Santos poderia chamar-se Euterpe ou Concórdia

Fundado em 14 de abril de 1912, o Santos FC acaba de comemorar seu 109 anos. Surgiu do movimento de alguns jogadores que ficaram em Santos, quando o Americano FC foi extinto. A maioria dos atletas foi para o futebol de São Paulo. Os que ficaram acabaram fundando outro clube e três nomes foram indicados: Concórdia, Brasil Atlético e Euterpe. Mas acabaram decidindo pelo nome da cidade. E ficou Santos FC, que no seu início usava camisa azul e branca. O jornal Tribuna de Santos registrou o fato, vaticinando que seria uma das glórias do Brasil. Não deu outra, depois dos anos 1956. Entre os torcedores do Santos, em Rolândia, por exemplo, estão os rotarianos Cizenando Almeida e José Marques Filho, que são dos primeiros da FOLHA há muitos anos. Aqui em Londrina, são torcedores do Santos FC os empresários Dirceu Januário e Walter Montagna.

****

Wagner Zanon é o novo presidente da AREL

Imagem ilustrativa da imagem Santos poderia chamar-se Euterpe ou Concórdia
| Foto: Nil Gonçalves/Divulgação

Wagner Zanon foi eleito esta semana por aclamação durante Assembleia Geral Ordinária realizada na sede do restaurante do clube. O advogado Alvino Aparecido Filho presidiu a Assembleia, com todas as normas de segurança, distanciamento físico entre os presentes e o uso de máscaras.

Wagner Zanon sucede na presidência da AREL o engenheiro Fernando Berbel Junior, de quem era vice-presidente. Ele conhece muito a agremiação e as expectativas dos associados, pois há 24 anos participa da diretoria da AREL, exercendo diversas funções. Zanon é o gerente geral da empresa Hidrofort, pai do psicólogo Henrique e da arquiteta Klissia, e avô da pequena Cecília.

A diretoria da AREL para a gestão 2021/2023 é composta pelos seguintes diretores:

Presidente: Wagner Zanon; vice-presidente: Carlos Henrique Barbosa Kasuya; diretora administrativa: Regiane de Oliveira Andreola Rigon; diretora administrativa adjunta: Juliana Machado Sorgi; diretor financeiro: Aguinaldo Moreira Cyrino; diretor financeiro adjunto: Junior Cesar Bonfim de Arruda; diretor de obras e patrimônio: Hans Jurgen Muller; diretor sociocultural: Ricardo Laffranchi; diretor de esportes: Vilson Stadtlober; diretor de comunicação: Evaldo Yoshitomo Ogatta; Conselho Fiscal: Carlos Alberto de Almeida Boer; Fernando Berbel Junior, José Antonio Franco Ribeiro; Lauro Zanetti; Leonardo Cortes Lopes Garcia.

****

Imagem ilustrativa da imagem Santos poderia chamar-se Euterpe ou Concórdia
| Foto: Divulgação

O LondriNatal e duplicar a Saul Elkind

== Reuniões importantes em Curitiba com o deputado estadual Cobra Repórter marcaram a visita da presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Márcia Manfrin, e do diretor da Codel, Bruno Ubiratan. Eles estiveram com o governador Ratinho Junior e o presidente da Sanepar. Com Ratinho, para solicitar a duplicação da Avenida Saul Elkind, trecho de 6,5 km que vai ligar a Avenida dos Garis até a PR-445, em Cambé. O orçamento previsto é de aproximadamente R$ 20 milhões e a administração municipal está buscando uma parceria com o governo do Paraná para viabilizar a obra. Na Sanepar, solicitaram recursos para o Londrinatal. Na foto, Bruno Ubiratan, o governador Ratinho Junior, Márcia Manfrin e o deputado Cobra.

****

Imagem ilustrativa da imagem Santos poderia chamar-se Euterpe ou Concórdia
| Foto: Divulgação

O casal de empresários Lígia e Emerson Bim inaugurou a Ótica Visoulux Palhano, dias atrás, na Avenida Ayrton Senna, 677, loja 4. A nova unidade da marca tem amplo espaço, ambiente personalizado e uma linha de óculos que preza pela qualidade e elegância. Também conta com estacionamento. Um grande número de londrinenses já foi conhecer o novo empreendimento. Foram recebidos pelos anfitriões, sempre muito atenciosos. Em plena pandemia, inciativas empreendedoras como esta devem ser enaltecidas.

****

Imagem ilustrativa da imagem Santos poderia chamar-se Euterpe ou Concórdia

A chegada do inverno pede roupas e acessórios da nova coleção. "São mangas longas, calças, calçados fechados (foto). Tudo isso e muito mais pra aquecer e elevar a autoestima da família toda", dizem os lojistas do Armazém da Moda, que estão a postos para atender seus clientes com excelência e todos os cuidados recomendados. Neste sábado, lojas abertas das 10 às 20 horas.

****

Imagem ilustrativa da imagem Santos poderia chamar-se Euterpe ou Concórdia
| Foto: Divulgação

O empresário de futebol Orley Vital ladeado por Gabriel Victor e Júnior Carmmon, da loja Planner, em Londrina. "Neste tempo de pandemia, também temos que nos vestir com elegância.", estimula o craque de futebol Orley, que elogiou o bom atendimento dos dois vendedores.

****

Imagem ilustrativa da imagem Santos poderia chamar-se Euterpe ou Concórdia
| Foto: Divulgação

A deputada federal londrinense Luiza Canziani encontrou-se casualmente na cidade com o advogado e produtor rural Reginaldo Roveri, amigo da família Canziani desde os anos 40. Reginaldo comentou com a Coluna: a mais jovem parlamentar da Câmara dos Deputados, pois tem 23 anos, segue os passos do pai, Alex Canziani, e vem demonstrando grande interesses pelos assuntos de educação e é sempre muito atenciosa com todos que a procuram aqui ou em Brasília.

****

Fim de uma era vitoriosa do Grêmio e seu técnico

== Com todos os planos do Grêmio Porto-alegrense frustrados pra 2021, em razão da derrota em casa para o Independiente Dell Vale, do Equador, a diretoria do clube de Porto Alegre demitiu o técnico Renato Portaluppi. É o fim de uma era do clube. O curioso: Renato não estava na beira do campo, por causa da Covid que pegou. Esteve fora nos dois últimos jogos, mas parece que a torcida do tricolor gaúcho concordou com a medida, a julgar pelo que dizem nas redes sociais. Pesaram também os R$ 17 milhões que o Grêmio perdeu ao ser eliminado da Libertadores. Dão-me licença para dizer que entre londrinenses que torcem pelo Grêmio, e que devem ter ficado tristes com a eliminação, está o empresário Enio Sehn, que tem passado mais tempo em sua fazenda do que aqui na cidade, em razão da pandemia. É um gremista onde o Grêmio estiver, seja qual for a situação do seu time do coração. Não se incomode se a torcida do Internacional começar a cantar “até a pré nós iremos...”. É sacanagem dos colorados. Que tal Felipão como novo técnico do seu tricolor?

****

De Ratinho Pai para Ratinho Jr.

= Ratinho Pai tomou vacina coronavac em Apucarana, onde aproveitou o dia para conversar e tomar café com amigos, e rever sua fazenda que vale milhões nesse progressista município. Seu filho, governador Ratinho Junior, aniversaria segunda-feira (19). Soube que o pai vai lhe dar uma bela caneta tinteiro. Para guardá-la até assinar a sua próxima posse...

****

== Fontanafreda, Martini e Buscarolla são os três asti espumantes mais procurados nas lojas de Salto Guairá e em Ciudad del Este, ambos na fronteira do Brasil com o Paraguai. Prefiro as duas primeiras. Para o saudoso Chico Natal, narrador esportivo que fez sucesso em Londrina, "a Fontanafreda era o nectar dos deuses...".

****

=== O colunista Robson Bonin, da revista Veja, informou que o ex-doleiro e agora produtor rural Lúcio Funaro, que nasceu em Londrina, está processando o Banco do Brasil, que lhe negou crédito. Que é um direito de todos os produtores ruralistas. Se não me engano, Lúcio seria irmão da ex-campeã sul-americana de natação Glória Funaro, nadadora do Londrina Country Clube, hoje uma empresária realizada no setor calçadista em São Paulo. Me corrijam, por favor, se estiver errado.

****

== Há 17 anos o Vasco da Gama não fazia 3 gols no Flamengo. Pois ganhou por 3 a 1, na quinta-feira (15), pelo Campeonato Carioca.

****

== Do Pai Osvaldo de Bela Vista: algum prêmio das loterias da CEF vai contemplar alguém daqui.

****

== Deixem os remédios adquiridos pela Santa Casa com ela, que também socorre os doentes com Covid-19 daqui e da região. A Santa Casa, pioneira em saúde na cidade, merece todo o respeito de todos, inclusive das autoridades.

****

== Está havendo uma "guerra no come quieto" entre a China e a Índia. O Brasil deveria prestar mais atenção na Índia, que tem bem mais afinidade com os brasileiros.

****

== 10 horas da noite: horário ridículo para um clássico entre Palmeiras e São Paulo. É uma safadeza com a torcida e uma judiação para os atletas. No segundo tempo, alguns não viram a cor da bola.

****

O humorista e showman Diogo Portugal, um dos melhores do Brasil, disse em Curitiba: "Foi muita sacanagem com Sergio Moro dizer que a vara dele era incompetente...".

****

== Para o empresário Mário Furuta, o Dia das Mães será mais ou menos comemorado da mesma maneira que foi a Páscoa: almoço com bacalhau na mesa, saboroso azeite virgem e um bom preço camarada, com chocolates finos de sobremesa. As mães e avós merecem um fino trato nessa data querida do mês de maio, que se aproxima. Os irmãos Mário e Antonio Furuta cuidam dos detalhes.

****

== Já Alexandre Cândido, o chef Dida do Empório Gastronômico, um dos três mais atenciosos locais de encontro de londrinenses nas lojas do Mercado Shangri-lá, cuidando dos deliciosos componentes para um belo café com a esposa, as mães e a sogras.

****

== Sábado é dia de feijoada no Maneco com Jaleco, do chef Luciano Oliveira. Para almoço presencial ou para entrega delivery.

****

== O palmeirense Marco Antônio Assis não se conforma com o seu time de "coração verde" perder duas Copas em cobranças de pênalti desperdiçadas. O que não tem erro é a sua sempre apreciada feijoada aos sábados, como a deste 17, no Bela Itália do Bristol Hotel.

****

== Um empresário argentino inaugurou na sexta-feira (16), na avenida Higienópolis, o Deliz Burguer. Vizinho da agencia Bradesco Prime.