No ano passado durante passagem por La Paz, o advogado Gregório Montemor e a família conheceram o teleférico da capital boliviana. "Achei maravilhoso: organizado, seguro, limpo e barato. São quatro eixos principais que atendem grande parte da cidade e os bairros mais populosos", conta . A ideia partiu de um cidadão que em visita a Suíça conheceu esse meio de transporte . As autoridades de La Paz contrataram a melhor empresa da Suíça para realizar o empreendimento. Desde que foi inaugurado transportou milhões de passageiros, tirou centenas de veículos pesados das ruas melhorando a conservação do asfalto e a qualidade do ar. “Já imaginaram um teleférico ligando a Saul Elkind ao Calçadão de Londrina, a rodoviária ao Calçadão ou a Higienópolis do início ao fim? Não custa nada sonhar", sugere Gregório Montemor, na foto com esposa Daniela e os filhos Laura e Rodrigo

Mais Startups para Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Sonhar é sempre muito bom: um teleférico para Londrina
| Foto: Divulgação

Londrina vai alavancar ainda mais o setor de empreendedorismo. A parceria entre a Rumo.vc e a Sociedade Rural do Paraná, com o apoio da estação 43 e a Codel, viabilizará a criação de um fundo de apoio para empresas da cidade e de outros locais. O fundo vai auxiliar financeiramente e com suporte para alavancar as startups. "Londrina se torna, cada vez mais, um polo de desenvolvimento de startups do país. É dinheiro girando, atraindo talentos e fortalecendo nosso ecossistema”, disse Alex Canziani, presidente da Codel. Na foto de David Jônatas, Canziani, o prefeito Marcelo Belinati, Marcelo El Kadre, presidente da SRP e o CEO da Rumo, Fernando Berwanger.

Na 4ª Expocond, a maior feira

de negócios para condomínios

Na próxima semana, dias 18 e 19, será realizada a 4ª edição da EXPOCOND, a maior feira de negócios para condomínio de Londrina, no centro de eventos do Shopping Aurora. A Porter, empresa líder em Londrina e no Brasil, no segmento de portaria remota e gerenciamento de acesso, estará presente mostrando suas novidades no controle de acesso para condomínios e também com a experiência do metaverso, onde apresentará um condomínio em realidade virtual, para quem estiver presente. O evento terá 60 expositores que atendem os condomínios com produtos e serviços. Também haverá ciclo de palestras com assuntos atuais sobre condomínios e tecnologia. A feira tem entrada gratuita e começa na próxima sexta (18), das 14 às 21h, e no sábado (19), das 9 às 18 h.

O DIA DO DIREITO

A folhinha marcou ontem, 11 de agosto, como o dia da instalação dos primeiros cursos de Direito no Brasil. Eles aconteceram em 1827, nas cidades de São Paulo e de Olinda, em Pernambuco.

***

AQUI em LONDRINA, a Faculdade Estadual de Direito foi criada oficialmente em 1958. A primeira aula aconteceu em 7 de março. Por isso, o nome do seu Centro Acadêmico, o CASM.

***

FIQUEM SABENDO que nos cursos de Direito de Curitiba, alunos e professores eram contra a criação da Faculdade Estadual de Direito de Londrina. Houve passeata na capital, feita por estudantes, contra a aprovação das Faculdades de Londrina e depois de Maringá e Ponta Grossa.

Nova engenheira e a ‘Láurea Acadêmica’

Imagem ilustrativa da imagem Sonhar é sempre muito bom: um teleférico para Londrina
| Foto: Divulgação

A formanda de Engenharia Civil Daurilena Gazoli Montenegro Pagani fez o juramento e recebeu a outorga coletiva de grau representando centenas de colegas que concluíram a graduação dos cursos na UniFil EaD. Profissional de Design de Interiores, ela escolheu a UniFil para o segundo diploma e planeja empreender com escritório de projetos com a avançada metodologia BIM. Daurilena recebeu a Láurea Acadêmica e o troféu Coruja de Ouro pela maior média geral. O chanceler Osni Ferreira (na foto) desejou sucesso à homenageada e a todos os formandos. "São novas perspectivas no mercado de trabalho, nos negócios e nos estudos. É um orgulho para a UniFil contribuir com o crescimento intelectual", comentou o reitor Eleazar Ferreira na formatura, que alcançou grande audiência no Brasil e outros países com a transmissão online da UTV. Também na foto, a coordenadora das Engenharias, Carolina do Nascimento Alvim, e da área acadêmica da EaD, Camila Fernandes de Lima.

Assados para os pais

No maior capricho, a equipe de assadores de carnes do chef Milton Furuta, no Shangri-lá, apresenta hoje e amanhã os produtos em homenagem ao Dia dos Pais, para dar água na boca, do papai, da mamãe, do vovô, da vovó, do titio, da família toda. À mesa, como convém, nesses dias festivos. Aquele abraço a todos.

TALES DE MILETO E OS PAIS

O filósofo grego Tales de Mileto disse o seguinte há 2.500 anos antes de Cristo: “Espera de teu filho o que fizeste com teu pai...”

Da escritora norte-americana CAROLYN COATES: “Todo pai espera que seu filho seja o homem que ele gostaria de ter sido...”

DO CANTOR Nelson Gonçalves: “Foi bem mais fácil eu sustentar os filhos que adotei, do que custou o meu vício...”

DE SÉRGIO BITTENCOURT, compositor: “Naquela mesa está faltando ele, e a saudade dele está doendo em mim...”

Noite Tropical

Neste domingo (13) tem a Noite Tropical no Bar Valentino. Com show do grupo formado por Osvaldo Rene (voz e violão), Marcos Santos (teclados), Marcia Santos (baixo) eTony (bateria). Também está programada a participação do pessoal da escola de dança Augusto Bogo e Regina Lúcia Sanches. Começará às 20 horas. Vale conferir, pois será uma noite de ótima música para ouvir, cantar junto e um show de danças. Aproveite a vida e a noite.

Feijoada beneficente da AONP

A feijoada beneficente promovida pela Associação Odontológica do Norte do Paraná, no Mercado Guanabara, em prol da ONG Viver foi muito prestigiada. O próximo evento da Associação será o jantar do dia do dentista, em 27 de outubro, no Buffet Planalto, com homenagem para o renomado professor Mauri Reiche. As fotos do evento beneficente são de Carmelindo Dias

Ernesto Iriya e Paula Mariano
Ernesto Iriya e Paula Mariano | Foto: Divulgação
Elisa e Ormisio Souza, da Equiponorte
Elisa e Ormisio Souza, da Equiponorte | Foto: Divulgação
Presidente da ABCD-PR, Ricardo Almeida, e esposa Angelita Gomes
Presidente da ABCD-PR, Ricardo Almeida, e esposa Angelita Gomes | Foto: Divulgação
Vanessa Cristiane dos Santos com Lauro e Edna Mizuno
Vanessa Cristiane dos Santos com Lauro e Edna Mizuno | Foto: Divulgação
Paulo Rossato, Marcela Vanzela e Claudenir Rossato
Paulo Rossato, Marcela Vanzela e Claudenir Rossato | Foto: Divulgação
Diretoria da AONP, Wilson Kobayashi, Berenice Tatibana, Matheus Pegoraro, Marcela Vanzela e Marcos Guskuma, com o professor homenageado Mauri Reiche, o Secretário-geral do CRO-PR Claudenir Rossato e Paulo Franzon
Diretoria da AONP, Wilson Kobayashi, Berenice Tatibana, Matheus Pegoraro, Marcela Vanzela e Marcos Guskuma, com o professor homenageado Mauri Reiche, o Secretário-geral do CRO-PR Claudenir Rossato e Paulo Franzon | Foto: Divulgação

SEMPRE AMIGA

Encontrei a doutora Dinaura Godinho Pimentel Gomes no mercado Musamar, e, como sempre, muita amiga, pergunta da família, de minha saúde. Trabalhamos com ela na 1ª Junta da Justiça do Trabalho em Londrina, eu, o prof. Nilso de Paula e o José Lima do Nascimento. Todos consideramos a doutora Dinaura como “a juíza nota dez”. Ela é esposa do doutor Sérgio Gomes, juiz aposentado da Justiça estadual do Paraná, outro magistrado muito estimado por colegas e advogados da cidade.

PARAÍSO

DISSE minha tia Cila Militão, de saudosa memória: “Ser pai é ajudar a mãe a padecer no nosso paraíso familiar...”

NA ROCINHA

Na Favela da Rocinha, a mais famosa do Rio, e do Brasil, a Prefeitura do Rio de Janeiro mandou demolir uma casa, que valeria 1 milhão de reais. Com grande piscina, churrasqueira e sala de ginástica, e que foi construída de maneira irregular. Não revelaram o nome do dono, que não teria sido encontrado.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina