Semana Tecnológica antecipa o futuro
Um dos principais eventos acadêmicos do Paraná em descoberta de talentos e debates sobre inovações terá participação de mais de 50 multinacionais
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Um dos principais eventos acadêmicos do Paraná em descoberta de talentos e debates sobre inovações terá participação de mais de 50 multinacionais
Oswaldo Militão
Um dos principais eventos acadêmicos do Paraná em descoberta de talentos, recrutamento profissional e debates sobre inovações em tecnologia de informação e comunicação, a Semana Tecnológica da UniFil terá neste ano a participação de mais de 50 multinacionais, grandes companhias nacionais, empresas regionais, instituições públicas e as principais entidades do segmento. De 23 a 26 de setembro, serão diversos momentos de integração entre universidade e mercado, networking e troca de experiências com foco na Inteligência Artificial. Líderes empresariais, professores e especialistas farão oito palestras para o público diário estimado em 1.200 alunos e profissionais no Teatro Colégio Londrinense ,com transmissão ao vivo pela UTV Canal 13 da NET e pelo Youtube. O evento abrirá portas aos estudantes das quatro graduações : Ciência da Computação, Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Inscrições gratuitas no site semanatecnologica.unifil.tech. Nas fotos, alunos que já confirmaram participação.
O amarelo de setembro não é só da primavera
Para este colunista, o mês de setembro lembra, com saudades, a minha estreia na Televisão Coroados, a primeira ou segunda do interior do Brasil, integrante da rede de emissoras associadas, de Assis Chateaubriand, inaugurada o dia 21 de setembro de 1.963. No dia 23, a convite do diretor de telejornalismo, prof. Eudes Brandão, lá estava eu, às 19 horas, apresentando o programa "Atualidades Esportivas", com 15 minutos de duração.
Praticamente abri as transmissões. O hoje ex-prefeito Antônio Belinati, na mesma noite, apresentou o "Telenotícias Transparaná". Outro estreante foi o saudoso Antônio Marcos, com seu "Show Fuganti". Deixo algumas histórias ocorridas no Canal 3, para uma próxima ocasião. A folhinha lembra nesses dias 21 e 23 as datas em homenagens às arvores e a bela estação florida da primavera. Mas o nosso título dessa matéria, "O amarelo de setembro não é só da primavera", homenageia "um monólogo interativo" de Jussileia Santana, que fez o texto e o apresenta no Instituto Martim Gonçalves, na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Com fantasia e leveza, uma moça conta para a plateia as dificuldades psicológicas vividas por sua melhor amiga. O evento faz parte, desse setembro que é o mês internacional sobre alerta de atentados contra a vida. Segundo o Portal da Câmara dos Deputados, em uma estimativa nacional, a cada 45 minutos acontece uma morte por suicídio no Brasil. No mundo são 16 milhões de tentativas por ano, sobretudo entre jovens e adolescentes. O que apesar da bela primavera, com suas magníficas e coloridas flores, ipês amarelos e etc., esses acontecimentos causam o aumento de tristeza e da infelicidade em nosso planeta.
Treinamento na abordagem sistêmica
O casal Luiz e Claudete Romaniszen, ele médico Homeopata e ela Fisioterapeuta, participou em São Paulo de curso de aprofundamento em treinamento sistêmico, o TRIS (Treinamento de Inteligência Relacional Sistêmica). “Agregar a visão sistêmica das Constelações trazidas por Berth Helinger foi um marco que agregou muito em nosso trabalho com a homeopatia e a microfisioterapia na clínica SER . Este conhecimento é prático e útil para todas as pessoas e também profissionais de todas as áreas de conhecimento, portanto, pretendemos em breve trazer a Londrina um treinamento nesta área nos moldes do que acontece em São Paulo e várias capitais do país”, afirma o casal.
Para leitor o Botafogo também foi campeão!
Leitor da FOLHA, Sandoval Mota de Jesus envia informação precisa para a Coluna sobre o Botafogo. Ele diz: “Sobre a nota na coluna referente aos clubes que mais foram campeões do Brasileirão, faço uma correção, informando que o time do Botafogo venceu o Campeonato Brasileiro em duas oportunidades, em 1968 e 1995. A primeira conquista foi a extinta Taça Brasil, reconhecida posteriormente pela CBF como título equivalente ao de campeão nacional. Já a segunda veio na era do Brasileirão mata-mata, pré-pontos corridos. O Botafogo conquistou o segundo título, liderado por Túlio. Nas finais contra o Santos, 2 a 1 no Maracanã na ida um empate de 1 a 1, no Pacaembu, que levou a taça para General Severiano após 27 anos de espera. O gol do Santos foi de Marcelo Passos que em 1994, jogou no Londrina”. Parabéns, então, aos botafoguenses da cidade e região, que são muitos.
