Santa Casa traz especialistas da Universidade de Quebec


A médica canadense Suzy Ngomo, pesquisadora em neurociências e dor crônica, estará na Santa Casa de Londrina no dia 30  de novembro para ministrar workshop sobre "Avaliação e tratamento da dor em ambientes clínicos e de pesquisa", além de neuromodulação. Suzy ministrará o workshop  com o fisioterapeuta  Rubens da Silva, especialista em dor crônica e reabilitação. Eles  são diretores da Universidade do Quebec, em Chicoutimi. Serão seis ( 6 )  horas de workshop, com tradução simultânea. O curso será no  Conecta ISCAL (rua Pará, 598).  Inscrições abertas pela plataforma Sympla.  

 

 

Santa Casa traz especialistas da Universidade de Quebec
Divulgação
 

À mestra com carinho 

A professora Nágela Martins (foto),  de Cambé, recebeu recentemente o Prêmio Nacional Professor Inovador 2021 - categoria Anos Iniciais, promovido pelo Sistema Maxi de Ensino. A premiação aconteceu em  São Paulo . Ela foi a única paranaense a receber o prêmio. Com a intenção de trabalhar conteúdos de matemática, propôs aos seus alunos a atividade "Matemática Doce". A  professora Nágela atua na educação básica e é aluna de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UTFPR-Campi Cornélio Procópio/Londrina. 


 

Santa Casa traz especialistas da Universidade de Quebec
Divulgação
 


Grande Bazar no Quintino 

Dias de ofertas especiais no Grande Bazar do Shopping Quintino. De 25 a 27 de novembro. Com atendimento das lojas, das 10 às 19 horas. A  Praça de Alimentação funciona  até às 21 horas. É uma  oportunidade interessante para garantir os presentes de Natal. 

 

Santa Casa traz especialistas da Universidade de Quebec
Divulgação
 



A Londrilife, empresa de atendimento domiciliar e acompanhamento hospitalar, completou 13 anos de atividades em Londrina e região neste mês de novembro. "Nosso maior objetivo é trazer conforto para família e qualidade de vida para pacientes com o nosso atendimento", salienta Gil Ferreira, diretor-geral. Ele fundou  a empresa em 2008. Hoje,  as enfermeiras supervisoras Karina Siqueira e Nilceia Tostes (foto)  gerenciam  mais de 60 funcionários. Gil conta que a Londrilife  atende mais  de 40 pacientes por mês. A empresa ainda conta com  Ritchely Bukharty e Wesley Bukharty (filhos de Gil) que são  responsáveis  pelo setor administrativo e financeiro . 


 

Santa Casa traz especialistas da Universidade de Quebec
Divulgação
 

  

Escutar, entender e entregar 

Em momento de falta de insumos, a ADAMA (leia-se ADAMÁ), integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, começou a produzir, em sua fábrica em Londrina , o fungicida Armero, cuja patente de um dos seus ativos acaba de expirar no Brasil. Para a produção dos primeiros lotes, a ADAMA importou o Protioconazol da sua sede, em Israel. No primeiro semestre de 2022, começará a sintetizar o ingrediente ativo na fábrica de Taquari (RS), com investimento de mais de R$ 200 milhões em uma nova unidade de síntese de fungicidas. Os investimentos fazem parte do plano da empresa  de dobrar a receita da operação no mercado brasileiro até 2025, com o lançamento de mais de 20 novos produtos. “Somos a empresa número 1 em ingredientes ativos registrados no mundo, com a flexibilidade de desenvolver soluções adaptadas às necessidades dos agricultores. Escutar, entender e entregar são as palavras que refletem a essência de nosso trabalho. E é isso o que mais uma vez estamos fazendo. Entregando o que o agricultor necessita e na hora que ele precisa”, declara o ceo da ADAMA, Romeu Stanguerlin (foto). 

Outro detalhe: resultados da safra 2020/2021 apontam que o produto Armero apresentou os melhores índices de produtividade entre os fungicidas avaliados, com uma média de 4.390 kg/ha, de acordo com o Consórcio de Rede de Mancha Alvo, composto por 16 instituições, que realiza experimentos  com os principais fungicidas registrados e em fase de registro para a cultura da soja.  A Mancha Alvo pode causar perdas de produtividade superiores a 30%.  É o segundo fungicida da ADAMA a ser considerado campeão dos consórcios de rede. Nas últimas três safras, Cronnos foi considerado o mais eficiente no controle da Ferrugem Asiática em soja. 


 

Santa Casa traz especialistas da Universidade de Quebec
Divulgação
 


Ela merece ser premiada 

Glacimeire Cardoso, coordenadora do Paraná e também mentora de misses e misteres,  recebeu o prêmio “coordenadora de destaque”, das mãos de Leandro Anthony, organizador do Concurso Miss e Mister Brasil Culture e Concurso Brasil Beauty WorldWide. O evento foi realizado recentemente em Curitiba. 

