Semana Estadual de Ciência e Tecnologia
Evento que envolve escolas municipais, estaduais, Institutos de Ciência e Tecnologia e Instituições de Ensino Superior de todo o Estado
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de abril de 2023
Evento que envolve escolas municipais, estaduais, Institutos de Ciência e Tecnologia e Instituições de Ensino Superior de todo o Estado
Oswaldo Militão

Pela primeira vez, Londrina vai sediar a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Evento que envolve escolas municipais, estaduais, Institutos de Ciência e Tecnologia e Instituições de Ensino Superior de todo o Estado, com inovações produzidas no Paraná. Com recursos da secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Londrina terá visibilidade e se confirma como grande articuladora deste segmento. São esperadas duas mil pessoas. O que mostra a estrutura da cidade, em hotelaria, por exemplo, para abrigar um evento deste porte. Na foto, Aldo Bona, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Cristianne Cordeiro, Relações Institucionais Fundação Araucária, Alex Canziani, presidente da Codel e Marcos Aurélio Pelegrina, coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti.
Acreditem: Londrina já teve 3 senadores no mesmo período
Pode parecer incrível, fake news, gossips, 1° de abril, mas é verdade, verificada pelo nosso “Data Milit”: esta cidade querida que é Londrina já teve três senadores ao mesmo tempo. Eu lembrei disso, conversando com a inteligente e ótima professora de História, a mestre Marta, e com Silvia e Antônio Nasu, do Salão Seller. Os três senadores foram: o advogado Amauri de Oliveira e Silva (que foi ministro do Trabalho do ex-presidente Jango Goulart), Nelson Maculan (que assumiu com a morte de Abilon de Souza Naves, que era diretor do Banco do Brasil) e Milton Ribeiro de Menezes, ex-prefeito de Londrina, que era o suplente de Adolfo de Oliveira Franco, de Curitiba. Senhores pesquisadores e professores de História podem tomar nota, que isso é verdadeiro. Nessa época, Londrina tinha (se tivesse) 55 mil eleitores. Hoje tem 350 mil e não tem um senador da República!!! Pergunto, apesar de minha insignificância política: por qual razão isso acontece!!!
A doutora Thalita

Médica veterinária desde 2004 em Londrina, a doutora Thalita Portugal comemora aniversário nesta segunda (dia 17). Ela atende na clínica Londonvet há mais de 10 anos. “Sua admiração e respeito aos animais vem desde criança. Começou fazendo vídeos para ajudar pessoas e animais que detêm pouco recurso, com dicas da área de veterinária”, conta a irmã dela, Georgia Portugal, leitora da Coluna e assinante da Folha. Hoje, a dra. Thalita tem um canal no Youtube com 210 mil inscritos (Thalita Portugal Veterinária ,@ThalitaVeterinaria) “Imensa gratidão a minha irmã que sempre me ajudou e auxilia várias pessoas”, ressalta Georgia. A comemoração será com a família: o pai Portugal, a mãe Neide e as irmãs Caroline, Michelle e Georgia.
COM O DONO DO FRIGORIFICO ASTRA

Expressivo número de pecuaristas prestigiou a palestra do empresário Jeremias Silva Junior, dono do Frigorífico Astra, o único do Paraná habilitado para exportar carne para a China, um dos grandes mercados mundiais. O empresário teve uma boa conversa com o pecuarista Alexandre Turquino. Eles estão otimistas já que o Paraná é zona livre da vacinação da febre aftosa, e atrai também importadores como o Japão, Estados Unidos e outros países. O frigorifico fica em Cruzeiro do Oeste. Na foto, durante o encontro, Marcelo Vezozzo, Abelardo Lupion, Jeremias Silva Junior (o Junior do Astra), Alexandre Turquino e Pedro Nunes.
Pista ‘maluca’ de skate na Higienópolis
MOLEQUES entre 13 e 18 anos fizeram, anteontem à tarde, na calçada da Avenida Higienópolis, entre as ruas Espírito Santo e Alagoas, uma pista de skate, violenta, durante uns 20 minutos. Chegaram em um furgão, dirigido por um homem adulto, que depois filmou as façanhas da molecada, saltando, caindo ou rolando, entre a calçada em frente a Sabin, o Hospitalar e agência do Banco Bradesco. Não ouviram os apelos da gerente e funcionárias do local, não pararam e quase feriram três pessoas, uma delas uma idoso. Inclusive quebraram alguns materiais. Pareciam que “estavam em outra”, entenderam! Passando em frente, do lado da Sabin, do Hospitalar, laboratórios, com gente entrando e saindo, a PM foi acionada, foi chamada, através de 190, mas durante quase uma hora, não veio coibir tal violência no centro da cidade. Sei disso, porque presenciei os fatos e também pedimos, pelo 190, a ação dos policiais. Os marginais deitaram e rolaram e foram embora, sem ser incomodados. Durante uma hora, a PM não veio verificar o ocorrido. Devia estar ocupada em outro assunto. Tanto que a molecada foi embora e voltou, e desta feita utilizou parte do local de saída de veículos, no estacionamento da farmácia Pacheco, para seus “exercícios”... Isso em plena Avenida Higienópolis, hoje na parte central de Londrina. Imagem no que acontece por aí...Polícia boa é como advogado bom, médico bom: quando você precisa dele, ele se diz presente, te atende, ou pelo menos tenta te ajudar...
A primeira homenagem
O pesquisador cultural rolandense Odair Chiqueto conta que a primeira música em homenagem ao “coelhinho da Páscoa”, foi composto em 1944, por uma auxiliar do maestro Heitor Villa-Lobos, chamada Duília Adeira. Dizia “Tenho os olhos vermelhos, pelo bem branquinho e orelhas bem grandes, eu sou o coelhinho!”. Como cantavam professorinhas de jardim de infância, há anos, em Londrina e região.
Grupo Positivo na Expolondrina
Pela primeira vez em 61 anos de evento, o Grupo Positivo marca presença na ExpoLondrina. O grupo de Educação acaba de completar 50 anos e conta com 22 unidades do Curso e Colégio Positivo, a maior gráfica da América Latina (Posigraf), além da Aprende Brasil Educação, que oferece soluções educacionais para redes de ensino e o Instituto Positivo, braço social da organização. Na ExpoLondrina, o Instituto Positivo compartilha o modelo de trabalho em Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) e apresenta o tipo de apoio que pode oferecer gratuitamente aos municípios interessados.
***
Faltou o senador
BOM SERIA que o senador Oriovisto, do Partido Podemos, também viesse ao evento em Londrina. Afinal, foi ele, apucaranense de nascimento, quem fundou o Curso Positivo, em Curitiba, onde mostrou ser um ótimo empreendedor.
Presenças festejadas

O presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão, com o festejado pecuarista Pedro Garcia Pagan (também Conselheiro da entidade) e Elton Baccarin, da leiloeira Neo Rural, em encontro de grandes amigos no Parque Ney Braga.
Família de tradição na ExpoLondrina

O agropecuarista Oezir Marcelo Kantor (conselheiro da SRP e também da casa do Empreendedor) acompanhado da filha Silvana Kantor, do neto Marcello Kantor e do bisneto Guilherme Kantor. Uma das famílias com grande tradição na Expolondrina . Sempre ativa e entusiasmada com o evento.
***
O SÃOPAULINO seu Domingos Candido, pai do chef Alexandre, do Empório Gastronômico, do Sangri-lá, espera que o tricolor volte a jogar o futebol que a torcida espera. Contra o Ituano, no jogo de volta, é vencer ou vencer.
***
JOSÉ PAULO Araújo comemorando seu aniversário, com a família, no restaurante Dá Licença, da prof. João Cândido.
Sucesso na feira

Mantendo a tradição, a Balanças Açores mais uma vez participa com estande na ExpoLondrina. É um dos pontos de encontro dos agropecuaristas que visitam a feira. A empresa norte paranaense é conhecida em todo país pela qualidade dos produtos que oferta. Na foto de Carmelindo Dias, o diretor comercial da Balanças Açores, Gabriel Hauly, com a esposa Mariana Hauly
Mix Completo

Fim de semana chegando com muitas coisas para se fazer? Tem lista de compras, sempre aparece uma festinha pra ir e aí, é preciso garantir o presente. Cozinhar? Esta é uma excelente oportunidade para garantir tudo num único lugar: No ARMAZÉM DA MODA! O complexo conta com o Almeida Mercados, que traz promoções diárias; um mix de mais de 100 lojas com opções de itens para a família toda; praça de alimentação completa, com almoço (no sábado tem feijoada!), pizzas, lanches, salgados, tortas e doces. Em tempo, estacionamento grátis e wi-fi liberado. “Economizar tempo e dinheiro na execução de tarefas é um presente, pois ao final de tudo, vem a oportunidade de desfrutar um tempo de qualidade com a família”, sugere o staff.
***
MORREU Mary Quant, a criadora da minissaia no ano de 1960. Revolucionou a moda entre a juventude feminina.
JESUS CRISTO, EU ESTOU AQUI: RC REZOU MUITO NA SEMANA SANTA!
O cantor Roberto Carlos, que está com 81 anos, e não esconde que está namorando novamente (mas não disse o nome dela), tem quadros de Jesus Cristo em quase todos os quartos de seu apartamento-casa, e um poster grande da “Última Ceia”, em sua sala. Rezou bastante na Semana Santa, como sempre fez, comentaram amigos. Não conseguimos falar ao telefone com o empresário que o representa, para saber se Londrina estaria em sua lista de shows até o final deste 2023. Saiba o leitor que a única cor que o cantor admite em suas roupas, além do branco, é o azul. Seria conselho de um amigo “espiritualista” de Niterói, há anos. Roberto Carlos não usa de maneira alguma o vermelho, o marrom e o roxo. Namoradinhas e fãs que usassem vermelho, até como lingerie, nem pensar em abraçá-lo. Odeia o número 13 e evita falar em suas letras de músicas as palavras morte, abismo, faca ou de qualquer instrumento perfurocortante ... Como se sabe, ele perdeu parte da perna direita, colhido por vagão de trem, o que ele superou positivamente no decorrer dos anos. O famoso “Brasa” ou “Rei” continua amado pelas mulheres e aplaudido pelos homens. Em Londrina, sempre lotou o Colossinho e o Moringão, quando aqui fez seus shows.
***
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

