Relembrando a Oktoberfest

Imagem ilustrativa da imagem Relembrando a Oktoberfest
| Foto: Divulgação

A Oktoberfest de Rolândia já foi uma das principais festas do interior do Paraná. Como relembra Odair Chiqueto, um dos colaboradores, era realmente o grande evento social dos rolandenses. Ele está na foto com ex-prefeito Eurides Moura e sua esposa Diva e o vice-prefeito da época Ailton Maistro. A promoção da Oktoberfest era do Rotary Club de Rolândia e do Lions Clube. Hoje em dia, o prefeito é Ailton Maistro que vem se destacando na administração dessa acolhedora cidade. Me disseram que deseja reformar todo o local da Oktoberfest pensando no futuro do grande evento.

****

Atenção ao Hospital Infantil

Imagem ilustrativa da imagem Relembrando a Oktoberfest
| Foto: Divulgação

O deputado estadual Tercilio Tuirini vai pedir à Secretária de Saúde do Paraná atenção especial em projetos do Hospital Infantil Sagrada família de Londrina, uma das referências no atendimento clínico e cirúrgico de pediatria do Norte do Paraná. “O Hospital Infantil salva vidas de bebês e crianças, recebe pacientes de centenas de municípios e cumpre uma missão de enorme importância”, destacou Turini em reunião com o diretor clínico Luiz Takeshi Nagahashi, a gerente operacional Satiko Teresa Tsuru Satin, o superintendente da Santa Casa, Fahd Haddad, e a gerente operacional Ana Paula Cantelmo Luz (foto). O Hospital integra a rede da irmandade Santa Casa de Londrina.

****

Fundo do Idoso

Imagem ilustrativa da imagem Relembrando a Oktoberfest
| Foto: Divulgação

O Sindicato dos Contabilistas de Londrina em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizou um evento para explicar as ações deliberadas pelo CMDPI com recursos provenientes do Imposto de Renda ao Fundo do Idoso. Estas ações são executadas pela Secretaria Municipal do Idoso que apoiou o evento através de programas, serviços e projetos que beneficiam a população idosa em Londrina. O objetivo é sensibilizar as empresas de contabilidade para fomentar as destinações do imposto de renda devido ao Fundo. Na foto, Sania Stefani, vice-presidente da OAB, José Kiochi, presidente do Sincolon, Luciana Ferreira Alvarez, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Euclides Nandes Correia, presidente do Sescap-LDr, e Ana karina, diretora na Secretaria do Idoso.

****

Mister Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Relembrando a Oktoberfest
| Foto: Divulgação

Formado em Odontologia, o Mister Londrina 2022 Kaleb Fernando Corrêa acaba de retornar de viagem aos Estados Unidos. Sempre muito animado, como conta a mentora e coordenadora Glacimeire Cardoso. A foto é de Miguel Rodrigues da GC Produções.

****

Mulheres que brilham no trabalho e o belo exemplo para meninas e moças!

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), amanhã, a Viação Garcia e a Brasil Sul divulgam colaboradoras que são exemplos de sucesso em empresas onde encontram espaço para exercer as mais diversas atividades com oportunidades de crescimento e de realização pessoal. As fotos mostram mulheres que brilham na profissão .

Imagem ilustrativa da imagem Relembrando a Oktoberfest
| Foto: Divulgação

Erlete Donda, primeira motorista contratada pela Viação Garcia em 2013. “Eu já tinha carteira de habilitação E não encontrei nenhuma dificuldade para me adaptar ao serviço. Amo dirigir”, afirma a pioneira do transporte coletivo de Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Relembrando a Oktoberfest
| Foto: Divulgação

Vera Lúcia Gaion, 68 anos, funcionária mais antiga da empresa (50 anos de casa). Contratada no setor financeiro em 1973, se tornou secretária executiva e, mesmo aposentada, não pensa em deixar a Viação Garcia.