 

Santa Casa traz especialistas da Universidade de Quebec
Divulgação
 




Ações de acolhimento e suporte às  famílias mais necessitadas são muito importantes neste momento de crise. Em Itambaracá, no Norte Pioneiro, a retomada das atividades da Cozinha Comunitária é uma boa notícia. Além de contribuir com a entrega diária  de 150 marmitas, o projeto acompanha a frequência das crianças na escola, vacinação, manutenção das residências e combate à dengue. Os beneficiados também participam de palestras e cursos. Com a compra de alimentos o programa ainda colabora na renda de agricultores familiares. O projeto tem apoio do chefe do Núcleo da SEAB em Cornélio Procópio, Fernando Itimura, e do servidor João Rodolfo Pereira de Oliveira. Na foto, o grupo envolvido no trabalho: cozinheira Cristiane Henrique de Oliveira, veterinária Ana Luisa Jacon Rosa, vice-presidente do Conselho de Segurança Alimentar, Sara Romanini, prefeita Monica Zambon Holzmann, secretária de Educação Valquíria Bonacini Martins e secretário de Agricultura João Medeiros de Oliveira. 


 

Lançamento do BelaSafra, com livro  e live do especialista Pedro Dejneka 


 Uma live com o especialista Pedro Dejneka, nesta quinta-feira (25 ), marcará o lançamento do BelaSafra 2022, evento realizado anualmente pela Belagrícola. A live será transmitida pelo canal da Belagrícola no YouTube (youtube.com/belagrícola), a partir das 16h30. Dejneka, um dos especialistas mais respeitados na área de commodities agrícolas, fará uma análise do macrocenário econômico e perspectivas para a safra 2022/2023. O BelaSafra será realizada de 25 a 28 de janeiro. 



Prova Quadrupla do Rotary 

O Rotary Club Londrina Shangri-lá realiza nesta quinta-feira (dia 25),  palestra com o rotariano Jorge José Feitosa Rosenberg, do RC de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, que pertence ao Distrito 4570. A palestra será sobre “Para que serve a prova Quádrupla?”. A palestra será on-line, pela plataforma Zoom do Club e aberta a todos os rotarianos. 


Israel está de portas abertas e santuários do mundo também 

O professor londrinense Caco Braile, que já esteve várias vezes em Israel com delegações de turistas daqui e outras localidades,  escreve à coluna lembrando o que disse o Senhor: ``Eu vos reunirei dentre as nações e vos recolherei dos países onde vos achais dispersos, para vos fazer retornar à terra de Israel”. (Jer.23,7)  Mais uma vez o grito do profeta Jeremias ressoa nos quatro cantos do mundo. Finalmente, após 20 meses, Israel abriu suas fronteiras para o turismo e os fiéis de todo mundo podem voltar a fazer a viagem de seus sonhos. Enquanto as companhias aéreas vêm recuperando gradativamente a disponibilidade de seus voos, a TS Brasil Turismo Religioso diz a todos os romeiros desejosos de retomarem suas viagens que está programando para 2022 os seguintes grupos: para o México (cidade do México e Puebla) com Pe. Roberto e Vera Casagrande, em abril;  para Israel e Itália com Frei Ildo Perondi e Pe. Lima de Jataizinho, em maio; para Portugal, Espanha e França, com Pe. Dirceu em maio, e Israel e Itália, com o Pe. Chrystian Shankar para outubro. 


Livro de Biologia 

Nessa quinta-feira (25), Gabriela Tamimura Costa, aluna do 3º ano do ensino médio da St. James’ International School, lança seu livro “Introdução à Biologia”,  na Livraria da Vila, no Aurora Shopping, às 18h30. 


Confraternização na Sociedade Rural 

Depois de um longo período sem encontros presenciais, os associados, familiares e amigos da Sociedade Rural do Paraná terão momentos de confraternização e celebração pela vida e pelo ano que está terminando. No próximo dia 4 será realizado o jantar da Rural, a partir das 20 horas. Quem ainda não adquiriu seu convite, poderá entrar em contato com o departamento de sócios da entidade (fone 3378-2005) e celebrar com a Rural.  


Inflação a10%; que São Judas Tadeu nos ajude! 

A TAXA SELIC vai chegar a 9,25% até o final do ano. A previsão é dos banqueiros. Só o que eles pagam de juros para quem aplica algum dinheirinho é bem pouco, bota pouco nisso.   A inflação brasileira já está em dois dígitos: 10%. 

Em uma Igreja de Londrina, ouviu-se entre os pedidos dos fiéis: ``Que são Judas Tadeu nos ajude!´´ Como se sabe, ele é lembrado sempre como o padroeiro das causas impossíveis... 


Registro civil  é só o começo da cidadania, ignorada pelos pais 

Cidadania não é ter apenas o registro de nascimento, com nome da mãe e do pai. Cidadania é também não passar fome, e nem faltar alimentos para a família. Cidadania é ter escola pública boa, ter hospital para socorrer alguém da família,  conseguir trabalho e ser mais respeitado pelos que são eleitos para administrar a cidade, o estado e o país e para fazer suas leis.  Há mais de dois mil anos, Jesus Cristo dizia: ``Vim, para que todos tenham vida...´´ Para que todos tenham a alegria de ter nascido.  Aprenda a valorizar mais o seu voto, isso também é ter cidadania. Em tempo: o registro civil da criança, há algum tempo, é feito gratuitamente nos cartórios. 


Almoço com o Prefeito 

Fabiane Vezozzo, diretora do Hotel Bourbon, recebeu, ontem, para almoço, o prefeito Marcelo Belinati e o secretário de planejamento Marcelo Canhada. Conversaram bastante sobre  turismo da cidade e outros projetos futuros para movimentar ainda mais o setor na cidade. 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo