A abertura da XV Semana Tecnológica da UniFil reuniu pró-reitores, gestores, professores dos cursos de Computação, patrocinadores e convidados em recepção na sede da ACM. Nas atividades desta quinta-feira, com inscrições gratuitas e transmissão pelo Youtube, o reitor Eleazar Ferreira e o professor Sergio Tanaka recebem o presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), Paulo Spacca, e os dirigentes Aleksandro Montanha e André Telles para palestras sobre Cidades Inteligentes e Smart Government. O secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani, é um dos debatedores. As fotos são da abertura do evento.

Imagem ilustrativa da imagem Semana Tecnológica
| Foto: Divulgação

O professor Sergio Tanaka, a professora Simone Sawasaki Tanaka e o empreendedor digital Galleger Ilhe, fundador da Bis2Bis E-commerce, que fez a palestra da abertura

Imagem ilustrativa da imagem Semana Tecnológica
| Foto: Divulgação

O gerente administrativo Júlio Brevilheri e o advogado Fillipi Dourado, especialista em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Imagem ilustrativa da imagem Semana Tecnológica
| Foto: Divulgação

Sergio Sawasaki Tanaka e a chefe de gabinete da Reitoria, Ludmila Bailoni, homenageada pelo apoio às ações de inovação e tecnologia da UniFil

Imagem ilustrativa da imagem Semana Tecnológica
| Foto: Divulgação

Elizete Aparecida e Marcos Adalberto Missão, da Humana Saúde

Plenamente recuperado

O pastor emérito da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Messias Anacleto Rosa está plenamente recuperado da Covid-19. Durante o período em que estava com o vírus se recuperou em casa e não precisou de internação. Aos 84 anos, Messias é um dos pastores mais conhecidos e estimados do Paraná. Durante a pandemia, por meio das redes sociais, o pastor divulgou mensagens bíblicas com o objetivo de renovar a esperança para milhares de pessoas. Aquele abraço a este notável amigo.

Quem compra a fiação roubada

Incrível: passam dias, meses e anos, e os larápios continuam roubando fios de iluminação e de telefonia da cidade, e etc. Se roubam é porque vendem e se vendem, os receptadores são tão criminosos como os ladrões. “Quem sabe uma geral, na madrugada, pudesse pegar alguns deles e apurar para onde levam essa fiação, que custa caro, e por quanto vendem”, diz-nos o leitor PMG, que pede sigilo na sua identidade. Pelo que chegou à Coluna, a Inteligência da Polícia Civil já teria alguns nomes de pessoas e empresas médias que poderiam estar envolvidas neste tipo de comércio clandestino e criminoso. A PM também tem suas fontes de informação e não falta muito – afirmam em seus meios, para chegar aos responsáveis pelos furtos e roubos e para detectar quem são os compradores desse material todo, público ou particular que é surrupiado, todas as semanas, em Londrina e cidades vizinhas.

Em busca de inspirações

A arquiteta Linda Moura visitou recentemente a Casa Cor Florianópolis e a Casa Cor Curitiba a procura de novas inspirações e tendências para seus projetos. Ela também está ampliando seu escritório em Londrina para melhor atender seus clientes e amigos

Imagem ilustrativa da imagem Semana Tecnológica
| Foto: Divulgação

O corintiano Cesário Rocha

Cercado pelos familiares, o tabelião aposentado José Cesário da Rocha, corinthiano de carteirinha e torcedor do Londrina, comemorou seu aniversário, durante almoço preparado no capricho pela esposa Ana Maria, no final de semana que passou. Cesário Rocha foi meu colega de Tiro de Guerra, em 1958, juntamente com Tonhão Chinesi, Gabriel Nunes Pires Neto, José de Carvalho Monteiro, o Nego, Fabiano Fidelis Duarte e outros amigos. Formado em Direito, estudou no Colégio Paranaense, onde era zagueiro titular da seleção de futebol da instituição. Quando Hosken de Novaes foi prefeito de Londrina, convidou o jovem José Cesário da Rocha para cuidar dos gastos e necessidades para a manutenção do Estádio Vitorino Gonçalves Dias. Era da confiança de Hosken de Novaes, que depois foi governador do Paraná, quando Ney Braga foi para o MEC e o professor Hosken era seu vice. Muita saúde para Cesário Rocha e familiares.

Miss Teen

A Miss Teen Paraná Universe 2020 Adriele Knoor apoia o Setembro Amarelo (mês do combate ao suicídio). Ela diz que se trata de uma causa tão importante que deve ser lembrada e apoiada. Como atual Miss fez um ensaio fotográfico alertando a todos os seus seguidores sobre a importância do diálogo, acima de tudo, e vertentes que podem ser levadas em consideração com o objetivo de diminuir o índice de casos. “Diga não ao suicídio. Setembro Amarelo, apoie esta causa. Viva a vida!”, destaca Adriele

Imagem ilustrativa da imagem Semana Tecnológica
| Foto: Divulgação

Torres integram revitalização do Marco Zero de Londrina

Mais um empreendimento chega à cidade de Londrina para integrar o projeto de revitalização do Marco Zero, na zona leste da cidade, ao lado do shopping Boulevard. As duas torres do Venice Downtown inovam o conceito de morar bem da construtora Yticon, do Grupo A.Yoshii, com soluções inteligentes incorporadas ao condomínio e planejamento urbanístico da área. O empreendimento será lançado em outubro com opções de plantas com 51m² e 64m², além de sacada com churrasqueira. Na área de lazer, piscina, playground, espaço gourmet, churrasqueiras, espaço fitness, quadra esportiva, coworking, entre outros. Em breve, o apartamento decorado estará aberto à visitação no showroom da construtora, com ideias criativas para imóveis compactos.

Cooperativa Educacional

Dias atrás, o diretor de polos e expansão do Instituto CDI, Tiago de Almeida, e o empresário londrinense Aldecir dos Santos, reuniram-se em Arapongas, Norte do Paraná, com os vereadores Rubens Franzin, presidente da Câmara Municipal, e Toxinha. Em pauta, cooperativismo e projetos educacionais. A ideia é desenvolver atividades e ações por meio da Cooperativa Educacional do Norte do Paraná (Cenpar), mantida pelo Instituto CDI, para ser um distribuidor de conteúdo educacional de qualidade a baixo custo. Na foto durante a reunião, Toxinha, Tiago de Almeida (Instituto CDI), Rubens Franzin e Aldecir dos Santos

Imagem ilustrativa da imagem Semana Tecnológica
| Foto: Divulgação

***

Um bonito cachorro, filhote ainda, Golden Retrivier, morreu, em voo entre São Paulo e Rio de Janeiro.

***

Fora do futebol europeu, o Flamengo é o clube que tem o plantel mais valioso. Alguns milhões de dólares.

Podem ir para a Disney

Os Estados Unidos acabam de decidir que os brasileiros poderão entrar no país, sem maiores problemas, a partir de outubro. Os jovens já sonham com as viagens para Orlando, para as atrações da Disney, para dias de alegrias.

70 mil armas estão com os caçadores

Embora o parecer contrário da juíza Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, em não permitir que “caçadores andem armados o tempo todo, mesmo não estando em locais apropriadados”, os chamados “caçadores de temporadas” parece que não entenderam a decisão. O Brasil está com 670 mil armas carregadas e registradas. A gaúcha Taurus é uma das maiores fabricantes de armas do Brasil.

Estelionato eleitoral

O presidente Biden, dos EUA, falou em direito humanitário, criticando Trump, durante a campanha. Há muitos anos, dizia meu tio João Militão, torcedor do Fada Futebol Clube, em Sto. Anastácio, que “falar, até papagaio fala, o importante é cumprir a palavra dada...” Mas Biden não está cumprindo o que prometeu na campanha. No caso dos haitianos, é uma judiação. Mandou recolher todos os que tentaram entrar pelo Texas e colocá-los nos aviões, com suas crianças, de volta para o Haiti, sem documento, sem dinheiro, sem casa (destruídas por vendavais), sem trabalho, e que moram no país mais pobre das Américas e um dos três piores do planeta para se viver. Too Bad, Mr. Biden!

***

Críticas para a Record: várias pessoas criticando a TV Record, porque no programa A Fazenda sua produção colocou entre seus participantes um homem que já agrediu mulheres.

Peixe em boas condições

O peixe bem conservado, bem fresco, em condições de consumo, confiar na empresa que vende, a chance é zero de aparecer a “urina preta” nesse alimento, que deveria estar na mesa de todas as pessoas, pelo menos uma vez por semana. Peixe sempre foi sinal de mais saúde, faz muito bem para o coração, como sempre afirma Osvaldo Calixto, o Biro Biro, que é craque nessa área, sabe tudo sobre peixes e crustáceos.

***

Ideia de jerico no Centrão

Alguns deputados do chamado Centrão pensam em sugerir ao presidente Jair Bolsonaro que não seja candidato à reeleição. Aqui entre nós, tirem o cavalo da chuva pessoal, que Bolsonaro não é nenhum bobo na política, pois foi deputado federal durante 28 anos, e está no terceiro ano na presidência do país. Sabe que se o cavalo passar arreado, deve montá-lo, que ele é bom de rédea e não vai cair. Algum no Centrão deve estar tomando muito Rivotril , para sonhar com tal fato.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1