Imagem ilustrativa da imagem Relembrando a Oktoberfest
| Foto: Divulgação

Isabella Cipolla de Lima, 19 anos, ingressou na empresa como aprendiz de eletricista. Hoje cursa Engenharia Elétrica e enxerga um caminho repleto de oportunidades. "Me encontrei nesta área e a empresa abriu as portas para eu realizar meu projeto de vida”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Relembrando a Oktoberfest
| Foto: Divulgação

Cátia Cristiane Pedrazani Fernandes, 46 anos, gerente de controladoria do Grupo. Entrou como estagiária na área contábil. Formou-se em contabilidade. Hoje ocupa cargo de chefia. “A empresa é aberta às mulheres para todas as funções e a presença feminina vem se ampliando", diz a gerente.

****

Fernando Antonelli em Londrina

O cantor e compositor Fernando Antonelli apresenta, dia 10 de março, o show Teatro Mágico, a partir das 20 horas, no teatro Mãe de Deus. Antonelli tem mais 2 milhões de álbuns vendidos, 7 CDs autorais e 4 músicas em novelas. Com muito sucesso, vem apostando no formato voz e violão, inspirado pelo cancioneiro popular de forma mais intimista, O teatro Mágico já rodou mais de 20 cidades brasileiras e chegou até Portugal. Vale a pena conferir.

****

Opinião de Lindinha Chupeta, o chocolate Gardano e a infância

== NO MUNDO todo, inclusive o Brasil, o Paraná em geral, e Londrina, em particular, estamos com as populações vivendo em um "imediatismo impressionante". Os mais jovens, notadamente, querem tudo para ontem! Na maioria das vezes, não respeitam pais, mães, avós, tios, professores e até irmãos um pouco mais velhos. A opinião é da agora setentona Lindinha Chupeta que disse isso em um jogo de "buraco" em Londrina, após responder pergunta de duas de suas amigas, figuras muito conhecidas no Londrina Country Clube. Gente boa. Em tempo: disseram elas que gostam bastante do trabalho do presidente Luciano Gardano Bucharles, que comanda o LCC. A propósito dele, a família Gardano foi a fundadora em São Paulo, capital, da fábrica de chocolates Gardano, que tinha excelentes produtos.

== Quando garoto em Santo Anastácio, SP, eu gostava muito de pipoca salgada e doce, de garapa, de amendoim torradinho, de milho verde assado em fogão de lenha, de sorvete de groselha (da sorveteria do espanhol seu Paco), do guaraná Caçulinha, o champanhe que nem a Antártica consegue fazer mais, e das gostosuras dos chocolates da Gardano. Tempos bons, aqueles. Como um amigo (José Ferreira da Rocha, já falecido, que era agente do IBGE) que me disse: "O melhor da vida é o nosso passado, seja qual for. O dia de hoje é o presente, que pode ser muito bom, ou não, mas o futuro é de Deus. Só dele!".

****

Os Idosos, seus direitos e as sacanagens que eles sofrem

=== CARA Luciana Ferreira Alvarez, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa: qualquer dia que tiver um pouco mais de lucidez, crio coragem e pedirei licença a você para contar sobre como fui, e estou, prejudicado em meus direitos de uma pessoa que acaba de fazer 84 anos, agora em 18 de fevereiro, pois nasci em um sábado que também era de Carnaval. Deve ser, por isso, que gosto muito de samba, de pandeiro, de tamborim e de cantarolar no banheiro, e me lembro de muitas marchinhas e sambas de bailes carnavalescos, no "Nosso Clube" e o "SERSA", de Sto. Anastácio, no Country Clube, no Grêmio, no Canadá e no Iate Clube aqui em Londrina. Uma das que mais gosto, de 1947, dizia: "Lá vem o cordão dos puxa-sacos, dando vivas ao seu maioral, o que está na frente, vai passando para trás, e o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais...". Já era uma gozação a certos políticos e adeptos e a alguns milionários da época, e "autoridades" que adoravam ser bajuladas. Hoje em dia só muda o ano, a data, pois o resto está igualzinho. Prezada Luciana, que ainda não tive o prazer de conhecer: se eu contar a você, o que a Previdência Social fez comigo, em duas ocasiões, você talvez não vai acreditar. Eu que paguei o INSS durante mais de 40 anos, quando deveria ter pago só o mínimo que a lei mandava para os jornalistas. Cheguei a pagar, através de todos os meus trabalhos, taxação em mais de 20 mil mensais, mas quando me aposentei, foi só com 5 mil reais. Agora, está em 5 mil reais. E há mais detalhes nessa aposentadoria minha, que envolve um certo político paranaense, que tem passagens por Londrina, que tentou me prejudicar como pôde, para fazer média com o governo Dilma do PT. Antes, no governo de Fernando Henrique, precisei de um atestado de meu tempo de serviço e de pagamentos à Previdência, tudo certinho, e uma funcionária puxa-saco e cobra mandada foi usada e negou, duas ou três vezes para minha família, o meu direito adquirido. Precisei contratar advogado para conseguir. Assim mesmo levaram quase 5 meses, tempo necessário para o governo FHC e Pedro Malan acabarem com o direito adquirido de aposentadoria dos juízes classistas da Justiça (que injustiça!) do Trabalho. Isso, aos 50 minutos do segundo tempo, pois o TRT do Paraná já tinha aprovado meus direitos. Doutora Luciana: penso nas pessoas idosas que não têm para quem apelar, dinheiro para custear despesas para combater "os larápios de seus direitos, de toda sua vida". Qualquer dia conto mais aos leitores, mas sem incomodá-la. Obrigado pela preciosa atenção.

****

Com medo de ser assassinado, Jango foi morar em sua fazenda para onde levou Plácido Arrabal

O general Stroessner, ditador do Paraguai, recebia, nos anos 60 gente da esquerda e da direita: ofereceu proteção a João Goulart, vice-presidente de Jânio Quadrados, no Brasil, que aqui foi deposto pelas Forças Armadas (vi a ação revolucionária nascer em BH, pois tinha ido a um casamento da irmã de um amigo que morava em Londrina) e a Anastacio Somoza, da Nicarágua, que também era ditador como seu pai. Mas em Assunção, Jango e a esposa perceberam que seria melhor ficar em sua fazenda no Uruguai. Exatamente em março de 1964. Foi o que fizeram. João e Maria Tereza convidaram para ir com o casal o médico londrinense Plácido Arrabal, que formou-se em medicina no Rio e que cuidava do joelho esquerdo de Jango, que na sua juventude havia sido lateral do Inter de Porto Alegre. Plácido lá ficou durante alguns meses. Me contou, certo dia, antes de morrer, a respeito. Boas histórias. Meses depois, Anastacio Somoza foi morto por tiro de metralhadora em ruas de Assunção. Hoje em dia, a Nicarágua tem outro ditador, Daniel Ortega que chamam de comandante geral e a vice-presidente é a esposa dele. E vem perseguindo muita gente que não aceita seu sistema de governo.

****

Chorou quando a Fifa o indicou

=== Faleceu o árbitro de futebol Romualdo Arppi Filho, paulista de nascimento e com passagens por jogos de Copa do Mundo. Foi ele que em 1986 apitou a decisão no México entre as seleções da Argentina e Alemanha, vencida pelo time de Maradona. Quando foi escalado para essa decisão, confessou à repórter Solange Bibas, de A Gazeta Esportiva, e para o londrinense João Bosco, da Rádio Panamericana, que chorou. Bosco mora há anos na Flórida, EUA.

== Arnaldo César Coelho, amigo de Arppi Filho, apitou em 82, na Espanha, a final da Copa que a Itália de Paolo Rossi ganhou. A mesma seleção peninsular que havia eliminado aquele timaço do Brasil com Zico, Falcão, Sócrates, Toninho Cerezo, etc.

=== Na Copa do Mundo, em 1978, Brasil e Suécia, na Argentina, empatavam até os 45 do segundo tempo. Nelinho bateu o escanteio e Zico marcou. Vitória brasileira? Não, porque, pasmem os leitores, Cleve Thomaz, do Reino Unido, anulou alegando ter encerrado a partida com a bola no ar. Pode isso, Arnaldo!

****

Lula vai, Janja também

== PODEM tomar nota: o rei Charles III conversou ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi pelo telefone. Tenho certeza de que o rei do Reino Unido convidou Lula para coroação em maio vindouro. Lula não confirmou, mas todos sabemos que ele irá, mesmo porque a sua esposa Janja gostaria de ir.