O Sindhotéis Londrina está com inscrições abertas para o Programa Fature+ (Fecomércio/Sebrae/Senac). O programa Fature + tem o objetivo de apresentar soluções para melhorar a performance de micro e pequenas empresas no mundo digital, ampliando seu mercado de atuação e impactando diretamente no crescimento do faturamento. A pretensão é atender 3.500 empresas em todo Paraná. Já é possível ingressar nesse programa. O prazo para encerrar todas as etapas e atividades é até dia 31 de outubro. Para adquirir acesse: https://www.sebraepr.com.br/faturemais (Senha para finalizar a inscrição: Sindhotéis) . Informações no Senac: 43 3572-5500 (WhatsApp). Na foto, Marisa Bressan e Juliana Suavi, técnicas de relações com o mercado do Senac e Alzir Bocchi, presidente do Sindhotéis.

Imagem ilustrativa da imagem Sindhotéis Londrina e o Programa Fature+
| Foto: Divulgação

Os aniversariantes

O ex-vereador e radialista Antenor Ribeiro aniversaria amanhã. Os abraços serão também para os aniversariantes Karina Khater Fontes Martins, que é médica (é sobrinha da destacada advogada e amiga Rosangela Khater) os médicos Omar Taha e Roberto Oguido, a advogada Leticia Baddauy, Luís Meneghel Neto, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná, o agrônomo Alberto Drumond e a sempre elegante Julieta Caminhoto Rotondo, viúva do saudoso Tomazzo Rotondo.

***

No dia 27, estarão comemorando aniversários o médico cardiologista Cláudio Fuganti, Orestes Pullin, médico e diretor da Unimed Nacional, Leandro Brandalize Veras, José Luís da Silveira Baldy, médico, prof. da UEL e diretor da clínica Baldy de vacinas, médico; o médico Júlio Messias Bispo, que foi um dos elogiados professores da antiga Fefi, Terezinha Vilela Magalhães, viúva do criativo e inteligente Antônio Vilela.

***

No dia 28, os abraços serão Rodolfo Garcia Martinez, Irani Mancebo Gonçalves, esposa de Gerson Gonçalves, ex-governador e diretor do Rotary, Moisés Perin, agropecuarista, Neusa Macedo, espoa do saudodo doutor Sidney Macedo, Célia Hauenstein e Helena Maria Toledo.

***

No dia 29 aniversariam Dora Grimaldi, Hélio Bussadori e José Carlos Maldonado. No dia 30, vão sobrar velinhas o destacado médico Marcelo de Carvalho Mendonça, o médico Plinio Montemor, a médica Régia Viviane e o agropecuarista Fernando Agudo Romão. A todos muita saúde e aquele abraço!

Tendência deste inverno

Uma das grandes tendências deste inverno é o tricô, que vem todo confortável, quentinho e com tramas incríveis. As peças arrematam qualquer produção com grande estilo, seja num look feminino, masculino e até infantil. Este ano, a elegante novidade fica por conta dos conjuntos femininos em tricô. “Um mais lindo que o outro”, destaca o staff do Armazém da Moda. Vá conferir!

Imagem ilustrativa da imagem Sindhotéis Londrina e o Programa Fature+
| Foto: Divulgação

Assaí, capital paranaense da imigração japonesa

O Norte do Paraná tem a segunda maior colônia japonesa do Brasil. Assaí é o município de maior referência da comunidade nipônica no estado. Os primeiros desbravadores vieram para a região em 1930, enfrentaram dificuldades com muito trabalho e disciplina. Por toda história, Assaí é considerada a “Capital Paranaense da Imigração Japonesa”, numa lei do deputado estadual Tercilio Turini, que participou no dia 18 de junho da comemoração dos 113 anos da chegada ao Brasil do navio Kasato Maru, com o primeiro grupo de imigrantes. “Significa reconhecimento e gratidão pelo que fizeram ao Paraná e ao Brasil”, declarou o deputado ao lado do vice-prefeito Cairo Koguishi, a esposa Nair e o chefe de gabinete Paulo Roberto Moreira(foto)

Imagem ilustrativa da imagem Sindhotéis Londrina e o Programa Fature+
| Foto: Divulgação

Toda reitoria precisa ser magnífica

Em almoço recente, no restaurante La Pasta Gialla, com Marcelo Militão e dois convidados, um deles falou de observações que faz em seus 15 anos de Londrina. Como não pedimos autorização para divulgar seu nome, preferimos publicar sua opinião sobre um setor de uma das mais importantes instituições de Londrina e do Paraná: a UEL. Ele contou-nos que há algum tempo precisou ir à Reitoria da Universidade Estadual de Londrina. Como estudou nos Estados Unidos, tem doutorado em sua área, acabou conhecendo reitorias de diversas universidades norte-americanas. Todas de porte, bem construídas, muito bem cuidadas e até com pequenas bibliotecas e fotos de gente importante que por lá passou, como cientistas e professores premiados e visitantes. Aqui na UEL, logo estranhou que o prédio da Reitoria fosse do tamanho que (acho que ainda é), com construção simples, e logo de cara, um corredor, por onde passava muita gente. Quando chegou à portaria da reitoria, um cidadão (talvez porteiro) fumando, indicou outro corredor para ele entrar. Passou por um guarda e perguntou como chegaria ao reitor. Ouviu como resposta: fale com aquela moça lá no fundo. Acabou passando por locais que ele acha que sejam banheiros masculinos e uma cozinha, e chegou ao reitor. Isso há alguns anos. Sentiu um ambiente longe de ser magnifico, como pede o cargo de condutor máximo de uma universidade. Quando lhe disseram que a sede da reitoria é praticamente o mesmo do início da UEL nos anos 70, ele pensou como ela deveria ser hoje, após mais de 50 anos. O reitor, para ser magnifico, precisa começar pelo local do seu trabalho, que deveria ser mais respeitado por todos, mas para isso é necessário que reúna condições melhores em todos os sentidos. Uma reitoria de universidade é como se fosse um santuário de ensino, de educação, com segurança, da formação de profissionais que vão cuidar do povo e dirigir o país. O Brasil precisa mudar e quem sabe a começar pelas reitorias, nem de direita, nem de esquerda, mas buscando o melhor ensino. Não sabemos como são as reitorias das universidades de Maringá, de Ponta Grossa, e as demais estaduais. Talvez a reitoria da Universidade Federal do Paraná tenha melhores condições, e pelo seu centenário, seja “magnífica”. O atual reitor da UEL pode até já ter pensado nisso. Mas é preciso que lhe deem condições e apoio para qualquer melhoria que desejar fazer. Fica apenas a observação, sem ser qualquer crítica pessoal, mas apenas lembrarmos a importância do cargo, que exige o maior respeito por parte de todos.

***

Faleceu, aos 95 anos, em São Paulo, a mãe do apresentador Fausto Silva, que, como se sabe, está agora na Rede Bandeirantes de Televisão.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

mockup