Com o objetivo de enaltecer os principais protagonistas do Paraná, o Diário Indústria & Comércio e a Federação do Comércio do Paraná relacionaram as 100 maiores empresas S.A. do estado com base em receita líquida. A ADAMA se destaca como a 6ª maior do Paraná e a maior de Londrina. Os gestores do Sesc e do Senac, a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Londrina e o conselheiro da Fecomércio promoveram a entrega da premiação. De origem israelense, a ADAMA é uma das líderes mundiais em proteção de cultivos e sua história no Brasil começa em 1970, com a fundação da Herbitécnica, em Londrina. Em pouco tempo, a empresa torna-se uma das maiores revendas de defensivos agrícolas do País e, cinco anos depois, é inaugurada sua primeira unidade de formulação. Com dois complexos fabris na região Sul, é a maior unidade industrial da companhia fora de Israel, com sete centros de distribuição em diferentes estados. A empresa emprega mais de 700 colaboradores diretos. Na foto durante a premiação, Everson Nunes Furtado (gerente Executivo SESC Londrina), Mônica Pires (presidente da Câmara das Mulheres Fecomércio PR), Cristiane Correa Silva Nogueira (Relações com Mercado, Senac Londrina Norte), Juliana Suavi (gerente executiva Senac Londrina), Luiz Vilardo Ruzza (diretor Financeiro da ADAMA), Ana Colla (diretora de Operações da ADAMA) e Ricardo Palazzo Barros (diretor jurídico da companhia)

Reunião na OAB com a ANTT

Imagem ilustrativa da imagem Sexta maior empresa do Paraná  e a maior de Londrina
| Foto: Divulgação

A Subseção da OAB de Londrina recebeu representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres para uma conversa com lideranças regionais sobre as obras, a cobrança de pedágio e assuntos relacionados às concessões de rodovias no Paraná. Participaram prefeitos, vereadores, representantes de entidades e da comunidade. O deputado estadual Tercilio Turini agradeceu aos diretores da OAB local e também ao procurador federal Miguel Cabrera Kauam, que é de Londrina e foi um dos mentores da reunião com dirigentes da ANTT. "O envolvimento da OAB colaborou muito para fortalecer o evento", comentou Turini, na foto com o presidente Nelson Sahyun Junior, vice-presidente Sania Stefani, secretário-geral José Carlos Mancini Junior, secretária-geral adjunta Carolina Thon, tesoureiro Diogo Brochard Menoncin e diretor de prerrogativas Goevanei Leal Bandeira.

Jorginho Guinle pediu para morrer no Copa!

O Hotel Copacabana Palace comemorou 100 anos no último dia 13. Ele foi construído pelo empresário Otávio Guinle, a pedido do então presidente da República, Epitácio Pessoa, pois o Rio de Janeiro precisava de um local mais refinado e elegante, para receber visitantes, como chefes de Estado, artistas, empresário e etc. Mas a figura mais conhecida do Hotel era o filho do dono, Jorginho Guinle, "um baixinho invocado”, que viveu a vida toda de mesadas em dólares dadas pelo pai milionário. Jorginho torrou 5 milhões de dólares só com festas e viagens internacionais, com hospedagens e presentes para famosas estrelas de cinema, e outras mulheres famosas, que ele andou namorando. Viveu até os 87 anos. Morreu “meio duro”, no dia 5 de março de 2004, mas hospedado no Copacabana Palace, onde pediu para passar seus últimos dias de vida.

Já o cantor Jorge Ben (ou Benjor) mora há anos no Copacabana Palace. É outro que só sai de lá quando Deus quiser, ou enquanto puder pagar!

Associação Olhar Amigo consulta 700 crianças

Imagem ilustrativa da imagem Sexta maior empresa do Paraná  e a maior de Londrina
| Foto: Divulgação

Em seis meses de parceria com a empresa Zeiss e a ONG Conexões, a Associação Olhar Amigo, de Londrina, comemora o resultado da sexta etapa do projeto de diagnóstico e tratamento oftalmológico (incluindo a doação de óculos) para crianças carentes. Foram triadas, pela ONG Conexões, 684 crianças,192 foram encaminhadas para consulta e 82 tiveram indicação para uso de óculos. O atendimento foi gratuito e as crianças ganharam óculos (armação doada pela Associação e lente pela empresa Zeiss). Graças a um grupo de oftalmologistas que se uniu para formar a Associação, que tem na presidência a médica Cornélia Wendel. Além ações de auxílio a diversas entidades, o grupo também distribui de cestas básicas. Entre as entidades atendidas estão a Associação de Deficientes Visuais de Londrina, a Escola Manain (deficientes intelectuais), a CEI Matheus Emmanuel e a Domus Pater, de auxílio a dependentes químicos. Quem quiser colaborar ligue (43) 3324-8744 ou (43) 3322-9823. Na foto, a presidente Cornélia Wendel , a colaboradroa da ONG Lorena Wndel, Júlio Cesar Perandré, da empresa Zeiss, e Maria Fernanda Zucoli de Oliveira, da ONG Conexões, com criancas da escola Americo Sabino

O brasileiro rico que pode gastar 340 milhões por mês

JORGE PAULO LEMANN, da Ambev, continua sendo um dos dois homens brasileiros mais ricos. É bilionário mesmo: tem 78 bilhões de reais. Sem alterar o seu patrimônio, aplicado em títulos do Tesouro Nacional, se Leman gastar 345 milhões de reais por mês, seu bolso nem sentirá... Perguntamos: qual é o Santo protetor desse industrial que fabrica cervejas? Segundo a revista Forbes, mais rico que o Lemann é agora Eduardo Saverin, um dos fundadores do Facebook, com 83,5 bilhões de reais.