Governador no Rotary Club de Londrina
Reunião festiva das mais elogiadas marcou a visita do Governador do Distrito 4710 do Rotary Internacional, Renato Rezende Egea, ao Rotary Club de Londrina (o popular Londrinão). Foi durante caprichado jantar no Crystal Palace Hotel. Também presente a intercambista norte-americana Massey –Mae Mullikin, que é de Ashland, no estado americano do Wisconsin. Ela passa temporada em Londrina e participa de eventos do Rotary. As fotos são de Carmelindo Dias
Os aniversariantes
Estão comemorando aniversário hoje: Hélio Avelar, Dênio Balarotti, Felipe Prochet (vice-presidente do Londrina ), a jornalista Livia Trevisan, Lutemberg, Negrão de Freitas , José Luís de Souza e a médica Sônia Pesarini.
*****
AMANHÃ aniversariam Célia Negri, Adriana Garcia Mendonça, Vanja Noronha Canziani, Pedro Sperandio Lopes, Marisa Braga, Francisca Boaventura, Adriano Ramos, Cláudio Augusto Romano e Vitória Sahão.
Coronado nasceu em Londrina
O novo craque do Corinthians, Igor Coronado, o melhor do jogo na vitória sobre o Fortaleza, e que marcou um golaço, nasceu em Londrina, em 1992. Aqui só jogou futebol de salão. Nunca atuou pelo Londrina ou PSTC, clubes locais. Quando tinha 15 anos, foi com a família morar na Itália. O narrador esportivo Luís Carlos Largo, que transmitiu a vitória corintiana, pelo canal da Disney, disse várias vezes que Coronado é londrinense. Largo é paranaense também, natural da cidade de Cascavel, onde começou sua carreira, revelado pelo "olho clínico" de Jorjão Guirado, então diretor geral da TV Tarobá.
Importante reunião no Sindicato Rural
Agide Eduardo Meneghetti, presidente interino da FAEP, e João Lázaro Pires, gerente do Departamento Sindical do Sistema FAEP, estiveram em Londrina participando do Fórum do Agronegócio - Resiliência: Conexão Agronegócio e Natureza. Na ocasião, realizaram reunião com a Diretoria do Sindicato Rural Patronal de Londrina, na qual estavam presentes: Mylton Carasoli Junior (Diretoria Jovem), José Roberto Caria Mortari e Luiz Fernando de Almeida Kalinowski (Vices-presidentes), Agide Eduardo Meneguette, Edson Dornellas (Presidente do Sindicato), João Baptista de Arruda Penteado Filho (Diretor Tesoureiro) e João Lázaro Pires, gerente do Departamento Sindical do Sistema FAEP.
Ancelotti acha Endrik precoce em casamento
Quanto o jovem centroavante Endrick, do Real Madrid, confirmou ao seu técnico Ancelotti, que vai se casar mesmo com a primeira namorada, de 17 anos, o "coach"´do clube madrilenho disse ao jogador: "Com a sua juventude, aos 18 anos, e já muito rico na vida, não é muita coragem sua, casar-se logo?..."
Continua presa
A advogada Deolane Bezerra, que diz ser criminalista, continua presa, em Pernambuco, porque o STF negou o seu novo pedido de habeas-corpus. Como se sabe, ela é investigada por suspeita de lavagem de dinheiro de jogos ilegais.
Checador de fatos
Nos Estados Unidos, em algumas TVs, já existe o chamado "checador de fatos", para verificar , nos debates entre os candidatos o que eles dizem que realizaram ou o que o adversário não está dizendo a verdade, quando fizer alguma afirmação duvidosa. Enfim, para evitar que o eleitor, que o povo em geral, possa ser enganado.
Situação difícil para o ex-ator Mário Gomes
Com ação de despejo em execução, o ex-ator Mário Gomes, que participou de algumas novelas da TV Globo, diz que não tem para onde ir com sua família. Desempregado, afirma que está sem dinheiro até para o sustento diário. Algumas pessoas vão se lembrar desse ator Mário Gomes, que veio a Londrina, como atração de Baile das Debutantes no final dos anos 90, realizado no Grêmio Recreativo Londrinense. Era um dos galãs das novelas de então na Globo. Hoje está desempregado. Que Jesus o ajude, pois tem familiares para cuidar.
¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina