Bela Vista do Paraíso vai ganhar um belo presente de aniversário! O teatro municipal será inaugurado em 16 de outubro, dia do aniversário da cidade. O prédio estava abandonado há 20 anos, mas uma articulação da deputada federal Luísa Canziani e de Alex Canziani, junto ao presidente da Fecomércio, vice-governador Darci Piana (foto), garantiu a reforma da estrutura física e o seu funcionamento com a implantação de vários projetos gratuitos. O custo da obra é de mais de R$ 5 milhões. O prefeito Edson Brene, por meio de lei municipal, fez a doação do prédio do teatro e da praça à Fecomércio. O teatro tem o formato do avião 14 Bis. O salão central do prédio será destinado principalmente à cultura. A asa direita do teatro terá dois ambientes pedagógicos do Senac com capacidade para mais de 50 alunos. Vai capacitar comerciantes, beneficiários e interessados na área do comércio de bens, serviços e turismo. Na asa esquerda, uma sala com cursos diversos da programação do Sesc e a outra abrigará o Espaço Conexão, voltado para o ensino de informática e tecnologia. Na praça, a nova planta prevê a instalação de bancos de concreto, um estacionamento de bicicletas, área infantil, área fitness, pista de skate, quadra de areia e quadra de basquete 3x3

Imagem ilustrativa da imagem Teatro municipal de Bela Vista será inaugurado
| Foto: Divulgação

A força política do Rádio na cidade

A folhinha registrou sexta-feira última o Dia do Rádio. A primeira emissora da cidade foi a ZYD-4, Rádio Londrina, onde Otássio Pereira da Silva lançou o jovem Antônio Belinati, ao mandá-lo ler alguns anúncios, enquanto iria ao banheiro... O cara acabou gostando, fez do rádio o seu instrumento preferido, elegeu-se vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito três vezes. Só não chegou a disputar o governo do Estado, por acreditar em alguns conselheiros “mui amigos”, que atrapalharam sua carreira na vida política. Otássio Pereira também foi eleito vereador e deputado estadual, mostrando a força do rádio, onde outros radialistas como Dácio Leonel de Quadros e Fiori Luís foram eleitos deputados estaduais. Vários outros chegaram à Câmara Municipal da cidade, via rádio. Depois da ZYD-4 vieram as rádios Difusora Paraná, com Raul Zanoni à frente, e a rádio Paiquerê, que pertencia a um grupo paulistano, e que anos depois foi adquirida pelos amigos JB Faria e Ricardo Spinosa, que já estavam no ramo. Hoje, se não me engano, a cidade deve ter 15 emissoras no ar. A todos os dirigentes e radialistas aquele abraço e que tenham sucesso sempre.

Poderia ser um jogão neste sábado

O principal jogo deste sábado, pelo Brasileirão, será em Porto Alegre, entre Internacional e São Paulo. De lá, o tricolor paulista segue para Buenos Aires, e vai enfrentar o River Plate, e tem que ganhar para continuar sonhando com a Libertadores. Mas, se empatarem no Morumbi, no Monumental no bairro de Nunes, será uma parada dura. O Inter (não confundir com o Banco Inter, que patrocina o tricolor) vai depois a Cali, na Colômbia, enfrentar o América. Na volta novamente terá pela frente o Grêmio, que ganhou os dez últimos jogos diante do time colorado. Os dois técnicos estão na marca do pênalti, portanto. Os dois mais entusiasmados torcedores do Internacional em Londrina já faleceram, infelizmente: são os jornalistas e colegas de FOLHA, Pedro Vergara Correia e Paulo Ubiratan.

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

A dentista Alinne Vianna trazendo para Londrina a mais nova face da odontologia atual: a harmonização orofacial . Como ela destaca, o objetivo é tratar o paciente como um todo, tanto a parte funcional, como a estética. O que resulta em mais beleza e harmonia para a composição dente, sorriso e rosto. A clínica dela fica na rua Leonardo da Vinci, 343.

Imagem ilustrativa da imagem Teatro municipal de Bela Vista será inaugurado
| Foto: Divulgação

Ministro da Educação em Londrina para pregar no culto na Igreja Presbiteriana

O ministro da Educação, professor doutor Milton Ribeiro, estará amanhã, domingo, em Londrina. É a primeira vez que vem ao Paraná e aqui fará a pregação durante culto da Igreja Presbiteriana Central de Londrina. Como se sabe, o ministro é pastor presbiteriano. O culto será no Centro de Adoração da igreja que, como se sabe, fica na rua João XXIII , antiga Acel. O evento será presencial e também na modalidade drive in , com limite de 300 pessoas no templo, por ordem de chegada. O reverendo Ribeiro é teólogo, professor universitário e foi reitor da Universidade Mackenzie.

ESPAÇO FOI REPAGINADO

A sede da Londripeixe na Avenida Leste-Oeste está de cara nova .O espaço foi totalmente repaginado para dar mais conforto e praticidade aos clientes. O projeto elaborado pela arquiteta Adriana Consalter Paolielo resultou em ampliação da área interna e decoração atual que já vem recebendo elogios dos consumidores. Na foto, no novo ambiente da Londripeixe , os empresários Renan Matheus Calixto e Oswaldo Calixto, da empresa que é referência no segmento no interior do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Teatro municipal de Bela Vista será inaugurado
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

