No Dia do Trabalhador, o Sindserv promoveu um show de prêmios, no Estádio do Café, para os servidores filiados à entidade. Cerca de 4 mil pessoas compareceram ao evento. Todos foram recepcionados pelo presidente do Sindserv, Fábio Molin, pelo presidente da UGT-PR, Paulo Rossi, e pelo presidente da UGT- Regional Norte do Paraná, Leonildo Guergolet. Durante o everto, houve sorteio de uma geladeira, uma lava e seca, uma televisão Smart 65’’ e uma moto Honda Fan 10cc.

O presidente do Sindserv Fábio Molin recepcionando uma família de servidores, acompanhado da mascote do Sindicato
O presidente do Sindserv Fábio Molin recepcionando uma família de servidores, acompanhado da mascote do Sindicato | Foto: Divulgação

80% POR CENTO DA POPULAÇÃO DE PRUDENTÓPOLIS É UCRANIANA

A cidade paranaense de Prudentópolis tem oitenta por cento de sua população formada por ucranianos e seus descendentes. É a localidade que tem uma das igrejas mais bonitas do Brasil. Todos dessa cidade falam ucraniano, inclusive os de outras origens que lá habitam. Aprenderam com os amigos. Por isso, as missas são rezadas na língua da Ucrânia.

O nome Prudentópolis é em homenagem ao ex-presidente Prudente de Moraes, pois foi ele quem trouxe no final do século XIX muita gente da Ucrânia para cá. As Igrejas da cidade são das mais belas do Paraná. O artesanato bizantino faz o maior sucesso. As pêssankas, os ovos pintados à mão, sempre são admirados por todos que visitam Prudentópolis. A Igreja São Josefat é considerada das cinco mais bonitas entre as brasileiras. O ex-presidente Juscelino e a escritora Clarice Lispector são descendentes de ucranianos.

JOVEM MILITAR TENTOU ASSASSINAR PRESIDENTE PRUDENTE DE MORAES

Ando esquecendo nomes, algumas palavras e etc. (cheguei aos 83 anos) e me lembraram que deveria tomar “Memoriol” ou comer sempre pepino, que você não esquecerá pelo menos desse legume. Mas vamos lá, lembrar então as origens dos nomes das cidades de Prudentópolis, no Paraná, e Presidente Prudente, bela e acolhedora localidade do oeste paulista. Presidente da República, no tempo da Guerra dos Canudos, Prudente de Moraes recepcionava os militares que voltavam dessa batalha, em 1897. Um jovem militar, de nome Marcelino Bispo de Melo, tentou matar o chefe da Nação com tiro, mas o revólver falhou. Pegou então uma faca e tentou atacar o presidente. O marechal Carlos Machado Bittencourt, presente, colocou-se à frente do presidente e levou as estocadas. Ele era o Ministro da Guerra do Brasil (nome da época) e faleceu. Marcelino foi encontrado e morto pouco tempo depois, por alguém “desconhecido”.

DIA DAS MÃES

Coleção nova nas vitrines e araras. Muitas opções pra aquecer os corações e elevar a autoestima nas alturas. Tem pra todos! “Nesta semana em especial, tudo está tão lindo. Um universo maternal paira pelo ar. É tudo muito apaixonante! As mais de cem lojas do Armazém da Moda estão prontas para te receber. Venha escolher qual das nossas sugestões vão deixar você e a sua mãe ainda mais bonitas. Queremos vê-las arrasando neste dia tão incrível”, convida o staff.

Imagem ilustrativa da imagem Show de prêmios do Sindserv levou 4 mil ao Estádio do Café
| Foto: Divulgação

TIRA DÚVIDAS DA OAB

A OAB-Londrina, por meio das Comissões dos Advogados Trabalhistas e do Direito Previdenciário realiza, neste sábado (dia 7), no Calçadão, evento para orientar a população acerca de matérias relacionadas aos Direitos do Trabalho e Previdenciário. Será das 9 às 15 horas. O coordenador da comissão dos Advogados Trabalhistas, Diogo Brochard Menoncin, explica que os advogados farão explanações gerais sobre os direitos dos cidadãos, além da recomendação de procurarem advogado de confiança, a defensoria pública ou o próprio INSS. Menoncin cita que, em linhas gerais surgem dúvidas sobre possíveis afastamentos previdenciários relacionados à incapacidade laboral, como auxílio doença, auxílio acidente etc; ao tempo de trabalho para obter aposentadoria; saque do FGTS em caso de aposentadoria; entre outros. A expectativa é que cerca de 30 advogados voluntários e integrantes das omissões participem da ação no Calçadão.

Solidariedade e uma deliciosa refeição

Uma deliciosa refeição para família com um gesto de solidariedade e ajuda ao próximo. O Hightea Londrina realiza no dia 15 de maio, um domingo, o Festival de Massas oferecendo lasanha bolonhesa mista, especialmente preparada pela chef e professora Claudia Oliveira, coordenadora do curso de Gastronomia da UniFil, com apoio das Patronesses. Os convites estão à venda ao preço de R$ 80,00 pela porção de um quilo para servir até quatro pessoas. "É uma boa oportunidade de levar para casa uma comida caprichada, feita com carinho e todo bom gosto. E ainda contribuir com ações em prol de entidades assistenciais como Meprovi e Guarda Mirim", comenta a coordenadora do Hightea, Marinez Ferreira. No sistema drive thru, a lasanha deve ser retirada das 10h30 às 13h30 no Campus Canadá da UniFil, com acesso pela Rua Alagoas. Convites pelo telefone (43) 99937-8487. Na foto, professora Magali Roco, dirigentes do Hightea Kimiko Yoshii e Marinez Ferreira e a secretária Cristiane Batini.

Imagem ilustrativa da imagem Show de prêmios do Sindserv levou 4 mil ao Estádio do Café
| Foto: Divulgação

****

Li inteiro o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, quando estava na terceira série do Ginásio Estadual de Santo Anastácio. Cansativo, mas li em livro da Biblioteca dessa inesquecível cidade (que já foi a capital do algodão paulista), sob a direção de dona Léo, a bibliotecária, grande amiga. Era, na época, o livro mais indicado pelos professores, para os alunos ler. Precisava de muita paciência, vontade e etc. Hoje em dia, estudantes passam longe de tais livros. Ou estou enganado?

AULA-PALESTRA SOBRE PEÇA DE SHAKESPEARE

O escritor e jornalista Paulo Briguet apresenta nesta quinta (5) aula-palestra do Clube do Livro, projeto voltado à divulgação dos clássicos da literatura. Desta vez, a obra em foco será a peça teatral “Júlio César”, do genial dramaturgo inglês William Shakespeare. Escrita e encenada pela primeira vez em 1599, é uma das mais importantes tragédias de todos os tempos e retrata o assassinato do líder político e militar Júlio César por um grupo de conspiradores, no Senado romano, no ano 44 antes de Cristo. Há mais de 400 anos, “Júlio César” vem emocionando e educando públicos de todas as gerações e culturas. E quem há de negar que traição política e o desejo da eliminação do adversário ─ retratados genialmente por Shakespeare ─ continuam pertencendo à realidade de nossa existência? A aula-palestra começa às 19h30, no auditório do Colégio Mãe de Deus de Londrina, com entrada pelo Santuário (Rua Goiás, 830). Inscrições pelo fone (43) 99101-1880 (WhatsApp). As vagas são limitadas.

Casamento

Liadne Prandini Damasceno, 29 anos, de Londrina, e Rafael Moreno Ribeiro, 31 anos, de Cambé, se casaram no final de abril numa cerimônia íntima, apenas para as famílias, no Santuário do Silêncio, zona leste da cidade. A festa foi na Chácara Fênix. O casal foi vítima de um golpe envolvendo um buffet de Londrina e teve que contratar tudo por conta própria para tornar o sonho de subir no altar uma realidade. Felicidades aos noivos.

Imagem ilustrativa da imagem Show de prêmios do Sindserv levou 4 mil ao Estádio do Café
| Foto: Divulgação

LIONS CLUB DE ROLÂNDIA

O LIONS CLUBE DE ROLÂNDIA deverá ter em breve o título de utilidade pública estadual, com perspectivas de ampliar ações de apoio a hospitais, creches, lares de idosos, associações assistenciais e também diretamente a famílias carentes. Dirigentes do clube de serviço solicitaram e o deputado estadual Tercilio Turini já protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná, concedendo a utilidade. “O Lions é uma instituição importante, tem atuação internacional em causas comunitárias e merece reconhecimento", comentou o deputado, na foto com Tânia Panizzon Agnoletto (secretária), Neire Bonadia Machado (atual presidente) e Fernanda Oliveira Serpeloni (presidente eleita que assume o Lions de Rolândia no dia 1º de julho)

Imagem ilustrativa da imagem Show de prêmios do Sindserv levou 4 mil ao Estádio do Café
| Foto: Divulgação

A ‘saúde irritante’ da rainha

Elizabeth II, a Rainha da Inglaterra, comemorando 96 anos de idade e 70 no trono. Parece que gosta muito de ser Rainha, pois há anos poderia ter renunciado e colocado como rei o príncipe Charles ou seu neto Willians, que é o preferido dela. Mas ela apenas “tolera” a nora e não a quer no topo da realeza britânica. Perguntado a respeito, Charles negou que teria dito a um jornalista amigo, que a mãe “tem uma saúde irritante...”

****

ANDRÉ MARINHO, imitador, humorista carioca, cujo pai, Paulo Marinho, é o suplente do senador e ex-amigo de Bolsonaro, e que foi do programa Pânico, agora está na UOL. Estreou fazendo “gossips” com a sigla PSDB e disse que agora significa Partido da Saída de Dória do Brasil! Aqui entre nós: Dória está sendo injustiçado pela população paulista e paulistana. Não fosse ele, e mais gente teria morrido pelo coronavírus.

O dinheiro dado aos políticos

Leitora da Folha de Londrina, Nina Cardoso repercute nota publicada na Coluna sobre uso do Fundo Eleitoral. Ela diz: “Li uma nota sua sobre o que os Partidos e os políticos estão fazendo com o dinheiro do Fundo Eleitoral, que conseguiram que fosse liberado pelo Governo Federal. Na realidade, eles não podem fazer nada, por enquanto, porque a campanha eleitoral, nos dias de hoje, tem a duração de apenas dois meses (!!!). Portanto, começará em agosto de 2022. Até lá todos os que pensam em participar dela são, apenas, ‘pré-candidatos’ e, nesta condição, não podem fazer atos públicos semelhantes/similares à campanha - onde serão gastos os valores destinados a cada Partido - e não podem pedir votos a ninguém. Sob pena de que, quando forem registrar suas candidaturas, terem as mesmas impugnadas por ‘campanha eleitoral antecipada". Pois é, cara amiga, até agora, a maioria do povo diz que não sabe em quem votar, quem serão os candidatos e em dois meses (segundo a lei eleitoral aprovada pelos que já são deputados e senadores) só favorecem a quem já é. Os novos terão muita pouca chance, com as leis eleitorais que estão aí. “Uma vergonha para a Democracia”, como diria o veterano jornalista Bóris Casoy.

CHUMBO NA ÁGUA

O Secretário Geral de Saúde dos EUA tem dados sobre o prejuízo que o chumbo em águas causou a norte-americanos: mais de 170 milhões de pessoas têm de 2 a 4 pontos a menos em seus QI, por causa de efeitos do “plumbum” em água que tomam, que usam para fazer alimentos e etc.

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1