O Rotary Club The Hague Metropolitan, em parceria com o Rotary E-Club Be-Action, clube virtual do distrito 4710, em Londrina, doaram mil euros ao HU, que foram convertidos na compra de 15.380 máscaras faciais descartáveis. A doação foi entregue dia 19 de fevereiro pela presidente do Rotary E-Club Be-Action, Monica Wagner. ‘‘A escolha do HU para a doação do valor levou em consideração o fato do hospital ser referência para a Covid-19 em toda região ’’, afirma Monica. A doação foi recebida por Daiane Cardoso, diretora administrativa; Meire Mafra, chefe da Divisão de Finanças; e Rita Domansky, assessora da Superintendência. ‘‘Ficamos agradecidos pela doação, será de grande ajuda. O hospital vive um momento histórico de aproximação com a sociedade civil “, ressalta a diretora administrativa. Na foto, Daiane Cardoso, Monica Wagner , presidente do Rotary Eclub do distrito 4710 Be-Action; Meire Mafra , chefe da divisão de finanças, e Rota Domansky, assessora da superintendência. Na ocasião, os integrantes do Clube também disseram: “Parabéns ao Rotary pelos 116 anos servindo e fazendo o bem”

Imagem ilustrativa da imagem Rotary realiza doação ao HU de Londrina
| Foto: Divulgação

Wilson Silva e a mudança de vida de Mané M. e Martinha

Certo dia de 2006, o jornalista Wilson Silva, o nosso saudoso Marquês de Araçoiaba, me escreveu de Curitiba, onde morava, contando uma história em dois capítulos, de um casal que trabalhava na imprensa em Londrina: Mané Mota e Martinha. Vamos a ela: em 1976, fui para Sorocaba prestar um tempo de serviço no jornal “Cruzeiro do Sul”, na área de publicidade. Lá me dei conta de que no Departamento de Arte precisava de gente. Então, me lembrei do Mané Mota, marido da Martinha, que trabalhava em Londrina, mal de vida, em estado de quase miserabilidade. Tão magros e sofredores que nem filhos conseguiam fazer... Resolvi convidar o Mané e Martinha para irem trabalhar comigo em Sorocaba. Pra que? O vozerio dos amigos e conhecidos deles lembrava aos dois: Não vão! O Wilson é maluco! Vocês vão trocar um emprego aqui por uma aventura em um lugar que nem conhecem! Logo indo na conversa do Wilson Silva, esse louquinho! Fiquem quietos em Londrina! Pois os dois toparam. Lembro-me que a mudança deles chegou em uma caminhonete F.100, onde ainda sobrava espaço na carroçaria. Alugamos um apartamento para a dupla chegante. Mané, no Departamento de Arte, e Martinha na Redação do ‘Cruzeiro’, onde logo passou a editar o noticiário internacional.

SEGUNDO CAPITULO -2004

O senhor Manuel Mota da Silva me recebe na porta do edifício onde funciona a NucleoTCM –Marketing & Comunicação Integrada, de sua propriedade. Mané tem 40 empregados que se dividem em seções: prospecção, atendimento, criação, produção, finalização e mídia. Cada funcionário, em sua área, possui um computador ligado em rede com os outros. Martinha presta assessoramento de imprensa para grandes empresas e possui uma editora com equipamento gráfico próprio. Ah, sim: eles têm 3 filhos. A menina mais velha já se formou em propaganda e publicidade e trabalha em uma grande agência de São Paulo; o filho do meio formou-se em administração de empesas e trabalha com o pai. O mais novo tem 17 anos e vai prestar vestibular. Então me pergunto: onde e como estariam os dois se tivessem ficado em Londrina, com aquela vidinha de dificuldades e lamentações? Mas eles acreditaram em alguém, como o louquinho do Wilson Silva, se mandaram e mudaram de vida. É isso. Na vida é preciso ter coragem para se arriscar e mudar de rumo”. Como outros que fizeram o contrário: saíram de onde estavam e vieram para cá e não se arrependeram.

ENCONTRO FAMILIAR

Susana Buranelli Francovig com as filhas Maria Luiza e Isabela (foto) reunidas num encontro familiar em Londrina, no último fim de semana em Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Rotary realiza doação ao HU de Londrina
| Foto: Divulgação

***

A lanchonete da AABB vinha funcionando plenamente, para atender os sócios e participantes das academias esportivas da agremiação do presidente Edmilson Ribeiro, sempre competente.

***

A Casa de Carnes de Milton Furuta continua produzindo e entregando marmitas, de vários tamanhos, para a clientela que deseja cardápio bom e bem em conta. Quem experimentou gostou.

***

Hoje, sábado, feijoada tradicional no almoço do Bella Itália, no Hotel Bristol. Sob o comando do palmeirense Marco Antonio Assis, que espera ser campeão da Copa Brasil, diante do Grêmio.

***

Neste domingo o gremista Enio Sehn Jr. recebe londrinenses no Dá Licença, a partir das 11 horas

PARABÉNS

No último dia 17, o cirurgião buco-maxilo-facial Anderson Noboru Tsumanuma (foto) completou 40 anos. “Ótimo profissional, marido e pai exemplar, é ainda muito amado por seus amigos e familiares que, mesmo à distância, não deixaram de enviar suas felicitações!”, destacaram os familiares.

Imagem ilustrativa da imagem Rotary realiza doação ao HU de Londrina
| Foto: Divulgação

Quanto vale uma boa ideia: a Faculdade Mulher foi uma

Há alguns dias, leitoras dessa Coluna me perguntaram se fiquei sabendo que londrinenses colocaram nas redes sociais uma cópia de folheto divulgando a então Faculdade Mulher, e perguntando que fim levou, pois tinham saudades dela, e de suas colegas de curso. E quem teria tido ideia inédita aqui e no Paraná todo. Pois então, não vou me conter e dizer que ela foi criada em 1970, por ideia aqui deste colunista. Só muito anos depois atentei para o fato que um amigo me lembrou: que eu deveria ter registrado o nome e a criação dessa escola destinada ao público feminino, cuja denominação fantasia batizei de Faculdade Mulher. Que, em seu primeiro ano, chegou a ter 500 alunas, de todas as idades, que buscavam mais saber sobre psicologia familiar, normas de bom tom, etiqueta social, comportamento em geral, postura e andamento, palestras sobre medicina e saúde, direitos familiares, assuntos atuais e gerais, e etc.

***

A Faculdade Mulher funcionou em seus três ou quatro primeiros anos, nas salas de aulas do Colégio São Paulo, onde hoje está o edifício São Paulo Tower. Com o dinheiro arrecadado foi possível pagar o aluguel e os atrasados do colégio, que era da Sociedade Faá di Bruno, de Jacarezinho, uma entidade católica. O diretor do São Paulo era o saudoso padre João Azevedo, que precisava de alguém que o ajudasse a colocar em ordem toda a documentação do seu curso Supletivo. Mas voltando à Faculdade Mulher, que foi um grande sucesso. Me lembro que dona Silvandira Almeida, a mãe do ex-deputado e médico Márcio Almeida, foi nossa primeira aluna a se matricular. A Faculdade Mulher ajudou a pagar as despesas iniciais da Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná, a Fefi, que foi criada depois. Resumo da ópera: A Faculdade Mulher, esse pequeno empreendimento, deu origem às escolas que se tornaram depois a Unopar, vendida há alguns anos por 1 bilhão e 700 milhões de reais pelo sócios que estavam em seu comando de então, segundo noticiaram os jornais e a revista Forbes. Pensem bem, portanto, quanto vale uma boa ideia? Se você tiver uma, cuide bem dela, registra-a se quiser, pois valerá ser o início de uma fortuna futura. E, como diria Lindinha Chupeta, a tiazona do Country Club: cuidado com o olho gordo de quem diz que é seu grande amigo, seu irmão!

