O imobiliarista Otávio Scandelae, do Rotary Londrina Sul, com André Bariotto, da Green Ocean, durante entrevista no programa Cidadão Tropical, da TV CNT. Na ocasião, falaram sobre a parceria do clube com a empresa, denominado Rotary Coleta, visando o descarte correto do lixo eletrônico. Em 5 anos de atuação, a iniciativa resultou na coleta de centenas de toneladas de lixo eletrônico. Só nos últimos 30 dias, no Norte Pioneiro do Paraná, foram coletados mais de 21 toneladas. Em parceria com a Polícia, a Green Ocean faz inclusive desmanche e posterior reciclagem das máquinas de jogos de azar que são aprendidas em Londrina. A empresa também recupera alguns eletrônicos, como computadores, para em conjunto com o Rotary, doar para entidades .

AMEPAR: sua representatividade em números

Com a renovação nas eleições municipais de 2024, o cenário político da AMEPAR se redesenhou: 22 municípios com novos prefeitos e vice-prefeitos (sendo apenas 2 mulheres prefeitas, contra 4 na gestão anterior)

Mulheres nas Câmaras Municipais

Nos munícipios que pertencem à região da AMEPAR (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) são 216 vereadores eleitos: 180 homens e 36 mulheres. Em 5 cidades, nenhuma mulher se elegeu vereadora . Em 12, a presença feminina diminuiu. A boa notícia é que em 8 municípios, o número de mulheres eleitas aumentou. Mirasselva foi a única que manteve o mesmo número de vereadoras. O levantamento é do analista político Nilso Paulo. Lembrando que a AMEPAR inclui cidades como Londrina, Arapongas, Cambé, Rolândia, entre outras.

*****

EM LONDRINA – Poucas mulheres são incentivadas pelos partidos a concorrerem à Câmara Municipal. Até agora, pouco se fala nelas dentro do vários diretórios dos partidos na cidade.

Nas cortes superiores

Enquanto isso, aumenta o número de mulheres nas cortes superiores brasileiras. São 35% elas, aprovadas em concursos.

No IntegraQM

Imagem ilustrativa da imagem Rotary Londrina Sul Coleta
| Foto: Divulgação

A edição 2025 do IntegraQM reuniu, em Londrina, empresas, especialistas e lideranças para discutir os rumos da inovação no setor químico e de materiais, com foco em soluções que conciliem desempenho, responsabilidade e visão de futuro. Sob o tema "Transformando o Futuro: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade", o evento promoveu painéis sobre os desafios enfrentados pela indústria. Entre os destaques da programação, o painel "ESG como Estratégia de Negócio no Setor Químico e Materiais: Desafios e Oportunidades" abordou o papel da governança, da ética e da rastreabilidade na construção de modelos de negócio mais sustentáveis. O gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Inovação da ADAMA, Roberson Marczak, apresentou práticas adotadas pela companhia para fortalecer a transparência em suas operações, destacando a importância da conformidade regulatória, da rastreabilidade e da comunicação transparente com o mercado. “Em um setor altamente regulado por órgãos como Anvisa, MAPA e Ibama, transformar regras em diferencial competitivo passa por automação, clareza nos processos e consistência na gestão”, afirmou.

Sucesso na Expo Japão

Pelo décimo ano consecutivo, a Hachimitsu está presente na Expo Japão, que segue até domingo na ACEL, em Londrina. O Domburya, restaurante de comida japonesa que pertence ao grupo, também está presente no evento. Como conta o Chef César Kato, o cardápio inclui pratos exclusivos, especialmente criados para a Expo Japão. São atrações gastronômicas que sempre atraem grande público.

Recorde de público

Imagem ilustrativa da imagem Rotary Londrina Sul Coleta
| Foto: Divulgação

A festa junina da Paróquia São José de Rolândia bateu recorde de público, segundo disseram os organizadores. Nem mesmo o frio impediu o sucesso do evento. O padre Romão Martins surpreendeu a todos se vestindo a caráter para animar o Arraial. Na foto, o padre ao lado do empresário Norandyr Florentino, membro do conselho da Paroquia.

57 anos na ativa

Com a casa preparada para as baixas temperaturas, com tudo para feijoadas e uma variedade de vinhos e cachaças, Irmãos Furuta é um ponto de encontro dos londrinenses no mercado Shangri-lá. Como diz o staff: "É só procurar o Antônio Furuta, que com amor se dedica há 57 anos para melhor servir os clientes de Londrina e região."

Memórias de um Travesseiro

Imagem ilustrativa da imagem Rotary Londrina Sul Coleta
| Foto: Divulgação

Depois de lançar o livro "Memórias de um Pé Vermelho - Londrina dos anos 90 aos 90 anos", o professor universitário, escritor e palestrante Félix Ribeiro, acaba de retornar do Congresso Paulista de Medicina do Sono, onde fez o pré-lançamento de seu segundo livro: MEMÓRIAS DE UM TRAVESSEIRO - Contos, Casos e Dicas para Ler na Cama e Dormir Melhor. Com linguagem acessível, o autor busca na ciência explicações sobre distúrbios do sono, desde sua infância, adolescência, juventude até o relato de casos clínicos, passando pela perda de um ente querido, vítima de comorbidades da apneia do sono. O livro, que em breve será lançado no formato físico, pode ser adquirido (versão online) pelo link: https://www.amazon.com.br/dp/B0FDGQDDXP

Oscar para Tom Cruise

O ator Tom Cruise vai receber um prêmio Oscar especial, de honra ao mérito, pelo sucesso que faz em seus filmes. Acima tudo, porque ele banca suas produções.

Filhos de Beatles

Três jovens, filhos de três músicos e cantores que integraram os famosos Beatles, decidiram formar um novo conjunto, com o nome Filos do Beatles.

Sede da UFPR de Jandaia do Sul

Imagem ilustrativa da imagem Rotary Londrina Sul Coleta
| Foto: Divulgação

A sede própria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, vai se tornar realidade. O governador Ratinho Junior assinou, junto com o reitor, a ordem de serviço para o início dos projetos e execução da obra, com investimento de R$ 31,4 milhões. Metade do valor vem do Governo do Estado. O secretário da Inovação e IA, Alex Canziani, foi quem articulou a instalação da universidade há 10 anos e a parceria entre o governo e a UFPR para a construção. Na foto, a deputada federal, Luísa Canziani; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tassio; o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio; o governador, Ratinho Junior; o reitor da UFPR, Marcos Sunye; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega e o secretário da Inovação e IA, Alex Canziani.

Bolsa em Universidade do Canadá

Imagem ilustrativa da imagem Rotary Londrina Sul Coleta
| Foto: Divulgação

A estudante Giovanna Ravagnani de Oliveira, de Londrina, foi uma das 37 selecionadas globalmente para receber a bolsa Lester B. Pearson, concedida pela renomada University of Toronto, no Canadá. A bolsa integral é destinada a estudantes com desempenho acadêmico e impacto social excepcionais. Giovanna destacou-se ao longo do Ensino Médio, no Colégio Positivo, em atividades extracurriculares e científicas. Na 1ª série do Ensino Médio, participou do projeto “Humanizando-se”, onde organizou uma cantata de Natal no colégio. Também participou da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, da Olimpíada Nacional de Ciências e de Astronomia e Astronáutica, nas quais foi medalhista. Giovanna também foi aceita em mais duas instituições canadenses e nos Estados Unidos: foi aprovada na Mercer University, Simmons University e University of Rochester.

Fique sabendo

O Paraná tem cerca de 5 milhões e 700 mil veículos rodando em suas ruas, avenidas e estradas e rodovias estaduais. Londrina tem 430 mil.

O que será feito com eles

Segundo dados apurados recentemente, há cerca de 900 moradores em situação de rua na cidade. As perguntam que fazem na cidade: o que será feito com eles, e como ajudá-los, pois cada vez mais surgem novos deles pelas ruas londrinenses.

Namorados

Pesquisa recente mostra que ¼ dos namoros terminam por causa de agressões e pela violência deles contra elas.

Matou 5 bebês

Loucura em um hospital de Buenos Aires: uma enfermeira confessou que matou cinco bebês que lá haviam nascido.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

mockup