A violência doméstica tem se tornado um pesadelo na vida de muitas mulheres. Com o isolamento social e o aumento do tempo de convivência familiar, associado ao acúmulo das atividades domésticas, tem aumentado significativamente o índice de violência contra a mulher. É grande a preocupação entre as autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, que lançaram a campanha Sinal Vermelho para Violência contra a Mulher. A ONG Nós do Poder Rosa em parceria com o Judiciário vem desenvolvendo várias ações na cidade de Londrina, com o objetivo de alertar homens e mulheres para combate à violência oméstica. Para saber mais basta acessar : https://www.facebook.com/erica.cortes.31^. A ONG oferece atendimento 24 horas, pelo telefone (43) 9946-2763

 Michelly Landgraf , secretária da ANDPR
Michelly Landgraf , secretária da ANDPR | Foto: Divulgação
Felicia de Souza Watanabe, do setor de  Eventos da ANDPR
Felicia de Souza Watanabe, do setor de Eventos da ANDPR | Foto: Divulgação
As atuantes Erika Côrtes, vice-presidente, e Nely Camargo, presidente da ONG Nós do Poder Rosa
As atuantes Erika Côrtes, vice-presidente, e Nely Camargo, presidente da ONG Nós do Poder Rosa | Foto: Divulgação

Nem depois de morto

O IPTU dos túmulos está sendo cobrado pela Acesf, em Londrina. Vamos lembrar então que os avós diziam que as pessoas só paravam de pagar imposto quando morriam. Pois agora, nem isso. O IPTU do tumulo está sendo cobrado. Ou paga ou terá multa. Algumas pessoas pagam com algum recurso que o próprio falecido deixou. Mas é o seguinte: alguém precisa cuidar dos túmulos e há um preço para isso. O que falta os cemitérios é uma guarda melhor.

Viaduto Edson Deliberador

Desde 2018 que o viaduto da avenida Dez de Dezembro tem nome, devidamente votado e aprovado pela Câmara Municipal. Vai se chamar, quando inaugurado, no final do ano, Edson de Jesus Deliberador, londrinense, que foi juiz de direito em Londrina e que estudou na primeira turma da Faculdade Estadual de Direito de Londrina, ainda no Hugo Simas.

Novo vice-presidente da Abegás

Imagem ilustrativa da imagem Sinal vermelho contra a violência doméstica
| Foto: Divulgação

O diretor-presidente da Compagas (Companhia Paranaense de Gás), Rafael LamastraJr (foto), foi eleito nesta quarta-feira vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), entidade responsável pelo desenvolvimento da cadeia de gás natural no Brasil. A eleição foi realizada durante a 88ª Assembleia Geral Extraordinária de Associados. “É uma honra representar o Paraná na entidade nacional que estimula e incentiva o setor de gás natural”, afirma Lamastra Jr. “Nosso papel será intensificar as ações que garantam a ampliação do mercado de gás natural no país, incluindo a sensibilização de todos os agentes envolvidos com o necessário aumento da nossa infraestrutura de transporte e distribuição”, aponta. O diretor da Compagas também ressalta o papel da entidade, que é estar sempre comprometida com a defesa de todo o negócio, em especial às causas que envolvem o desenvolvimento do mercado de gás, como o aumento da concorrência e consequente abertura do mercado, preservando o papel dos Estados na regulação e concessão do setor. A nova gestão assume em um momento em que as empresas distribuidoras vêm fazendo um grande esforço para seguir com o fornecimento de gás natural de forma segura e eficaz, preservando a saúde dos colaboradores e clientes e superando os efeitos econômicos da pandemia.

¨

***

O trigo nos leva até a Nelson Boulangerie, que continua atendendo das 14 às 18 horas, entregando os produtos com hora marcada para sua fiel clientela em Londrina e de cidades vizinhas.

***

Me perguntam se os voluntários que costumeiramente ofereciam sopa às pessoas moradoras de rua (a maioria sem ter para onde ir) continuam com este gesto de caridade cristã. Como não tenho passado pelo Bosque Central, à noite, não sei. Mas vale a lembrança e o aplauso mesmo que atrasado a este pessoal.

***

Embora fechada, como todo o comércio da cidade, obedecendo à determinação do governo do Estado, a loja Sinézio Magazine, de moda masculina, mantem as lâmpadas acesas também durante o dia, acertadamente, para lembrar as pessoas que passam pela rua Antônio Fernandes Sobrinho sobre as coleções que recebeu para o outono-inverno e inverno. Em destaque, as jaquetas, os paletós e coletes.

***

Profissional dedicada

Imagem ilustrativa da imagem Sinal vermelho contra a violência doméstica
| Foto: Divulgação

A psicóloga Tassia Lani (foto) está recebendo cumprimentos pelos cinco anos de atuação no Hospital Evangélico de Londrina. É uma profissional muito dedicada, dizem os companheiros de trabalho .

O pensamento de Pitágoras, o matemático

Certo dia, na Grécia Antiga, bastante inspirado, o matemático grego Pitágoras (que viveu entre 570 e 495 a.C. ) escreveu o seguinte: Eduquem as crianças e não haverá necessidade de punir os adultos...Um pensamento dele que atravessou séculos e séculos. Agora, com a pandemia, a garotada fica em casa, estuda on-line, com a ajuda da mãe, ou como pode, às vezes sem receber aulas, conteúdos, e a pergunta que os pais fazem é: como recuperar o que foi perdido de escolaridade e a convivência entre os estudantes? Gente amiga, o avanço moral, cultural e econômico de uma sociedade se faz pela educação que se tem. Que é oferecida para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Pitágoras deu o nome a um famoso colégio e cursinho para vestibulares, em Belo Horizonte, e também para um grupo de faculdades de Londrina, agora pertencente ao Grupo Kroton. Quando eu dirigia o Colégio São Paulo, aqui, fui visitar o Colégio Pitágoras em BH, conhecer suas apostilas, seu conteúdo e etc. Um dos seus sócios elegeu-se deputado federal e acabou sendo ministro de Turismo do governo petista.

Nova integrante

Imagem ilustrativa da imagem Sinal vermelho contra a violência doméstica
| Foto: Divulgação

O escritório Jair Ancioto Advogados Associados tem nova integrante na equipe. A advogada Rosana Califani traz mais conhecimento em benefício dos clientes. O escritório é especializado em Direito Empresarial e Tributário, atua no campo da consultoria preventiva e também no âmbito da solução de conflitos legais, com atendimento personalizado para as necessidades de cada cliente ou empresa. Na foto, os advogados Jair Ancioto e Rosana Califani

Comemoram dez anos

Imagem ilustrativa da imagem Sinal vermelho contra a violência doméstica
| Foto: Divulgação

Os gêmeos Antonella Marins Fernandes e Pietro Marins Fernandes comemoram dez anos nesta quinta (9). Eles são filhos de Alexandre A. Fernandes Junior e Neide Marins Fernandes. A comemoração será em família

***

Muita gente gosta de água de coco, de doce de coco, de cocada e etc. Pois fique sabendo (eu também não sabia): o coco é uma planta natural da Malásia. Com a casca e restos jogados ao mar, acabou indo para a África. E dos africanos, nos navios de escravos, para a Bahia e para o Brasil todo.

***

Da primeira ministra, Margareth Tatcher, há 30 anos, falando a jovens estudantes britânicos: “se quiserem um discurso peçam a um homem. Se desejarem que alguma coisa seja feita, dirijam-se a uma mulher...”

Chefão da heroína no Talibã tinha 14 esposas e 29 filhos

Para melhorar ainda mais o combate ao terror e às drogas, as agências DEA e a CIA pediram ao Congresso dos Estados Unidos leis mais fortes contra o narcoterrorismo. Para isso, tais órgãos pretendem contratar como agentes alguns homens do Afeganistão, que foram do tráfico, e que podem ajudar a liquidar de vez com o Talibã, o maior vendedor de heroína do planeta. O ópio no Afeganistão ainda é produzido a céu aberto e comentam na CIA que esse país atende a 30 por cento de consumo no mundo. Desejam combater ainda mais os cartéis mexicanos, como os de Tijuana, do Golfo e de Sinaloa, onde El capo reinou e já deve ter sucessor. Falam nos EUA que a CIA tem dados do maior traficante de heroína do mundo, um tal Raj Jubakan, que cobrava 100 mil dólares por 10 quilos dessa droga. Esse cara tinha 14 esposas (de várias idades) e teve 29 filhos. Já a guerra das drogas aumenta entre os cartéis do vizinho México, o que preocupa muito as autoridades americanas. Há uma expressão entre os policiais de lá: “Usar o inimigo do seu inimigo para fazer o serviço sujo”. Os irmãos Flores, de Chicago, entraram nesse esquema e fizeram o que lhes foi determinado. Os norte-americanos contam ainda com a Força Delta para lidar com os traficantes.

***

Turismo: estão anunciando em Lisboa, viagem de Portugal ao Vietnã, de trem especial. Com grande mordomia e passando por paisagens maravilhosas. Não disseram o preço.

***

O mercado de maconha no mundo, calculou uma revista do Leste Europeu, é de 7 bilhões de dólares! É dinheiro demais sendo queimado.

***

Setecentos mil norte-americanos são presos por ano, por usar maconha.

***

Mas no Colorado, onde a maconha é legalizada, essa erva pode ser adquirida em farmácias e alguns pontos especiais liberados, onde cem gramas custam 59,75 dólares.

A Noruega e os produtos de limpeza

Um estudo da Universidade de Bergen, na Noruega, feito sob o comando da doutora Oisein Svanes, diz que “os produtos de limpeza fazem tão mal quanto fumar”. A médica, líder do estudo, revelou a Eduardo Szklarz, que usar spray uma vez por semana corresponde a fumar 20 cigarros por dia!

Essa não seria derrubada!

Fique sabendo: a cidade onde nasceu Oskar Schindler é de Svitavy (Zwittau), na Moravia, vizinha da Cracóvia. Como se sabe, graças ao filme que muitos já viram mais de uma vez, ele foi o anjo da guarda de mais de mil judeus, que graças a ele, sua inteligência, jogo de cintura e seu dinheiro, escaparam da sanha assassina do endiabrado Hitler. Não sabemos se há qualquer estátua de Schindler na terra onde nasceu, e nem em território israelense, comentam pessoas daqui que já estiveram em Jerusalém, Tel Aviv e etc. Se houver, essa jamais será derrubada.

Planos de saúde

Pelo menos 283.300 brasileiros ( entre eles, claro, londrinenses e paranaenses em geral) haviam deixado de pagar planos de saúde, por falta de dinheiro. O governo federal deveria, e os deputados e senadores poderiam também, fazer alguma MP para ajudar a recuperá-los. A saúde do povo sempre foi a “lei suprema” de qualquer país sério.