A MULHER mais rica do Brasil, embora more mais na Suíça do que aqui, em são Paulo, é Vicky Safra, viúva do seu marido banqueiro, com 87,8 bilhões de reais. Não revelaram a idade dela, noblesse oblige...

XlX Sinesul entre 18 e 21

De 18 a 21 de setembro será realizado o XlX Sinesul. O simpósio promovido pela Faculdade Inesul tem como tema "Os impactos da inteligência artificial nos processos educacionais, perspectivas sociais, políticas e econômicas ". O Instituto de Ensino Superior de Londrina realiza anualmente o Simpósio Internacional que mobiliza acadêmicos de diversas instituições, profissionais de gestão, saúde, educação e a comunidade em geral. Na abertura do evento , a diretora geral da Faculdade, Profª Elzira Vergínia Mariani Guides Martins fará a entrega da comenda para a deputada estadual Cloara Pinheiro. No mesmo dia, às 20h15, palestra magna com o renomado consultor Maurício Chiesa Carvalho , do propósito ao legado: o que estou fazendo aqui? Outro momento importante será a palestra internacional com a pedagoga Débora Graciela Radenti, mestre em ciências humanas, tradutora técnica e intérprete simultânea da língua espanhola.I nscrições pelo site do Inesul.

Folha FM Flashback

Um grande encontro, denominado "FOLHA FM FLASHBACK" - muito apropriado para o meio Rádio - , reuniu amigos e companheiros de trabalho das três emissoras que fizeram história em Londrina, fechando um ciclo de 44 anos: FOLHA FM, CRUZEIRO FM e IGAPÓ FM. O Encontro, na agência Nobre Propaganda, foi emocionante, divertido, resgatou histórias e momentos vividos pelas equipes de profissionais do Rádio, nos anos 80, 90, 2000, até recentemente. As fotos são do evento.

Ilson Borges, Leila Rosseto, Carlos Martins Delgado, Edra Moraes e Marcia Marengo
Ilson Borges, Leila Rosseto, Carlos Martins Delgado, Edra Moraes e Marcia Marengo | Foto: Divulgação
Paulo Nobre, Elaine Fiora e  DJ Suzuki
Paulo Nobre, Elaine Fiora e DJ Suzuki | Foto: Divulgação
Equipe comercial de peso, nos anos 80 e 90: Marcos Defreitas,  Angelo Pamplona (hoje, presidente da ACIL), Aparecido Benatti e  Ilson Borges
Equipe comercial de peso, nos anos 80 e 90: Marcos Defreitas, Angelo Pamplona (hoje, presidente da ACIL), Aparecido Benatti e Ilson Borges | Foto: Divulgação
Representando a CRUZEIRO FM, Mari Aguiar, Carlos Marques, Jimmy, Silas Luiz, Jemima Fernandes, José de Arimatheia e Beto Nunes  (Folha)
Representando a CRUZEIRO FM, Mari Aguiar, Carlos Marques, Jimmy, Silas Luiz, Jemima Fernandes, José de Arimatheia e Beto Nunes (Folha) | Foto: Divulgação
Caetano Ceschi, um dos primeiros locutores da Folha FM, Max Nunes Ceschi e Beto Ceschi, a família que deixou seu legado, Jimmy, produtor e locutor, Cristiano Pereira, da Folha e Cruzeiro FM, Silas Luiz, da  Folha e Igapó, César Inácio, da Folha FM, Simone Venture, da Folha FM ,Julio Bueno da Igapó FM e   Mari  Aguiar, da administração e depois gestão comercial da Cruzeiro FM
Caetano Ceschi, um dos primeiros locutores da Folha FM, Max Nunes Ceschi e Beto Ceschi, a família que deixou seu legado, Jimmy, produtor e locutor, Cristiano Pereira, da Folha e Cruzeiro FM, Silas Luiz, da Folha e Igapó, César Inácio, da Folha FM, Simone Venture, da Folha FM ,Julio Bueno da Igapó FM e Mari Aguiar, da administração e depois gestão comercial da Cruzeiro FM | Foto: Divulgação

Encontro da família Coutinho

Acontecerá em Londrina, nos próximos dias 8 e 9, na chácara Irmãos Vitorino, o Encontro da Família Coutinho. A festa vai reunir 90 integrantes de todo Brasil e até mesmo de fora do país. Para alegria de Enelei Coutinho Faria, leitora da Folha e uma das mais animadas com o evento.

50 por uma penca de 18

UMA londrinense contando que pagou quase 50 reais por uma penca de 18 bonitas nanicas, em uma frutaria em Londrina. Amarelas como ouro, e o preço quase, aqui entre nós.

Circo do Nhô Pai com Caçulinha na sanfona

NO histórico Circo do Nhô Pai apresentavam-se também a dupla sertaneja Caçula e Mariano, acompanhada por Caçulinha no acordeon (ou sanfona), que tinha 14 anos. O mesmo que muito tempo depois brilhou no programa de Faustão, pela TV Globo.

Caçulinha ficou amigo de nossa turma do ginásio estadual de Sto. Anastácio, enquanto o Circo lá permaneceu, durante um mês e meio. Chegou a frequentar aulas. E no footing do “Jardim da cidade” era sucesso entre as fãs. (Muitos anos depois, eu já estava aqui em Londrina, cortaram as árvores da praça toda do jardim de lá, por causa da sujeira que as andorinhas e ouros pássaros faziam...)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina