O Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel doou 6.092 fraldas para o Hospital Infantil Sagrada Família. A entrega foi feita dia 26 de maio, pela presidente do Comitê, Margarete Casado de Souza, e pela vice, Sonis Barbosa. O pedido de doação chegou do Grupo de Apoio Pró-Vida, por intermédio de Leonice Camarani El Kadri, que trabalhou na Sercomtel e participou da organização do Comitê logo que ele foi fundado. O Comitê completou 25 anos de muita solidariedade em Londrina, ajudando com ações variadas que incluem a construção de casas de apoio para hospitais locais. Na foto Margarete Casado de Souza e Sonis Barbosa, do Comitê de Solidariedade dos Funcionários, Leonice Camarani El Kadri e Sônia Swarça - Grupo de Apoio Pró-Vida

Imagem ilustrativa da imagem Seis mil fraldas para Hospital Infantil
| Foto: Divulgação

Homenagens para Marcelo Urbaneja, presidente do Sindserv de Londrina

Um expressivo número de londrinenses visualizou o post nas redes sociais publicado pelo Sindserv, em homenagem ao presidente da entidade, o amigo Marcelo Urbaneja, muito conhecido e estimado na cidade, que faleceu no fim de semana por complicações causadas pela Covid. O texto diz: “Hoje perdemos Marcelo de Lima Urbaneja, que para alguns ele poderia ser apenas mais uma pessoa, mas para muitos ele foi uma referência. Exímio em tudo que se propôs a fazer, sempre grande assim como seus pensamentos, que o levavam a ideias geniais e foram o combustível para que nunca ficasse parado. Era professor, mas já foi policial, bombeiro, o primeiro presidente do Conselho Tutelar de Londrina e por fim, em seu trabalho mais intenso e desafiador, como Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina”. A homenagem ainda diz que “ele conseguiu mudar, para melhor, a vida de mais de 13 mil pessoas, enquanto líder. Era uma pessoa de gostos simples, seu passatempo preferido era o que pudesse estar com aqueles que amava. E como amava os seus. Pai de 4 filhos, irmão dedicado, marido e filho amoroso. Sua mãe, que também é professora, era sua inspiração. Marcelo Urbaneja deixa um legado de muitas lutas e conquistas como sindicalista. Uma das maiores greves feitas no país foi liderada por ele. Nunca se abateu frente ao combate. Fazia questão de sempre frisar que em sua vida só existia um lado para estar, a do Servidor. Aos 54 anos, com muito a ser vivido ainda, nos deixa. Mais uma vida ceifada pelo Covid-19, mais uma vida que se foi por uma doença que já existe vacina. A única certeza é que tocou a todos por onde passou e que sua história jamais será esquecida”.

Projeto do Colégio Agrícola

Uma comitiva esteve, há dias, em Curitiba, com o objetivo de entregar o projeto do Colégio Agrícola de Londrina para o Secretário da Educação do Paraná, Renato Feder. De acordo com o vice-prefeito João Mendonça, o governador Ratinho também apoia a ideia. A cidade tem um grande número de pequenas propriedades rurais e o Colégio pode formar técnicos capacitados para atuar na área. Na foto, durante a entrega do projeto, o reitor da UEL, Sergio Carlos de Carvalho, o deputado estadual Cobra, o secretário Renato Feder, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Edson Dornellas, o vereador Giovani Mattos e o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça.

Imagem ilustrativa da imagem Seis mil fraldas para Hospital Infantil
| Foto: Divulgação

A alegria dos bisavós

O casal de londrinenses Irani e Gerson Gonçalves, muito estimado em Londrina, está alegre, eufórico mesmo, pelo nascimento, na última quinta-feira, em São Paulo, no Albert Einstein, dos gêmeos Eduardo e Gabriel, filhos de Mariana Gonçalves Lemos e Pedro Costa. Mariana é filha dos londrinenses Marisa Gonçalves Lemos e Sergio Murilo Lemos, que residem em Curitiba. Os bisavós, Irani e Gerson Gonçalves, certamente vão receber cumprimentos do grande número que tem em cidades paranaenses e brasileiras, notadamente dos seus companheiros rotarianos. Parabéns.

O aniversário em isolamento pela segunda vez

Pelo segundo ano seguido, o conceituado advogado Romeu Saccani passará seu aniversário em isolamento, no próximo dia 3, neste junho com o frio chegando mesmo e sem qualquer perspectiva de quando estaremos livres dessa pandemia. Mesmo tendo tomado a vacina, não há segurança quanto à contaminação. Como temos notícia, ela tem levado pessoas vacinadas e outras com sintomas mais ou menos graves se contaminaram. Assim, por cautela, Romeu mantém todos os cuidados, trabalhando em home office, sem prejuízo ao atendimento do Escritório e de sua equipe, de vez que a Justiça se adaptou e os processos continuam sua marcha de forma remota, inclusive audiências e julgamentos.

Diz o aniversariante: “Como esclareceu nosso amigo doutor Marcos Lapa, no nosso grupo no WhatsApp dos tenistas da Areal, em indagação do amigo Édson Ferracini, “a medicina não é uma ciência exata como a matemática, em que a somatória de 2+2 é quatro”. Assim, enquanto à vacinação não atinge nível de maior segurança ao contágio, vamos festejando nosso aniversário em isolamento, mais esse ano!” Aquele abraço, parabéns pelo aniversário e que essa pandemia desapareça, suma do nosso mapa mundi.

Na alfaiataria

O advogado André Cunha em visita a alfaiataria D' Angelo. Sócio proprietário do escritório André Cunha Advocacia Associados, ele vai com frequência a alfaiataria, sempre interessado em se vestir com elegância. Na foto, Andre Cunha com o parceiro Angelo Campana Neto, da D’Angelo.

Imagem ilustrativa da imagem Seis mil fraldas para Hospital Infantil
| Foto: Divulgação

Cobrando vacinas e auxilio emergencial

Nas passeatas de sábado último, em várias capitais, com manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro, predominou a cor vermelha, através de bandeiras do PT. Em todas as manifestações, poucas bandeiras do Brasil. Em Londrina, na Avenida Higienópolis, notou-se a presença de mais jovens e poucas bandeiras vermelhas. Bandeira verde e amarela, duas ou três pequenas. Várias faixas cobrando vacinas para todos e pedindo a volta do auxilio emergencial.

Estão aniversariando

Nesta semana, os abraços são para os aniversariantes Afrânio Brandão, vice- presidente da Sociedade rural do Paraná, para Hugo Virmond, para Marcelo Acorsi Neto, Lucia Helena Segantin, para o advogado Romeu Saccani, Zeza Carvalho Garcia Cid, Salvador Rico Filho, Flávio Inácio Pereira, José Norberto Rossi e Roberta Meneghel, que está fazendo cursos nos Estados Unidos.

Horácio Alvarenga celebra 100 cirurgias robóticas em Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Seis mil fraldas para Hospital Infantil
| Foto: Divulgação

A História do tratamento cirúrgico do câncer da próstata em Londrina se confunde com os 30 anos de urologia do médico Horácio Alvarenga Moreira, que tem mais de 3.000 cirurgias realizadas e treinou mais de 60 médicos para a cirurgia. Ele lembra que o câncer da próstata é conhecido por ser um tumor relacionado ao envelhecimento humano. Estudos demonstram que 80% dos homens acima dos 80 anos apresentam células malignas na glândula prostática. Em 1941 Huggins e Hodges receberam o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta da relação hormonal da testosterona com o câncer de próstata. O doutor Horácio relata que nada foi tão importante quanto a identificação do PSA (antígeno prostático especifico) no sangue em 1979 por Wang. Esta proteína que é secretada somente pela próstata, quando apresenta um aumento acima do esperado, há uma forte suspeita de câncer. Com o uso do PSA de forma sistemática junto ao exame físico, através do toque retal, passou-se a fazer o diagnóstico precoce. Então, a cirurgia e a radioterapia passaram a ser as formas mais adequadas de abordagem aos pacientes. A partir daí, as cirurgias também evoluíram. Nos anos 80, o urologista Patrick Walsh descreve a técnica de prostatectomia radical retro pública com preservação do feixe vásculo nervoso do pênis, preservando a continência urinaria e potência sexual. Nos anos 80 e 90, o professor Miguel Srougi, titular da cadeira de urologia da USP, iniciou a popularização da técnica de prostatectomia no Brasil. Em 1993, o doutor Horácio Alvarenga Moreira começou estágio com Miguel Srougi em São Paulo. No ano seguinte, com o prof. Marco Aurélio Rodrigues de Freitas realizou a primeira prostatectomia radical da era moderna em Londrina. Em 1995, após termino do estágio, o Dr. Horácio montou o serviço de Oncologia do Hospital do Câncer de Londrina, onde atuou por 10 anos como chefe. O HCL se tornou um centro de modernização e difusão de conhecimentos sobre o tratamento do Câncer da Próstata. Neste mesmo período, tornou-se professor da UEL, onde atua até hoje. No final dos anos 90, ele e os doutores Mirandolino Mariano, José Travassos e Milton Tanaka promoveram uma série de cursos, que permitiram que cirurgias minimamente invasivas como a laparoscopia pudessem ser utilizadas e reproduzidas por um grande número de cirurgiões.

Em 2018, o doutor Horácio e o doutor Ricardo Brandina, proctor (instrutor) de cirurgia robótica pela Universidade do Sul da Califórnia, EUA, implantaram um dos primeiros serviços de cirurgia robótica do interior do Brasil. Recentemente, o doutor Horácio Alvarenga Moreira celebrou 100 cirurgias robóticas na cidade. O robô utilizado em cirurgia não tem inteligência e depende do homem. “É um instrumento fantástico que veio para auxiliar os cirurgiões. A cirurgia robótica pode ser definida como uma técnica que permite se fazer, ainda melhor, o que se faz bem, portanto um grande avanço”, relata o urologista

Entre a Sabin e o Bradesco

Há uns dias, me disseram que uma mulher, bem adulta, dorme ou fica deitada, na calçada entre o Laboratório Sabin e agência do Bradesco, na Avenida Higienópoois. Seria a hora do pessoal da Secretaria da Mulher, da Secretaria do idoso, e também até da Saúde, ver quem é esta pessoa e tentar ajudá-la. O curioso: um Mercedes preto, novinho, e um BMW bem cuidado, estacionados, ontem, em frente. Secretários e dirigentes de secretaria precisam andar mais pela cidade, ficar mais atentos, e ajudar ao máximo o prefeito da cidade. Ele não pode cuidar de tudo, do varejo sozinho. Para isso, tem assessores. Mãos à obra, pessoal.

***

Em frente à Farmácia Vale Verde, uma jovem mulher estaciona seu Mercedes Benz, preto, bem cuidado, e quando ela desce, um dos dois rapazes que passavam e observaram o carro, viram a motorista e um deles comentou: “Com essa elegância toda, ela merece o carro.” Merece mesmo, disse o outro.

***

O Vasco da Gama perdeu no Rio para o Operário de Ponta Grossa, por 2 a 0. O mesmo placar quando o Londrina ganhou dele, em São Januário, e o eliminou das semifinais do Brasileirão. Gols de Carlos Alberto Garcia, de voleio, no primeiro tempo, e do centroavante Brandão, que da linha intermediária, pelo lado direito, cobriu o goleiro Mazzaropi, que veio a seu encontro até o fim da grande área. O massagista Santana, do Vasco, todo de branco, chutou as velas que tinha colocado atrás do gol de Mauro, o goleiro reserva do Tubarão que fechou o gol. Eu estava lá, sentido ao lado de um conselheiro do Vasco, que era do STJ. Não pude comemorar como gostaria...segurei o grito de gol duas vezes.

Para Joel Santana hoje os jogadores são robôs

“Guardiola inventou demais e quebrou a cara, e perdeu o título inglês para o Chelsea, do zagueiro Tiago Silva”. O comentário foi de Joel Santana, ex-técnico de todos os principais clubes cariocas e da seleção brasileira.

Para Joel, o melhor técnico das seleções brasileira foi Zagalo. Disse, em entrevista a Milton Neves, da Band, que Tostão foi o jogador mais culto e respeitador que conheceu. Foi técnico dele no Vasco da Gama, depois da Copa de 70 no México. Joel Santana declarou que os treinadores de hoje querem criar atletas musculosos e estáticos nas defesas e nada de criatividade no ataque. Para ele, estão transformando os jogadores em robôs. Os times são quase todos iguais. Ninguém dribla mais, pois os técnicos atuais não deixem. Canhoteiro, Mané Garrincha, Dé, Roberto Rivelino e Pelé teriam problemas com os treinadores hoje em dia. Por isso, muito jogo é uma chatice só...

***

O Londrina empatou com o Brasil, em Pelotas, e vai ganhar do catarinense Brusque, no Estádio do Café. A vitória será em homenagem a CARLOS ALBERTO GARCIA, eternizado em estátua pela SM Sports e pelo Tubarão. Mais do que merecido.

***

O Bragantino está dizendo a que veio no Brasileirão: venceu e bem na estreia, jogando em Santa Catarina, e foi o único paulista que ganhou.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina