Prestigiado pelos sócios e seus familiares e convidados que compareceram ao clube, para festejar a virada do ano, a festa de Réveillon da AABB obteve até mais sucesso do que a diretoria do presidente Edmilson Ribeiro esperava, pela alegria, espontaneidade e participação de todos aplaudindo a chegada de 2020. Elogios para o cardápio do restaurante O Espanhol, parceiro da AABB, pelo segundo ano consecutivo.

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

O casal anfitrião, Patricia e Edemilson Ribeiro. Ele acaba de ser reeleito para o segundo mandato como presidente da AABB

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

Antonio e Nancy Balan

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

Anibal Rumiato e Flora Panza

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

Zélia e José Ferreira, do restaurante Espanhol, responsável pelo elogiado jantar do evento

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

Taketoshi Miyamura, Roberto Takeshi Miyamura, Simeia Miyamura, Rafaela Miyamura, Tania Miyamura Pereira e Washington Pereira

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

Ellen,Emerson e Josiane Alvarez

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

Lucimeri e Wellington Honório, empresários do ramo ótico

Delminda: 3 filhos dentistas, 3 médicos e uma engenheira

A sra. Delminda Alves Delattre, muito querida pela família e pelos amigos, que fez durante seus 91 anos de vida, faleceu no último dia 24, véspera de Natal, após contrair pneumonia. Professora por muitos anos, da rede pública, ao lado de seu marido Victor Delattre, alfaiate, com quem teve oito filhos e dos quais três formados médicos, três dentistas e uma engenheira. Sempre guerreira, dona Delminda passou por duas guerras mundiais e sobreviveu à tuberculose que contraiu em uma época em que isso era praticamente difícil de combater. Depois da doença que venceu, precisou deixar a profissão, mas passou a trabalhar como ajudante de seu marido na costura. Sempre forte, jamais reclamava da vida. Cuidava de todos com muito amor e carinho, conta o cirurgião plástico Antonio Juliano Trufino, um dos netos dela. Dona Delminda tinha sempre um sorriso no rosto e um olhar muito amável. Deixa muitas saudades entre os familiares e todos que a conheciam. Que Deus a tenha.

Faleceu na Pensilvânia o fundador do Bar Estoril

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Acervo familiar

Quem mora há anos no Centro Comercial de Londrina, ou teve ou tem loja nesse grande empreendimento imobiliário pioneiro da cidade, construído pelos irmãos Veronesi, vai se lembrar de Virgilio Antunes Anacleto, que fundou o ainda hoje famoso Bar Estoril, dirigido pelo irmão dele, o sempre ultra educado Lucilio Anacleto. Virgilio veio de Portugal para o Brasil em 1953. Na primeira semana, já passou a ler a Folha de Londrina e ficou amigo de João Milanez. Em Londrina, trabalhou para a Maltaria e Cervejaria Londrina e foi também proprietário dos bares Ponto Chic, Oriente e o Estoril, inaugurado em 1962, com seu irmão Lucilio, que veio de Portugal. Virgilio mudou-se para os Estados Unidos em 1965. Ele faleceu em Bethlehem, onde morava, na Pensilvânia, no último dia 1º deste 2020, aos 93 anos. Deixou a esposa Maria Violete, os filhos Virgilio Jr. e Wilson e neto. Era cunhado de Mário Jorge Tavares e concunhado de Abilio Ramos. Virgilio foi um entusiasmado empreendedor em Londrina, onde gerou vários empregos, até que foi para os EUA.

Esta foto é do casamento de Virgilio Anacleto com a londrinense Maria Violete Tavares, no início dos anos 1960. A partir da esquerda estão o jovem Gladstone Ramalho, o farmacêutico Alceno Segantin e esposa (ele fundou a Farmácia Central, que existiu muitos anos, até o segundo semestre de 2019), o espanhol Pepe e esposa, do famoso Bar do Pepe, que servia comida no almoço e jantar à moda de Barcelona, onde hoje é o edifício Adma Caran, Lucilio Anacleto, o dono atual do Bar Estoril, e Itauby Ramalho, o fundador da Brasilgráfica, e crianças da família Ramalho.

Santuário de Londrina no roteiro do Paraná

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina, na Vila Nova, passa a integrar oficialmente o Roteiro do Turismo Religioso do Paraná. Foi um reconhecimento à comunidade católica londrinense que organiza uma das maiores festas em homenagem e devoção à Padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro. O autor do projeto, deputado estadual Tercilio Turini, visitou os padres Jorge Guillermo Santisteban e Rodolfo Trisltz, que ficaram muito felizes ao receber o certificado e a cópia da lei estadual, agradecendo a distinção ao Santuário.

O drama social que parece não ter mesmo final feliz

Aumenta na cidade, nas esquinas onde há sinaleiros e grande cruzamentos de veículos, o número de pedintes. Alguns já meio conhecidos e outros recém-chegados. A maioria diz que está com fome e busca ajuda para comprar comida.

Dois ou três pedintes deixam estampados em seus rostos as marcas do vício em crack e outras drogas. Uma pena. E há os que apenas dormem ao relento, maltrapilhos, ao Deus dará, sem esperança alguma, esperando a morte, como muitos disseram a mesma coisa e já faleceram, não sem antes dar grande trabalho para mães, pais e outros familiares. O sofrimento tem sido imenso em muitas famílias.

