraguai dizem que é ``dinheiro falso´´. Mesmo comprando em casas de câmbio ou até bancos. Todo cuidado pois, para não ser preso, em Foz, Assunção, no lado argentino, etc. Pode ser que seja melhor pagar com cartão devidamente autorizado para compras internacionais.

Termos do Futebol II

José Roberto Reale , procurador aposentado do município de Londrina, leitor da Folha e da coluna desde criança, também enviou termos do futebol : Banheira, ninho da coruja, frangueiro, retranqueiro, boleiro, carrinho, mascarado, chapa, marca da cal e tiro de canto.

Alemães no Paraguai

Chega-nos a informação de que famílias alemãs estão migrando para o Norte do Paraguai, onde já há colônia germânica e grande bem desenvolvida em seus trabalhos. Já me disseram que ``ali é outro Paraguai!´´

Ao atravessar a Avenida São João

São Paulo, 469 anos: ``Alguma coisa acontece em meu coração, quando atravesso a Avenida São João´´! Quem gosta de São Paulo e não cantarolou isso? Uma canção que eternizou a paulicéia. Todo londrinense e norte paranaense que foi a São Paulo, em busca de médicos, de negócios, de trabalho, de emprego, de estudar, de fazer cursos, a caminho do Litoral, a uma decisão de futebol, etc! Salve São Paulo, fundada pelo jesuíta José de Anchieta!

COPA AMÉRICA

A Conmebol confirmando que a Copa América de 2024 será disputada nos Estados Unidos.

JANEIRO BRANCO

O primeiro mês do ano chega hoje a seu final. Não passou em ``branco´´ em se tratando de saúde, pois debateu-se a saúde mental, em especial a ``esquisofrenia´´, doença que ataca e angustia adolescentes e pessoas na fase mais adulta. Deram um exemplo da doença: ``Ela faz a mente da pessoa enxergar o que ninguém vê..´´

== A FORBES conta que Tim Hook, da Apple, ganhou em 2022 cerca de 99 milhões de dólares. Está de saída da empresa. Vai pescar com seu iate nas águas do rio Potomac. Tem hora acho que Deus fez nascer novos gênios na América do Norte.

== O CANTOR Seu Jorge conseguiu valer o seu direito de, segundo a lei do país, colocar o nome que desejasse em seu filho, que agora é oficial: foi registrado e chama-se Samba. Que goste muito de música, que seja feliz.

== CERCA de 800 mil brasileiros visitaram Miami nos últimos 15 meses, a maioria em 2022. Muita gente do Paraná, inclusive.

A opinião do colunista não representa, necessariamente, a opinião da FOLHA.