O Sescap-LDR recebeu diretores e ex-presidentes da entidade, esta semana, para celebrar o 30º aniversário. Durante uma recepção restrita, em razão da pandemia, o presidente Marcelo Odetto Esquiante destacou a importância do trabalho de todos em prol das empresas contábeis e a representatividade do Sescap-LDR durante essas 3 décadas. Para marcar o momento, a entidade está presenteando todas as empresas associadas com uma lembrança especial, que já pode ser retirada na sede administrativa do Sescap-LDR até o dia 30 de outubro de 2021.

Imagem ilustrativa da imagem Sescap Londrina celebra 30 anos
| Foto: Divulgação

O 1º vice-presidente do Sescap-LDR, Euclides Nandes Correia, com o presidente Marcelo Odetto Esquiante e o 2º vice-presidente, Antônio Ribeiro.

Imagem ilustrativa da imagem Sescap Londrina celebra 30 anos
| Foto: Divulgação

Ex-presidentes da entidade, Paulo Bento, Osmar Tavares, José Joaquim Ribeiro e Jaime Cardozo.

Imagem ilustrativa da imagem Sescap Londrina celebra 30 anos
| Foto: Divulgação

Marlon Marçal (diretor de Comunicação e Eventos), Marcelo Esquiante e Nelson Barizon (diretor Administrativo)

Ibrahim Sued falecido há 25 anos: sem pai, nem mãe, se fez sozinho

O cronista social Ibrahim Sued, carioca, talvez tenha sido o colunista de maior sucesso na vida da sociedade carioca (e até brasileira) e faleceu em um dia 1º de outubro de 1995 ou 96. Vamos dizer que se foi desta vida há 25 anos. Ainda como integrante do jornal O Globo. Fez também no final dos anos 60 e parte de 70, um bloco social de 5 a 10 minutos, sempre às 21 horas, horário nobre da TV Globo, retransmitido aqui pela TV Coroados. Chamado de “Turco” pelos amigos e adversários, Ibrahim Sued dizia que seu “pedigree” começava com ele mesmo, pois quando menino foi abandonado pelo pai e ficou órfão de mãe na adolescência. Nessa época, ele vendia jornais nas portas dos estádios de futebol do Rio de Janeiro. Aprendeu a fotografar, cresceu, percebeu que gostava do jornalismo e de falar sobre pessoas. Mais tarde, com o passar dos anos, estava no jornal Diário Carioca, e ficou amigo de Álvaro Americano, que era diplomata e colunista de O Globo. Íntimo de políticos e de empresários, Ibrahim percebeu que os salões não tinham só fofocas, mas sim boas manchetes. Cresceu então no colunismo. Um dia fui ao Rio e, a pedido do presidente do Jóquei Clube de Londrina, doutor Paulo Nicolau, médico psiquiatra, fui procurá-lo para fazer uma boa notícia do Jóquei daqui. Fui atendido, depois de alguma espera, por um jovem auxiliar dele, que era Ricardo Boechat, que tornou-se anos mais tarde o seu sucessor... Ibrahim foi homenageado pelo compositor musical Miguel Gustavo com o samba “Café Society”, gravado pelo cantor Jorge Veiga, aquele que, pela Rádio Nacional, do Rio, antes de cantar, saudava todos os aviadores que estavam cruzando os céus do Brasil.

Degustação de vinhos

Grupo de amigas da Confraria Muvil reuniu-se para degustação de novos vinhos. Na foto, Maristela Pozzobon, Maria Izabel Casagrande, Suzana Martin, Ana Cláudia Amaral, Audrey Lanni e a doutora Maria M. dos Anjos, que é do Ministério Público em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Sescap Londrina celebra 30 anos
| Foto: Divulgação

Aniversário

A sra. Gilda Vasconcelos festeja aniversario neste sábado. A comemoração será com a família no Galpão Nelore. Cliente há muitos anos de Irmãos Furuta, recebeu, ontem, os parabéns de toda a equipe de lá. Entre eles, Adnilson Soares, do staff da histórica mercearia do Shangri-lá, que atende dona Gilda há 33 anos. Ela é viúva do doutor Pedro Vasconcelos, professor e ex-vice reitor da UEL. Uma família muito estimada em Londrina. Parabéns e mais saúde para ela.

***

Estão aniversariando Breno Magalhães Silva, João José Sampaio Junior, Heloisa Helena Vieira Peres, Mário Setembrino Ferreira e Ana Paula Fernandes.

***

Lotado o salão do Aurora Shopping onde aconteceu evento destinado a divulgar serviços e produtos destinados a casamentos, festas e recepções. Londrinenses, a maioria formada por moças, gostaram muito da promoção, onde apresentaram seus trabalhos. Entre os presentes, o festejado colunista Thiago Nassif, aqui da Folha de Londrina.

Leilão Dez Marcas

Os pecuaristas Alexandre Turquino e José Moacir Turquino (foto) promovem, dia 8 de outubro, mais uma edição do leilão Dez Marcas. O remate virtual ofertará dois mil animais filmados no Paraná, da mais alta qualidade, selecionados na raça e precocidade. O evento será transmito pelo Canal Rural a partir das 14h. A realização é conjunta da Programa Leilões e da Panorama Leilões. Sem dúvida, um dos grandes momentos da pecuária de corte do país.

Imagem ilustrativa da imagem Sescap Londrina celebra 30 anos
| Foto: Divulgação

Do Código de Ética do Lions

Está no Código de Ética do Lions Club, agremiação internacional fundada pelo norte-americano Melvin Jones - “Ajudar ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado”. Londrina tem três Lions Club, que prestam relevantes serviços sociais à cidade. O Lions Londrina foi o primeiro a ser fundado. Nos anos 60, reunia-se no salão de recepções do histórico Franz Hotel, que tinha o saudoso hoteleiro Franz Hesselman na direção. Um amigão dos seus mensalistas de almoço e jantar.

Sérgio Porto, o Stanislaw

Os leitores com mais anos de vida vão se lembrar de Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo de Sérgio Porto, jornalista e escritor, que faleceu no dia 30 de setembro de 1968, aos 45 anos. Teve um infarto muito forte. Seus livros bem-humorados, sempre gozativos, leitura prazerosa, traziam as histórias daquilo que ele chamou de “Festival de Besteira que Assola o País”, o Febeapa. Criou para a revista Manchete a página “Mulheres mais bem despidas do Brasil”. No jornal Última Hora publicava textos diários, em suas crônicas de grande sucesso. Insubistituível, para muitos , até hoje.

Astronauta em Londrina

O astronauta e ministro Marcos Cesar Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações veio a Londrina, nesta semana, a convite do secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani, e da deputada federal Luísa Canziani, para a solenidade de entrega da primeira etapa do projeto “Rua Inteligente da Sergipe”, que trará inovação e tecnologia à via, beneficiando o comércio e a qualidade de vida da região. A viabilização do projeto é uma articulação da deputada. No final do ano passado, Alex esteve em Brasília na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial em busca de oportunidades para investimentos em Londrina. Ele estava acompanhado de José Euclides Franco Filho, chefe de gabinete de Luísa. Segundo Alex, sem o empenho pessoal do presidente da ABDI, Igor Calvet, o projeto da Sergipe não teria sido viabilizado. Na foto, a deputada Luísa, Marcos Pontes, o prefeito Marcelo Belinati e Canziani no Aeroporto de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Sescap Londrina celebra 30 anos
| Foto: Divulgação

Luciano Hang disse na CPI que tem 164 lojas no país espera faturar 14 bilhões em 2021

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, que tem matriz na cidade catarinense de Brusque, foi ouvido, anteontem, pela CPI que apura os fatos sobre contratos e o envolvimento de várias pessoas em negociações para a compra de milhões de doses da vacina contra Covid. Confirmou que propôs comprar milhões de doses, para doar 50% ao SUS e aplicar os outros 50% em seus funcionários e familiares e outros brasileiros.

Negou que seja amigo pessoal do deputado federal Ricardo Barros, de Maringá, embora tenha duas lojas Havan na cidade dele. Luciano Hang confirmou que dá emprego para 1.500 venezuelanos, em suas lojas no Brasil, atendendo a solicitações sociais. Confirmou também que sua rede Havan faturou 1 bilhão e 100 milhões de reais no ano passado. Adianto que, pelas vendas, vai faturar um pouco mais neste 2021. Negou que tenha patrocinado autores de fake news. Disse que não comprou os milhões de vacinas porque a Anvisa não permitiu; que não pediu ajuda ao presidente Jair Bolsonaro. (Aqui entre nós, o que se falava, em Brasília, e que Hang compraria as vacinas, se conseguisse financiamento do BNDES, o que não conseguiu, e nem pediu apoio de Bolsonaro a respeito). A CPI perguntou-lhe se é verdade que deve 2,5 milhões de imposto ao governo federal. Afirmou que sim, que “isso é café pequeno para ele”, e que aguarda decisão judicial a respeito, pois recorreu dessa decisão. Contou ainda que recebeu 1 bilhão de reais, de devolução, por ação que ganhou na justiça, confrontando os cobradores de impostos. Vestido da paletó e gravata, calça e camisa, com as cores da Bandeira do Brasil, Luciano Hang, disse que em 2023 poderá segurar um pouco o crescimento de suas empresas, se o PT e os demais partidos de esquerda ganharem as eleições. “A Havan é uma empresa rica de um dono pobre”, brincou, talvez por causa da classificação em dólares da Forbes. Ele espera faturar 14 bilhões de reais e vai ter lucro de 5 bilhões nesse 2021. “Veja a grande imprensa armada, e todo dia querer ver sangue. Prego crescimento econômico e gerar empregos, e me sinto perseguido pelo pessoal da CPI, que prometeu ser duro na caneta contra mim.” Luciano Hang tem sete ternos verde e amarelo, cuecas verdes e usa sapatos na cor mostarda. Não passa pela cabeça dele em ser candidato ao Senado, como sugeriram-lhe alguns amigos.

***

Comenta-se nas rodas de caça e tiro, que um homem conhecido como “Samurai Caçador”, que vive na cidade de São Miguel Paulista, SP, é quem mais caça no Brasil.

***

Um psiquiatra disse certa vez, em palestra em Londrina, que a pessoa que tem cabeças de animais caçados, em decoração de sua residência ou de empresa, “não merece a confiança da gente do bem, que ele finge ser...”

***

Nas hostes do PSDB do Paraná, o comentário é que Sérgio Moro poderá aceitar o convite de João Dória, para ajudar a coordenar sua campanha de pré-candidato à presidência da República.

***

Uma empresa aérea de Chicago, que tem voos para vários estados dos EUA, a United Air Lines, demitiu quase 100 funcionários, que se recusaram até agora a tomar vacinas contra a Covid-19. Alguns deles apresentaram “atestados religiosos”, que não foram aceitos pela companhia.

***

Carol Nogueira, apresentadora da CNN, está brilhando na emissora. Ela veio da Rede Record.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1