EMBRAPA E BELAGRÍCOLA

Ainda rendendo elogios a organização do Belasafra, que teve como importante parceira em sua programação a Embrapa-Soja. O evento é realizado há 20 anos pela Belagrícola. Este ano, foi em formato digital, mas com grande sucesso. Pesquisadores da Embrapa participaram diariamente da agenda Dica do Especialista, levando ao produtor informações importantes, fruto de pesquisas que fazem a diferença na lavoura. No último dia do evento, quem marcou presença foi o chefe geral da Embrapa-Soja, Alexandre Nepomuceno, falando sobre o trabalho de pesquisa da unidade de Londrina, disseminado para todo o Brasil. Na foto, o diretor geral da Belagrícola, Flávio Andreo; o gerente geral da Embrapa, Alexandre Nepomuceno; e o fundador da Bela, João Colofatti.

Imagem ilustrativa da imagem Rotary realiza doação ao HU de Londrina
| Foto: Divulgação

APROVADAS EM RESIDÊNCIA

As fisioterapeutas Gabriela Gonçalves Andrade e Marianna Pistori Mantovani foram aprovadas em concorrido programa de pós-graduação. Formadas no final do ano passado pela UniFil , elas vão fazer a residência multiprofissional em Saúde Coletiva no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. “A Gabriela e a Marianna confirmam o bom desempenho como alunas de fisioterapia e elevam o prestígio da UniFil. A seleção para residência sempre é bem concorrida, exige bastante dos candidatos”, comenta Heloísa Freiria Tsukamoto, coordenadora de Fisioterapia, parabenizando as profissionais.

Imagem ilustrativa da imagem Rotary realiza doação ao HU de Londrina
| Foto: Divulgação

Gabriela Gonçalves Andrade

Imagem ilustrativa da imagem Rotary realiza doação ao HU de Londrina
| Foto: Divulgação

Marianna Pistori Mantovani

***

Começa hoje o Campeonato Paranaense e o Londrina enfrenta o Maringá, seu tradicional rival. A torcida, senhores, quer ver é bola na rede. Portanto, é preciso chutar sempre em busca do gol. Nada de time pedroso.

***

Em Milão, Itália, há um restaurante chamado 4 Mori, sempre elogiado, que não fechou as portas. Em tempo: não é parente de Sérgio Moro.

***

Ouvido na Nelson Boulangerie, que faz a rosca mais gostosa da cidade: “Esse Aras e o Centrão deveriam deixar o Sérgio Moro em paz, fazendo suas palestras. Esse cara fez o que poucos teriam coragem: botou ladrões do dinheiro do povo na cadeia...”

***

Do jornalista Alexandre Garcia: “Falta amor ao povo, por parte de muitos políticos.” No samba “Juízo Final”, de Élcio Soares e Nelson Cavaquinho, eles cantam: “O Sol há de brilhar mais uma vez; do mal será queimada a semente e o amor vai imperar novamente...”

***

Sarah, uma das favoritas para ganhar o BBB-21, é filha de uma policial de Brasília, de 60 anos, que se chama Maia Abdia. Sarah tem treinamento para aguentar parada dura e observar bem seus mais fortes concorrentes. Sarah já trabalhou como motorista nos Estados Unidos.

***

Entre os livros mais procurados da semana, na livraria do Shopping Catuaí, está o “Mais esperto que o diabo”, de Napoleon Hill, que diz ser de autoajuda. Deve ser o filho dele que escreveu ou a equipe, me disseram na livraria.

***

Quando você ouvir uma garota convidar uma outra para “tomar um vinho e comer um peixe lá em casa...”, pode anotar que a anfitriã está pensando em namoro... Ouvido em restaurante do Mercadão Prochet.