A edição 2025 da Expo Japão teve recorde de público: 45 mil pessoas nos cinco dias de festa. O evento faz parte do calendário oficial de Londrina e realizou a feira em um espaço de 6 mil metros quadrados de área coberta, com mais de 100 expositores e praça gastronômica com restaurantes, food trucks, lanchonetes e área para 2.200 pessoas. O tema deste ano, Tradição que emociona, Cultura que conecta, fez jus ao propósito do evento, de promover valores japoneses como respeito ao próximo, espírito de coletividade e homenagem aos antepassados. Na foto de Pedro Matsuo, o cônsul-geral do Japão Yasuhiro Mitsui, Hayako Oiwa, Naomi Mitsui, Luiza Yamashita e Luciano Matsumoto.

Junho verde: mudas gratuitas de árvores para a população!

Neste sábado (28), o CEAL distribuirá mudas de árvores gratuitamente para a população de Londrina. A ação é uma parceria do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina com a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para despertar nas pessoas a conscientização ambiental. Quem quiser buscar as mudas no CEAL deverá fazê-lo no período da manhã na entrada lateral/estacionamento da Av. Maringá, 2.400. Serão distribuídos Ipês branco, amarelo, rosa, Oiti, manacá, pitanga, araçá, acerola, quaresmeira, entre outros. Vá, pegue e plante as mudas e deixe Londrina mais bonita!

Dr. Adelmo

O conceituado doutor Adelmo Ferreira, famoso neurologista de Londrina, já está refeito da pequena cirurgia a que foi submetido e já voltou a atender em seu consultório, a sala 504 do Centro Médico, na Avenida Bandeirantes.

Com o jogador Matheuzinho

Imagem ilustrativa da imagem Recorde de público da Expo Japão
| Foto: Divulgação

Momento de reencontro e reconhecimento pelos bons anos de formação acadêmica e esportiva no Colégio Londrinense, que contribuíram na carreira do atleta. O lateral direito do Corinthians Matheuzinho participou terça-feira da abertura da 30ª edição das Olimpíadas, que reúne mais de 1.300 alunos em várias modalidades. Relembrou dos tempos de aluno e da equipe de futsal do Londrinense, de onde despontou para o Tubarão, o Flamengo e a Seleção Brasileira Sub 20. Um orgulho para a instituição escolar. Na foto, o diretor educacional do Colégio Londrinense, Luciano Maia, o convidado de honra Matheuzinho e o diretor geral Eleazar Ferreira.

A Princesa Kako deixou saudades

Quase sempre usando charmoso vestido branco, por onde esteve em Londrina, a princesa Kako, do Japão, chamou a atenção pela sua elegância e finesse no trato com as pessoas que a cumprimentaram. E só na ACEL foram centenas de londrinenses. Só na sede da agremiação nipônica, ela recebeu muitas flores e aplausos, além das tradicionais reverências, onde também descerrou uma placa especial registrando sua visita para comemorar os 130 anos da imigração japonesa ao Brasil.

*****

ANIVERSARIANDO hoje: Marcela Ferrari, Antônio Gil Ferreira, Maria Claudia Negrão Pinheiro e João Pedro de Oliveira Sales.

Nova sede do Banco

Está quase concluído (e rapidamente) o trabalho de reforma da agência do Banco Bradesco na avenida Higienópolis, que está sendo transformada em "agência principal", que será a única do Paraná. Dizem que iguais a ela, só haverá mais duas, como as de São Paulo e Curitiba.

Presenças celebradas

Imagem ilustrativa da imagem Recorde de público da Expo Japão
| Foto: Divulgação/Lia Mendonça

Na festa da Vibe do Bem, as presenças sempre celebradas de Marcelo Melhado, Margareth Carmona, Ricardo e Nilda Hayama, fotografados por Lia Mendonça. O concorrido evento foi no buffet Planalto

Mulheres chefiando o crime

São Paulo é a cidade campeã do furto de celulares: são quase mil deles por dia. Por isso o Código Penal poderá aumentar, ou pretende fazer isso, a pena de 2 a 3 anos para 5 ou seis anos de cadeia. Dizem que vão acabar com "as saídas rápidas dos marginais das audiências de custodia." Só em 2023, foram furtados ou roubados cera de 22 mil aparelhos celulares. Fica uma pergunta: quem estaria sendo a clientela que compra tantos produtos alheios? O lamentável de tudo, porém, é que a Polícia concluiu que cada vez mais há mulheres tão perigosas quanto os homens que estão no comando de quadrilhas ou grupos de assaltantes.

Boca Juniors já foi bicho-papão

O fracasso do Boca Juniors no Torneio dos Clubes Campeões da América do Sul, que está sendo realizado nos Estados Unidos, nas suas cidades de grandes estádios, demonstrou por que o famoso time de La Bombonera vai mal no Campeonato Argentino: o time está fraco e precisará de vários bons reforços para voltar a ser o bicho-papão de anos atrás. A torcida do clube azul e amarelo continua decepcionada e é a maior entre os portenhos. Houve tempos em que metade da seleção da Argentina era formada por jogadores do Boca.

Um tri no Morumbi

O São Paulo FC negocia com a indústria Bis a reforma do seu contrato para divulgar o nome de seu famoso estádio. Só que a diretoria do tricolor pensa em trocar o slogan e deseja que seja "Aqui Mora um Tri". Lembrando que o São Paulo é o único clube brasileiro que ganhou três títulos de campeão mundial interclubes de futebol.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

mockup