Duas startups de alunos da Computação da UniFil concluíram os seis meses de pré-incubação no Centro de Inovação do Comércio em Londrina e vão oferecer seus produtos e serviços a possíveis clientes, além de buscar investidores para impulsionar o projeto. A formatura do período de consultoria e mentoria foi no evento Comércio em Foco, no último dia 19, com entrega de certificados aos acadêmicos e apresentação das ideias. A "Expira Go", dos alunos Giovana Giorgi Bigati (3º ano de Ciência da Computação) e Gabriel Tonon Barreiros (3º ano de Engenharia de Software), criou um marketplace para oferecer a preços atrativos alimentos e produtos perecíveis com data de vencimento próxima, transformando o desperdício em lucro. A "E-commerce Saudável", dos alunos João Pedro da Silva Mangerona (2º ano), Gabriel Segobi de Souza (4º ano) e Marcos Vinicius Beregula Ferreira (UEL), desenvolveu plataforma para auxiliar lojistas na definição da margem ideal de lucro por produto na venda online e oferecer ferramentas de controle de estoque. Os dois projetos foram premiados entre os três melhores do Hackathon Retailtech 2024, como soluções tecnológicas inovadoras para aplicação no comércio. Na foto, a gestora Fernanda Fassula, alunos Giovana Giorgi Bigati e Gabriel Tonon Barreiros (startup "Expira Go"), professor Sergio Tanaka, alunos João Pedro Mangerona, Marcos Vinicius Ferreira e Gabriel Segobi de Souza (startup "E-commerce Saudável").

Não tem cachorro vagando pelas ruas

Um veterinário de Londrina que foi a Chicago, no estado de Illinois, nos EUA, ficou surpreso com um detalhe: não encontrou cachorro algum vagando pelas ruas. Todos os que viu (centenas deles) estavam com os tutores passeando pelos parques, canais ou avenidas da bela cidade norte-americana. Ele pergunta: "Como eles conseguiram? O que fizeram para recolher cães abandonados nas ruas? Como evitam que donos irresponsáveis abandonem seus animais ?

Na Avenida Robert Koch

Por outro lado, encontrei um leitor da Folha que alerta as autoridades para o grande número de cães andando soltos pela Avenida Robert Koch, zona leste de Londrina. Para quem não conhece, é onde fica o Hospital Universitário. O leitor conta que todos os dias vê, pelo menos, três novos cachorros (alguns de coleira) vagando pela movimentada avenida. Sem comida, sem rumo e com risco de atropelamento

Com o vice-governador

Imagem ilustrativa da imagem Startups promissoras de alunos de Londrina
| Foto: Divulgação

O livro “Arthur Thomas – Da Marcha para o Oeste ao Parque Municipal” foi entregue ao vice-governador Darci Piana e ao chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro, no Palácio Iguaçu, durante visita do jornalista Fábio Luporini, autor do livro. Proposto pelo Instituto Alicerce e financiado pelo Proverde com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, a obra foi distribuída gratuitamente no lançamento na Biblioteca Pública. Além disso, 184 exemplares foram destinados para cada uma das unidades escolares municipais e 14 cópias para as bibliotecas públicas de Londrina. Um dos objetivos do projeto é justamente estar acessível a toda a população e servir como instrumento de educação ambiental, principalmente para os estudantes .

Uma maçã para quatro

A médica oftalmologista Cornélia Wendel lança o livro Uma maçã para quatro nesta quinta (dia 29), a partir das 18h3, na livraria da Vila, no Aurora Shopping. Com repercussão das mais positivas, jornalistas e leitores que tiveram acesso à obra publicada pela editora Labrador avaliam que o livro é cheio de emoções e histórias que precisam ser lembradas.

Comemorando aniversário

Nesta quarta (dia 28) é dia de comemorar para os aniversariantes Reginaldo Roveri, Leandro Mosca, Divina Oliveira, Plinio Faria, Welli Arco, Maria Cristina Conde Alves, Sônia Sampaio, Maria Elza Zavierucha, Rui Montes Santa Cecília e George Haikal Rosa.

Casamento em Votuporanga

Imagem ilustrativa da imagem Startups promissoras de alunos de Londrina
| Foto: Divulgação

Durante concorrida festa de casamento na Estância Krik, em Votuporanga, interior de São Paulo, os padrinhos Osner Vital, Caibar Vitale e Orley Vital. O local é um dos mais procurados para festas naquela região de São Paulo., como conta o empresário de futebol Orley Vital, que também atua em Londrina.

Dia da Saúde

No próximo sábado (dia 31), a partir das 9h, será realizado o Dia da Saúde na Ortopédica Casa da Saúde, na rua Senador Souza Naves Durante o evento, a equipe da Londrilife Saúde vai realizar aferição de sinais vitais, pressão, glicemia saturação, além de distribuir pipoca e algodão doce para as crianças. Na ocasião, os clientes da Londrilife têm descontos especiais na compra ou locação de equipamentos médicos e hospitalares na Ortopédica. "A equipe estará lá aguardando você e tirando dúvidas referente ao atendimento domiciliar ", acrescenta a enfermeira Giseli Coelho Soares

Gostei d’Os Sertões, de Euclides da Cunha

A Reforma Ortográfica registra uma regra “nova” quanto ao uso do apóstrofo. Ei-la: “Faz-se uso do apóstrofo para cindir graficamente uma contração ou aglutinação vocabular, quando um elemento ou fração respectiva pertence propriamente a um conjunto vocabular distinto: d’Os Lusíadas, d’Os Sertões; n’Os Lusíadas, n’Os Sertões; pel’Os Lusíadas, pel’Os Sertões. Nada obsta, contudo, a que essas escritas sejam substituídas por empregos de preposições íntegras, se o exigir razão especial de clareza, expressividade ou ênfase: de Os Lusíadas, em Os Lusíadas, por Os Lusíadas, etc.”, como explica em detalhes o professor Dilson Catarino. Quem gosta de escrever, precisa saber as regras.

mockup