Doutor Higashi, o médico-cientista

Triste pela partida do amigo mais que especial, o doutor Tsutomu Higashi, o jornalista Edinelson Alves, escreveu o seguinte para esta Coluna: “Há 30 anos fui escalado pela Folha de Londrina para entrevistar um médico que fazia trabalho diferenciado no tratamento de seus pacientes. E foi amor à primeira vista. Acabamos ficando amigos, e ao longo dessas três décadas foram inúmeros encontros em diversos momentos. Quando fomos para os EUA, foi ele quem apresentou os seus amigos Sergio e Márcia para nos receber em Miami. Duas vezes, depois, recebi ele na Flórida, e até participei, a convite dele, de congresso internacional de medicina. Nesses anos, o doutor Tsutomu sempre nos orientou de uma forma muito pessoal nas questões de Saúde. A cada encontro, viajávamos analisando questões políticas e muitos outros temas da atualidade. Ultimamente, discutíamos a possibilidade de escrevermos livro sobre a rica trajetória de vida dele. Mas nesta última quinta-feira fui surpreendido com a partida do doutor Tsutomu Higashi. Certamente, milhares de pacientes espalhados pelo Brasil e América Latina estão se sentindo órfãos desse grande médico-cientista que nunca se limitou a seguir os protocolos; pois sempre estudando e pesquisando, foi sempre muito além , e assim se tornou referência profissional, aliando tradição oriental (ele fez cursos no Japão e outros países) aos mais avançados conhecimentos e experimentos na área da Saúde. À esposa Cássia e aos filhos (também médicos excepcionais) Rafael e Leonardo, os mais sinceros sentimentos. Edinelson Alves – jornalista”.

TRATAMENTO PRECOCE CONTRA COVID

A UniFil foi procurada por médicos do grupo Paraná Vencendo o Covid e se disponibilizou a colaborar no projeto beneficente de tratamento precoce do coronavírus, para pacientes em fase inicial da doença. Diversos médicos atuam como voluntários, prescrevendo medicações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Os organizadores vão buscar doações para fornecer medicação gratuita a pessoas de baixa renda. “É uma ação humanitária para combater a pandemia”, diz o reitor da UniFil, Eleazar Ferreira, na foto com as médicas Débora Kakitani, Alcione de Mello e Silva e o médico Laércio Ceconello, que participam do movimento. Agendamentos pelos telefones 3375-7481 (até 15h30) e 3375-7482 (após 15h30) O ambulatório fica na UniFil, com acesso pela rua Alagoas, 2.050.

Imagem ilustrativa da imagem Teatro municipal de Bela Vista será inaugurado
| Foto: Divulgação

***

Hoje é Dia de São Cosme e Damião, que foram dois médicos, irmãos, nascidos no mundo árabe, e que se dedicaram a cuidar de crianças, no século 3.

***

Estão aniversariado hoje: Milton Bocati, Milton Simões Nigro, Dora Grimaldi, Marco Antonio Fabiani e Márcia Caliento. Amanhã aniversariam: Gil Abelim, Ana Paula Zampieri, Carlos Takashita e João Alberto Guimarães. Na segunda-feira, o neurologista Carlos Boer.

***

++ O bilionário Charles Feeney , fundador das lojas Duty Free, que domina os aeroportos internacionais do mundo, acaba de doar toda sua fortuna, em documento oficial. Por enquanto, já sabe que 8 bilhões irão para fundações e universidades que ele selecionou.

***

A Klabin bem que poderia investir pelo menos um pouco em Londrina e região. A informação precisa ser confirmada pela grande empresa paranaense de celulose, na região de Telêmaco Borba, mas o que se fala é a Klabin, associada a outro grupo, poderá construir hotéis em Copacabana e Botafogo, e um centro de vendas no Jardim Botânico, visando o futuro turismo carioca.

NOVO CASAL

Wellington Evangelista de Souza e Daiane Arauto Garcia casaram, dias atrás, no Cartório Pires em Londrina. O noivo atua em uma rede de supermercados e a noiva é bancária. Por causa da pandemia não houve festa, mas não faltaram momentos de alegria e emoção. Daiane é sobrinha do conhecido fotógrafo Carmelindo Dias. Felicidade ao novo casal .

Imagem ilustrativa da imagem Teatro municipal de Bela Vista será inaugurado
| Foto: Divulgação

***

Leitoras da Veja, que viram a foto de Kim Kardashian na revista, disseram que ficaram impressionadas como essa personagem de programa da tv norte-americana, que mostrou, de maiô, um corpo com a cintura tão fina e com aquele quadril de fazer inveja a qualquer das chamadas “mulherão”.

***

Pay attention: o presidente Bolsonaro (feliz com o Ibope alto) poderá revelar brevemente os seus candidatos a prefeito em São Paulo, Santos e Manaus. Acredito que em São Paulo é o deputado Celso Russomano, que dizem ser o candidato dos consumidores.

O programa de rádio que Jair Bolsonaro mais gosta é “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan de São Paulo. Tanto que após sua live das quintas-feiras, ele pede que os ouvintes continuem na emissora, para ouvir a análise depois, dos radio-jornalistas José Maria e Augusto Nunes, nos quais ele diz que confia plenamente, porque são corretos.

***

Um cidadão de São Paulo, de 60 anos, disse uma verdade: o grande inimigo dos idosos é o Sinal Verde do trânsito. Que não dura um minuto, na maioria das vezes. O idoso anda devagar e é uma vítima anunciada do acidente, do atropelamento. Aqui em Londrina, quanto dura um sinal verde? E em Curitiba quanto? Em Ponta Grossa? Em Foz do Iguaçu, quanto? Foz, dizem turistas, é a capital da multa aos que chegam e são recebidos por câmeras que multam de 200 em 200 metros.

***

Com o dólar subindo, é mais dinheiro para os exportadores e impostos para a receita e o governo federal, pois, como se propalava, estados e municípios nada recebem do lucro com a exportação.