No último domingo (1º), a Secretaria Municipal do Ambiente, o Rotary Club de Londrina Sul e a Igreja Presbiteriana Central de Londrina realizaram, juntos, uma ação para recolher materiais recicláveis. Ao todo, foram coletados 52 litros de óleo usado, 16 quilos de chapas de raio-x antigas, 22 quilos de pilhas e 1,5 tonelada de resíduos eletrônicos (aparelhos de televisão, DVDs, monitores de computador, teclados, mouses, ventiladores, celulares e outros). Ao todo, 84 carros participaram da coleta. Na foto, André Barioto, Carlos Pelegrini, Pastor Emerson Patriota, Gustavo Marconi e Laércio Oliveira durante a coleta.

Imagem ilustrativa da imagem Resultado da coleta de recicláveis
| Foto: Divulgação

Time do coração de Ariel Palácios

Durante uma transmissão na Globonews, muito assistida em Londrina e Norte do Paraná, quando os seus integrantes comentavam sobre o Messi, o correspondente em Buenos Aires, Ariel Palácios, mostrou a camisa do Tubarão, dizendo que era seu time do coração. Roberto Vezozzo, muito amigo dele, bateu palmas, pois sabe que o aregentino Ariel é mesmo torcedor do Londrina, desde que estudou aqui na UEL, formando-se em Jornalismo.

Loto Fácil da Independência

O lotérico Aldemar Mascarenhas lembrando que a Loto Fácil da Independência pagará 150 milhões de reais em prêmios. Aldemar Mascarenhas é presidente do Sinlopar, que é o Sindicato dos Lotéricos do Paraná

41 anos do curso de arquitetura

Profissionais de gerações diferentes, consolidados no mercado e conceituados pela técnica, criatividade e assertividade em projetos e obras. Para celebrar os 41 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil, comemorados hoje (dia 11), o coordenador Ivan Prado Junior reuniu arquitetos que se formaram em cada uma das quatro décadas de atividades da graduação, além de uma aluna do último ano representando os atuais acadêmicos. Um encontro que trouxe boas lembranças e confirmou o prestígio da Arquitetura da UniFil. Na foto, José Luiz Gastaldi (formado em 1988), Mariane Baptista (1998), professor Ivan (também graduado na instituição), Ricardo Makhoul (2000), Patrícia Martimiano (2017) e a formanda Heloísa Barbetta

Imagem ilustrativa da imagem Resultado da coleta de recicláveis
| Foto: Divulgação

FIQUE SABENDO - O chapéu que o cangaceiro Lampião usava foi inspirado no de Napoleão Bonaparte, o imperador da França.

***

A FIGA surgiu na Roma antiga, como protetora da fertilidade. A figa era colocar o dedo polegar entre o indicador e o dedo médio e desejar alguma coisa a favor, ou contra. Usada também para afastar maus olhados.

***

A ARRUDA é do tempo do Brasil Colônia, época dos escravos vindos da África, e com eles mudas de arruda, que diziam dar sorte e proteção. Usavam um galhinho atrás da orelha.

***

EM BELÉM, no Pará, 50 por cento das casas usavam e têm hoje ainda o “comigo-ninguém-pode” plantadas em vasos ou em jardins. Muitos dizem que abraçar essa planta, três vezes, antes de sair de casa, não terá adversidades nas horas seguintes do dia.

Empresário contábil

O empresário contábil Euclides Nandes Correia, 1º vice-presidente do Sescap-LDR, vem atuando com destaque à frente de alguns projetos empresariais e sociais. Hoje no comando da Nandes Correia – Gestão Patrimonial está focado na área rural e de sucessão. Também é um dos sócios da Pontocon Contabilidade

Imagem ilustrativa da imagem Resultado da coleta de recicláveis
| Foto: Divulgação

Americanos em Americana

O rolandense Odair Chiqueto, leitor assíduo desta Coluna, lembra-nos que a cidade paulista de Americana é também em homenagem às 800 pessoas que emigraram para essa cidade, fugindo dos nortistas dos Estados Unidos, que ganharam a guerra da Secessão. Em 1865, já derrotados, começaram a ser perseguidos e decidiram vir para o Brasil, pedindo ajuda. Estabeleceram-se em Americana, que os acolheu bem ao estilo deles.

Zagalo, 90 anos e o seu 13 da sorte

O ex-jogador da seleção e técnico depois da equipe brasileira, Zagalo (Mário Jorge Lobo Zagalo) comemorou 90 anos de vida no último domingo. Tinha fixação pelo número 13, que era o seu da sorte. Ganhou a Copa América de 2004, e declarou aos jornalistas: “Argentina vice”, com 13 letras. Anos depois, um argentino deu o troco nele, declarando “Brasil sem hexa”, também com 13 letras...Coisas do futebol, a paixão popular de milhares de pessoas.

Antônio Carlos Pescador e os sindicatos do Brasil

“Caro Militão, leio em sua coluna matéria sobre os Sindicatos no Brasil. Nada contra eles, mas vamos aos números: Brasil tem hoje aproximadamente 17.000 sindicatos; EUA tem por volta de 190 e o Reino Unido 168. Alguma coisa errada tem, não acha? Pois no Brasil sindicato tornou-se meio de vida! Perdeu a real finalidade. Abraço do Pescador”

***

Os países do Golfo são o terceiro maior parceiro comercial do Brasil atualmente. Depois da China e dos Estados Unidos. Por isso, juntos, empresários de Londrina, de Maringá, do Paraná em geral, começam a pensar em novas negócios, exportações e etc.

***

“Se aprovarem ou não o voto impresso, não muda a vida dos brasileiros, pois não mudará o preço do feijão, da gasolina e dos remédios...” Ouvido na recepção da agência prime do Banco Itaú, que fica na ex-residência da família Pedriali, na Avenida Higienópolis.

A vez da renda fixa

Especialistas do mercado acham que é hora de pequenos e médios investidores voltar para a renda fixa, porque a taxa Selic vai chegar aos 7 por cento, em setembro.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

mockup