Já disseram a esta Coluna, várias vezes, que só mesmo a Igreja, seja que origem for, para ter sucesso na recuperação de pessoas que foram viciadas nas drogas. Assim mesmo, vigiar e incentivar o ex-drogado é preciso. Para arrumar trabalho, emprego, o ex-viciado tem o mesmo estigma do ex-condenado à prisão, por qualquer crime que tenha praticado. Um drama social que parece não ter final feliz para a maioria de suas vítimas.

A solução seria os governos dos países produtores e vendedores de drogas, como a cocaína, a geradora do crack e etc., como a Colômbia, o Peru, a Bolívia e o Paraguai, barrar a produção dessa droga no nascedouro. A OEA e a ONU parecem evitar de tocar nesse problema, que mata diretamente milhares e indiretamente outros tanto, porque as famílias são destruídas junto com seus filhos. São vítimas dessa desgraça social chamada droga, alimentada pela cocaína, heroína, maconha, crack , boletas e etc.

Encontro recente

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

Em recente encontro dos ex-jogadores do Londrina Esporte Clube, o empresário e ex-dirigente do LEC Iran Campos presenteou Odair Zanoni, do Senhor Zanoni, com a camisa do Junior Team Futebol. Zanoni sempre apoia o evento. Ele é grande torcedor do Tubarão.

***

Mesmo a maioria dos deputados federais não sendo candidatos a prefeitos, ele deverão participar das campanhas de seus candidatos. O pleito desse ano será um termômetro para as eleições de 2022. Então tomem nota: as convenções serão de julho a agosto, e depois campanhas, o que certamente esvaziará o Congresso Nacional.

***

Em Londrina, por enquanto, apenas o prefeito Marcelo Belinati parece que será pré-candidato à reeleição. No PP, o partido dele, as conversas são para a escolha do vice, seu companheiro de chapa. O atual vice é João Mendonça, do MDB, cujo partido ainda não se manifestou a respeito.

Amigo do HU

Uma das salas de radiologia do Hospital Universitário da UEL foi reformada pela UniFil, fortalecendo parceria de mais de 20 anos entre as duas instituições nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e atividades profissionais. O reitor Eleazar Ferreira e a superintendente do HU, Vivian Feijó, apresentaram a unidade e reafirmaram a disposição de ampliar o trabalho conjunto. A diretora do hospital homenageou o reitor com o certificado de “Amigo do HU”. Eleazar Ferreira lembrou que a UniFil mantém desde 1995 convênio de estágios com o HU . “É um grande hospital, referência no atendimento e no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia em saúde”, afirmou o reitor.

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

Reitor Eleazar Ferreira recebe da superintendente Vivian Feijó certificado de “Amigo do HU”

Imagem ilustrativa da imagem Réveillon da AABB  de Londrina
| Foto: Divulgação

Estagiários e profissionais formados pela UniFil que atuam na área de radiologia: Gabriela Babujia de Souza, Thais de Lima Mendonça, Alessandra Ornieski, Andrea Antonhoni e Marlon Sandi

***

O consumo de uísque que na Venezuela caiu 40% nos últimos dois anos, por causa dos preços altos. Por isso, os licores, como o Cocuy, que são feitos em casa, têm sido muito consumidos. A guarapita, a caipirinha de lá, também está sedo mais solicitada nos bares e botecos. Tiveram um Natal e um réveillon dos mais pobres, comentaram em Caracas.

***

O ex-presidente Michel Temer disse ao jornal O Estrado de São Paulo que votou no presidente eleito Jair Bolsonaro. E que acha que o governo dele vai bem.

***

O Magazine Luiza faturou R$ 24 bilhões no ano que passou. Com 50% pelo e-commerce. Tem 1.100 lojas físicas. Uma potência nascida em uma pequena cidade do interior paulista, onde dona Luiza começou com lojinha de porta única.

***

O Rodeio foi reaberto sexta-feira, após dias de descanso no litoral catarinense de Arlindo Dessunti, familiares e seu staff. Eles receberam ontem vários londrinenses. Entre eles, Norma e Dalmo Borges Ramos e familiares. Em outra mesa, o casal Ana e José Carlos Assis.

***

O Dia Nacional dos Aposentados, que transcorrerá no dia 24, deveria ser comemorado com várias cobranças feitas às autoridades do setor, no país, e aos deputados e senadores que aprovaram a reforma previdenciária, e passaram por cima de vários direitos adquiridos de milhares de brasileiros.

***

Nesse dia 24, o Sindicato dos Bancários de Londrina promoverá chá da tarde, para o reencontro de muitos colegas e colocar em dia a conversa sobre os últimos acontecimentos relativos a esta honrada profissão.

***

Vida curiosa em Londrina: um haitiano, até jovem, que vende alguns produtos, ao lado da agência do Bradesco, no centro da cidade, ouvia sertanejo brasileiro e cantava junto. A música realmente não conhece fronteiras, e nem nações, como disse o saudoso Tom Jobim.